A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Regina Magna Bonifácio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Marcelo Donizete, Silva, Marilene do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/758
Resumo: O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non, para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.
id UNICID_a275c673d324d6f5d0c9917793e4c14d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/758
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentesEducação BásicaFormação DocenteFormação ContinuadaPrática ProfissionalO presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non, para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/75810.26843/v12.n3.2019.758.p17-38Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-38Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-38Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-381982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/758/692Copyright (c) 2019 Regina Magna Bonifácio Araújo, Marcelo Donizete da Silva, Marilene do Carmo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna Bonifácioda Silva, Marcelo DonizeteSilva, Marilene do Carmo2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/758Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
title A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
spellingShingle A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
Araújo, Regina Magna Bonifácio
Educação Básica
Formação Docente
Formação Continuada
Prática Profissional
title_short A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
title_full A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
title_fullStr A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
title_full_unstemmed A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
title_sort A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes
author Araújo, Regina Magna Bonifácio
author_facet Araújo, Regina Magna Bonifácio
da Silva, Marcelo Donizete
Silva, Marilene do Carmo
author_role author
author2 da Silva, Marcelo Donizete
Silva, Marilene do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Regina Magna Bonifácio
da Silva, Marcelo Donizete
Silva, Marilene do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Formação Docente
Formação Continuada
Prática Profissional
topic Educação Básica
Formação Docente
Formação Continuada
Prática Profissional
description O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non, para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/758
10.26843/v12.n3.2019.758.p17-38
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/758
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.758.p17-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/758/692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-38
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-38
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 17-38
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140419944448