Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buehring, Roberta Schnorr
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grando, Regina Célia, Engelke, Sandra Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020
Resumo: O artigo conta a história de pesquisa de tese de doutorado de uma pesquisadora e professora que utilizou vídeo gravação como recurso de produção de dados de uma pesquisa narrativa com foco no pensamento estatístico na infância. Apresenta os caminhos tomados para a produção de dados e a escrita da tese, bem como os trajetos insubordinados que o trabalho tomou a partir do olhar para os vídeos e a ajuda de colegas de grupo de pesquisa que cuidavam das filmagens e que acabaram se tornando parceiras por lançarem seus olhares críticos através das lentes da câmera. Esses caminhos levaram a reflexões sobre nuances e dilemas enfrentados com o uso da filmagem na sala de aula, a simultaneidade desse lugar único, e a necessidade de foco em uma pauta de pesquisa. O processo de colaboração e reflexão envolto nas filmagens propiciou a percepção não apenas do que acontece diante das câmeras, mas por detrás delas, a percepção do antes e depois da filmagem e até mesmo as coisas que não foram filmadas, mas sentidas e ficaram gravadas na memória. O olhar para a sala de aula em parcerias a partir de vídeo gravações levou as pesquisadoras a assumirem, de maneira plural, uma postura insubordinada e criativa diante das escolhas e das formas de escrita de tese. Levando em consideração questões éticas da narrativa como a pesquisa da vida, defendem que os meios de produção de dados também tenham vida e que as escritas de uma tese contem histórias de vida envolvendo pessoas integrais que se emocionam, que pensam e que se movem, enquanto relacionam presente, passado e futuro.
id UNICID_c4ad47aef721fe48903dba4660430835
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1020
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativavídeo gravaçõespesquisa narrativainsubordinação criativaO artigo conta a história de pesquisa de tese de doutorado de uma pesquisadora e professora que utilizou vídeo gravação como recurso de produção de dados de uma pesquisa narrativa com foco no pensamento estatístico na infância. Apresenta os caminhos tomados para a produção de dados e a escrita da tese, bem como os trajetos insubordinados que o trabalho tomou a partir do olhar para os vídeos e a ajuda de colegas de grupo de pesquisa que cuidavam das filmagens e que acabaram se tornando parceiras por lançarem seus olhares críticos através das lentes da câmera. Esses caminhos levaram a reflexões sobre nuances e dilemas enfrentados com o uso da filmagem na sala de aula, a simultaneidade desse lugar único, e a necessidade de foco em uma pauta de pesquisa. O processo de colaboração e reflexão envolto nas filmagens propiciou a percepção não apenas do que acontece diante das câmeras, mas por detrás delas, a percepção do antes e depois da filmagem e até mesmo as coisas que não foram filmadas, mas sentidas e ficaram gravadas na memória. O olhar para a sala de aula em parcerias a partir de vídeo gravações levou as pesquisadoras a assumirem, de maneira plural, uma postura insubordinada e criativa diante das escolhas e das formas de escrita de tese. Levando em consideração questões éticas da narrativa como a pesquisa da vida, defendem que os meios de produção de dados também tenham vida e que as escritas de uma tese contem histórias de vida envolvendo pessoas integrais que se emocionam, que pensam e que se movem, enquanto relacionam presente, passado e futuro.Universidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-131Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-131Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-1311982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020/797Copyright (c) 2021 Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando, Sandra Regina Engelkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuehring, Roberta SchnorrGrando, Regina CéliaEngelke, Sandra Regina2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1020Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
title Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
spellingShingle Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
Buehring, Roberta Schnorr
vídeo gravações
pesquisa narrativa
insubordinação criativa
title_short Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
title_full Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
title_fullStr Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
title_full_unstemmed Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
title_sort Sorria, você está sendo filmada: insubordinações criativas com vídeo gravação na pesquisa narrativa
author Buehring, Roberta Schnorr
author_facet Buehring, Roberta Schnorr
Grando, Regina Célia
Engelke, Sandra Regina
author_role author
author2 Grando, Regina Célia
Engelke, Sandra Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buehring, Roberta Schnorr
Grando, Regina Célia
Engelke, Sandra Regina
dc.subject.por.fl_str_mv vídeo gravações
pesquisa narrativa
insubordinação criativa
topic vídeo gravações
pesquisa narrativa
insubordinação criativa
description O artigo conta a história de pesquisa de tese de doutorado de uma pesquisadora e professora que utilizou vídeo gravação como recurso de produção de dados de uma pesquisa narrativa com foco no pensamento estatístico na infância. Apresenta os caminhos tomados para a produção de dados e a escrita da tese, bem como os trajetos insubordinados que o trabalho tomou a partir do olhar para os vídeos e a ajuda de colegas de grupo de pesquisa que cuidavam das filmagens e que acabaram se tornando parceiras por lançarem seus olhares críticos através das lentes da câmera. Esses caminhos levaram a reflexões sobre nuances e dilemas enfrentados com o uso da filmagem na sala de aula, a simultaneidade desse lugar único, e a necessidade de foco em uma pauta de pesquisa. O processo de colaboração e reflexão envolto nas filmagens propiciou a percepção não apenas do que acontece diante das câmeras, mas por detrás delas, a percepção do antes e depois da filmagem e até mesmo as coisas que não foram filmadas, mas sentidas e ficaram gravadas na memória. O olhar para a sala de aula em parcerias a partir de vídeo gravações levou as pesquisadoras a assumirem, de maneira plural, uma postura insubordinada e criativa diante das escolhas e das formas de escrita de tese. Levando em consideração questões éticas da narrativa como a pesquisa da vida, defendem que os meios de produção de dados também tenham vida e que as escritas de uma tese contem histórias de vida envolvendo pessoas integrais que se emocionam, que pensam e que se movem, enquanto relacionam presente, passado e futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1020/797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando, Sandra Regina Engelke
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando, Sandra Regina Engelke
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-131
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-131
Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 111-131
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140502781952