A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501 |
Resumo: | RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality. |
id |
UNICID_d2649f9c31a1b526cd2d3e0c78e1b59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/501 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensinoIDEBGestão democráticaQualidade do ensino.RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/50110.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 525 - 5361982-863210.26843/ae.v7.n3.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501/477Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiscal, Sandra A.Riscal, José R.2018-07-03T07:55:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/501Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T07:55:01Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
title |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
spellingShingle |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino Riscal, Sandra A. IDEB Gestão democrática Qualidade do ensino. |
title_short |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
title_full |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
title_fullStr |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
title_full_unstemmed |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
title_sort |
A contribuição do IDEB para o estudo do papel da democratização da escola pública na melhoria da qualidade do ensino |
author |
Riscal, Sandra A. |
author_facet |
Riscal, Sandra A. Riscal, José R. |
author_role |
author |
author2 |
Riscal, José R. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riscal, Sandra A. Riscal, José R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IDEB Gestão democrática Qualidade do ensino. |
topic |
IDEB Gestão democrática Qualidade do ensino. |
description |
RESUMOO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo dos resultados obtidos a partir da análise dos questionários que acompanham as avaliações do IDEB, em particular no aspecto relacionado à gestão escolar. Pretende-se identificar, por meio da análise quantitativa dos dados, quais características, dentre aquelas consultadas, determinaram a elevação, queda ou estagnação dos índices das escolas. Foram tomados, como base para o estudo, os dados da base do INEP relativos ao ano de 2011. A análise efetuou-se por meio de comparação do índice em todo o território nacional, destacando as características regionais e locais. Para a estruturação deste estudo, apresentamos um breve histórico da implantação das avaliações de larga escala na recente política educacional e finalmente apresentamos os resultados quantitativos obtidos na análise.Palavras-chave: IDEB;Gestão democrática; Qualidade do ensino.IDEB contribution to the study of the role of the public school democratization in the teaching quality improvement ABSTRACT The aim of this paper is to show a study of the results obtained from the analysis of the questionnaires that follow the IDEB evaluations, in particular the aspect related to the school management. One intends to identify, by data quantitative analysis, which characteristics, among the consulted ones, determined either elevation, drop or stagnation of the school indexes. The data of the 2011 INEP database were used as the foundation of this study. Analysis was made by comparing the index in the entire national territory, pointing out regional and local characteristics. For the study organization one show a short implementation history of the wild scale evaluations in the recent educational policy and at the end quantitative results obtained in the analysis were shown. Key words: IDEB;Democratic management;Teaching quality. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501 10.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n3.2014.501.p525 - 536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/501/477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sandra A. Riscal, José R. Riscal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 525 - 536 1982-8632 10.26843/ae.v7.n3.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141840764928 |