Análise das práticas de gestão do conhecimento adotadas no ambiente virtual de aprendizagem de um curso superior de tecnologia em gastronomia na modalidade a distância
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1097 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito para obtenção do título de mestre. Linha de Pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª Drª Iara Carnevale de Almeida. Co-Orientador: Prof. Dr. Flávio Bortolozzi |
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Análise das práticas de gestão do conhecimento adotadas no ambiente virtual de aprendizagem de um curso superior de tecnologia em gastronomia na modalidade a distânciaPráticas de Gestão do ConhecimentoEducação a DistânciaAmbiente Virtual de AprendizagemCursos Superiores de TecnologiaCST em GastronomiaDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito para obtenção do título de mestre. Linha de Pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª Drª Iara Carnevale de Almeida. Co-Orientador: Prof. Dr. Flávio BortolozziEste estudo, desenvolvido na linha de Educação do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações, refere-se a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na modalidade a distância, bem como das Práticas de Gestão do Conhecimento e seus pontos de convergência com determinadas ferramentas do AVA em questão. A pesquisa teve como objetivo realizar uma análise crítica do AVA de um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na modalidade a distância no que se refere à aplicação de práticas de GC, bem como sugerir melhorias concernentes ao AVA em pauta. Para realizar esta análise, foram abordados temas relacionados à gestão do conhecimento, à educação a distância e aos Cursos Superiores de Tecnologias, bem como sobre as Práticas de GC. O Estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho qualitativo, com objetivos que caracterizam as pesquisas como descritivas e exploratórias. Os dados foram obtidos a partir de um estudo bibliográfico dos temas abordados e de uma pesquisa documental analisando documentos e elementos que constituem o AVA que envolvem o curso em questão. A estratégia eleita foi o estudo de caso. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca de práticas GC em ferramentas que compõe um AVA em um CST ofertado na modalidade EaD e constatar suas aplicabilidades e pontos em comum. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporâneaUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Iara Carnevale deBORTOLOZZI, FlávioCRUZ, Alexandre Gimenes Da2019-08-02T18:03:15Z2019-08-02T18:03:15Z2018-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1097Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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