A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riscal, Sandra A.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Riscal, José R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501
Resumo: RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality.
id UNICID_d2649f9c31a1b526cd2d3e0c78e1b59c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/501
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensinoIDEBGestão democráticaQualidade do ensino.RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/50110.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 525 - 5361982-863210.26843/ae.v7.n3.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501/477Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiscal, Sandra A.Riscal, José R.2018-07-03T07:55:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/501Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T07:55:01Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
title A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
spellingShingle A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
Riscal, Sandra A.
IDEB
Gestão democrática
Qualidade do ensino.
title_short A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
title_full A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
title_fullStr A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
title_full_unstemmed A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
title_sort A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
author Riscal, Sandra A.
author_facet Riscal, Sandra A.
Riscal, José R.
author_role author
author2 Riscal, José R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riscal, Sandra A.
Riscal, José R.
dc.subject.por.fl_str_mv IDEB
Gestão democrática
Qualidade do ensino.
topic IDEB
Gestão democrática
Qualidade do ensino.
description RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501
10.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501
identifier_str_mv 10.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501/477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 525 - 536
1982-8632
10.26843/ae.v7.n3.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141840764928