Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106 |
Resumo: | Resumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário |
id |
UNICID_5f15c6585e42bbbe09bcdc38445a6da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e PortugalClima universitário. CyberbullyingEstudantes universitáriosBrasil e PortugalResumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/10610.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 181 - 1961982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106/75Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sidclay Bezerra deSimão, Ana Margarida Veiga2022-08-08T01:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2022-08-08T01:38:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
title |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal Souza, Sidclay Bezerra de Clima universitário. Cyberbullying Estudantes universitários Brasil e Portugal |
title_short |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
title_full |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
title_sort |
Clima universitário e cyberbullying: um estudo com estudantes do Brasil e Portugal |
author |
Souza, Sidclay Bezerra de |
author_facet |
Souza, Sidclay Bezerra de Simão, Ana Margarida Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Simão, Ana Margarida Veiga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sidclay Bezerra de Simão, Ana Margarida Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima universitário. Cyberbullying Estudantes universitários Brasil e Portugal |
topic |
Clima universitário. Cyberbullying Estudantes universitários Brasil e Portugal |
description |
Resumo O presente estudo objetivou perceber se existiam diferenças entre os estudantes do Brasil e Portugal no que diz respeito à percepção do clima universitário e aos tipos de envolvimentos em situações de cyberbullying. Além disso, buscamos perceber de que forma as variáveis do clima universitário poderiam se correlacionar com os tipos de envolvimento em situações de cyberbullying em cada um dos contextos. 979 estudantes universitários brasileiros (60.5%) e portugueses (39.5%) participaram deste estudo através de resposta da Escala do Clima Institucional e Psicossocial Universitário e do Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior. Pudemos perceber diferenças significativas na percepção das variáveis do clima universitário, bem como nos tipos de envolvimento. Adicionalmente, verificamos correlações negativas e significativas entre as variáveis do clima universitário e os diferentes tipos de envolvimento. Os resultados são discutidos alertando as instituições universitárias sobre a importância da promoção do clima universitário positivo.Palavras-chave: Clima universitário |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106 10.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106 |
identifier_str_mv |
10.26843/v10.n2.2017.106.p181 - 196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/106/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sidclay Bezerra de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 181 - 196 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141469569024 |