Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353 |
Resumo: | O presente estudo desenvolveu-se em uma escola pública em um município do norte do estado do Paraná e objetivou verificar junto a estudantes do ensino médio como se apropriam dos conceitos de ambiente, problemas ambientais no seu entorno e identificar como a educação ambiental é desenvolvida na instituição. Por meio da pesquisa qualitativa e utilizando entrevista semiestruturada obtivemos os dados juntos a estudantes dos três anos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que os estudantes identificam problemas ambientais de forma genérica, não estabelecendo a relação entre os aspectos sociais e econômicos. Visualizam, ainda, as consequências destes problemas, todavia naturalizam as suas causas. Concluímos, pelas respostas dos estudantes, que a discussão ambiental nessa escola considera apenas a concepção ecológica própria dos conteúdos clássicos da disciplina, limitando a criticidade dos aspectos socioeconômicos, que é importante na compreensão da problemática ambiental e na formação da cidadania. |
id |
UNICETO-1_efb9e263db8fd4ad95906aa5b9a8d137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4353 |
network_acronym_str |
UNICETO-1 |
network_name_str |
Ambiência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of ParanáEducaçãoEnsino Médio; Escola Pública; Educação Ambiental.Educação AmbientalO presente estudo desenvolveu-se em uma escola pública em um município do norte do estado do Paraná e objetivou verificar junto a estudantes do ensino médio como se apropriam dos conceitos de ambiente, problemas ambientais no seu entorno e identificar como a educação ambiental é desenvolvida na instituição. Por meio da pesquisa qualitativa e utilizando entrevista semiestruturada obtivemos os dados juntos a estudantes dos três anos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que os estudantes identificam problemas ambientais de forma genérica, não estabelecendo a relação entre os aspectos sociais e econômicos. Visualizam, ainda, as consequências destes problemas, todavia naturalizam as suas causas. Concluímos, pelas respostas dos estudantes, que a discussão ambiental nessa escola considera apenas a concepção ecológica própria dos conteúdos clássicos da disciplina, limitando a criticidade dos aspectos socioeconômicos, que é importante na compreensão da problemática ambiental e na formação da cidadania.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROFernandes Maciel, Amanda Lipinskida Silva Maia, Jorge Sobral2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 25-432175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4353Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
title |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
spellingShingle |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná Fernandes Maciel, Amanda Lipinski Educação Ensino Médio; Escola Pública; Educação Ambiental. Educação Ambiental |
title_short |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
title_full |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
title_fullStr |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
title_full_unstemmed |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
title_sort |
Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do ParanáConcepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná |
author |
Fernandes Maciel, Amanda Lipinski |
author_facet |
Fernandes Maciel, Amanda Lipinski da Silva Maia, Jorge Sobral |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Maia, Jorge Sobral |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Maciel, Amanda Lipinski da Silva Maia, Jorge Sobral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Médio; Escola Pública; Educação Ambiental. Educação Ambiental |
topic |
Educação Ensino Médio; Escola Pública; Educação Ambiental. Educação Ambiental |
description |
O presente estudo desenvolveu-se em uma escola pública em um município do norte do estado do Paraná e objetivou verificar junto a estudantes do ensino médio como se apropriam dos conceitos de ambiente, problemas ambientais no seu entorno e identificar como a educação ambiental é desenvolvida na instituição. Por meio da pesquisa qualitativa e utilizando entrevista semiestruturada obtivemos os dados juntos a estudantes dos três anos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que os estudantes identificam problemas ambientais de forma genérica, não estabelecendo a relação entre os aspectos sociais e econômicos. Visualizam, ainda, as consequências destes problemas, todavia naturalizam as suas causas. Concluímos, pelas respostas dos estudantes, que a discussão ambiental nessa escola considera apenas a concepção ecológica própria dos conteúdos clássicos da disciplina, limitando a criticidade dos aspectos socioeconômicos, que é importante na compreensão da problemática ambiental e na formação da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4353/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 25-43 2175-9405 1808-0251 reponame:Ambiência (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Ambiência (Online) |
collection |
Ambiência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com |
_version_ |
1798316924533211136 |