Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sidclay Bezerra de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simão, Ana Margarida Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106
Resumo: Resumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário
id UNICID_5f15c6585e42bbbe09bcdc38445a6da3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e PortugalClima universitário. CyberbullyingEstudantes universitáriosBrasil e PortugalResumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/10610.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 181 - 1961982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106/75Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sidclay Bezerra deSimão, Ana Margarida Veiga2022-08-08T01:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2022-08-08T01:38:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
title Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
spellingShingle Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
Souza, Sidclay Bezerra de
Clima universitário. Cyberbullying
Estudantes universitários
Brasil e Portugal
title_short Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
title_full Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
title_fullStr Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
title_sort Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
author Souza, Sidclay Bezerra de
author_facet Souza, Sidclay Bezerra de
Simão, Ana Margarida Veiga
author_role author
author2 Simão, Ana Margarida Veiga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sidclay Bezerra de
Simão, Ana Margarida Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Clima universitário. Cyberbullying
Estudantes universitários
Brasil e Portugal
topic Clima universitário. Cyberbullying
Estudantes universitários
Brasil e Portugal
description Resumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106
10.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106
identifier_str_mv 10.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 181 - 196
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141469569024