Educação infantil brasileira: influências e contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menarbini, Andreia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Manuel Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780
Resumo: A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país.
id UNICID_5947e4d401e034777e5a4c9ee5147899
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/780
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Educação infantil brasileira: influências e contextosAlfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais.A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país.Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/78010.26843/v13.n1.2020.780.p230-248Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-2481982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780/737Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenarbini, AndreiaGomes, Manuel Tavares2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/780Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil brasileira: influências e contextos
title Educação infantil brasileira: influências e contextos
spellingShingle Educação infantil brasileira: influências e contextos
Menarbini, Andreia
Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais.
title_short Educação infantil brasileira: influências e contextos
title_full Educação infantil brasileira: influências e contextos
title_fullStr Educação infantil brasileira: influências e contextos
title_full_unstemmed Educação infantil brasileira: influências e contextos
title_sort Educação infantil brasileira: influências e contextos
author Menarbini, Andreia
author_facet Menarbini, Andreia
Gomes, Manuel Tavares
author_role author
author2 Gomes, Manuel Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menarbini, Andreia
Gomes, Manuel Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais.
topic Alfabetização. Educação Infantil. PNAIC. Políticas Educacionais.
description A Educação Infantil brasileira, desde a sua origem, no século XIX, recebe influências internacionais. Os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, além das organizações e acordos internacionais, de que o Brasil é signatário, pautaram as políticas públicas implantadas para esta faixa etária desde o tempo do Império até aos dias atuais. O artigo discute, a partir de pesquisas realizadas sobre o tema e a legislação, as principais influências e contextos da Educação Infantil brasileira até à sua inclusão, em 2017, no programa de alfabetização vigente no país, intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos na alfabetização. Pretende-se, por meio das reflexões propostas, contribuir para uma compreensão dos caminhos percorridos pela Educação Infantil e dos jogos de interesse existentes na complexidade educacional do país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780
10.26843/v13.n1.2020.780.p230-248
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780
identifier_str_mv 10.26843/v13.n1.2020.780.p230-248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/780/737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Manuel Tavares Gomes, Andreia Menarbini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 230-248
1982-8632
10.26843/ae.v13.n1.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140441964544