Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lucas, Daniel Ferreira, Silva, Patrícia Oliveira Barboza da, Sousa, Thiago Dias Maciel de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gerenciamento de Crise em comunicação e mídias sociais com a finalidade de orientar empresas diante de um cenário de incertezas e instabilidade proporcionadas pelo mundo atual. Com os avanços tecnológicos e consequentemente a propagação de Fake News, fez-se necessário elaborar um planejamento em gerenciamento de crise. Através dos dados coletados em duas empresas de médio e grande porte mediante um questionário qualitativo. As empresas alegaram não conhecer os métodos de gerenciamento de crise, porém nota-se que por existirem há bastante tempo no mercado obtiveram experiência suficiente para o contingenciamento de crise, onde as medidas tomadas se assemelham as citadas por autores especialistas no assunto. Por fim, observa-se que não há uma formula padrão para gerir crises no ambiente virtual, porém é possível reverte-la através de um monitoramento que a impeça de ser potencializada.
id UNICSUL-1_2051dfe5eb45042d07204db44fc1e20c
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1106
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-11-16T23:30:36Z2020-11-162020-11-16T23:30:36Z2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gerenciamento de Crise em comunicação e mídias sociais com a finalidade de orientar empresas diante de um cenário de incertezas e instabilidade proporcionadas pelo mundo atual. Com os avanços tecnológicos e consequentemente a propagação de Fake News, fez-se necessário elaborar um planejamento em gerenciamento de crise. Através dos dados coletados em duas empresas de médio e grande porte mediante um questionário qualitativo. As empresas alegaram não conhecer os métodos de gerenciamento de crise, porém nota-se que por existirem há bastante tempo no mercado obtiveram experiência suficiente para o contingenciamento de crise, onde as medidas tomadas se assemelham as citadas por autores especialistas no assunto. Por fim, observa-se que não há uma formula padrão para gerir crises no ambiente virtual, porém é possível reverte-la através de um monitoramento que a impeça de ser potencializada.The present study aims at presenting a Crisis Management model in communication and social media with the purpose of guiding companies in the face of a scenario of uncertainty and instability provided by the current world. With the technological advances and consequently the spread of fake news, it has become necessary to elaborate a crisis management planning. The data was collected in two medium and large companies by means of a qualitative questionnaire. The companies claimed not to know the methods of crisis management, but it is clear that, since they have been in the market for a long time, they have had enough experience to deal with the crisis, where the measures taken resemble those mentioned by experts in the field. Finally, it is observed that there is no standard formula for managing crises in the virtual environment, however it is possible to reverse it through a monitoring that prevents it from being potentialized.Agência 1porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Administração6.02.00.00-6 AdministraçãoGerenciamento de criseMonitoramentoComunicaçãoMídias sociaisGerenciamento de crise: comunicação e mídias sociaisCrisis management: communication and social mediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFranco, Kettyplyn Kamila Sanches6538060497628682http://lattes.cnpq.br/6538060497628682...Moraes, Cleiton Antônio FerreiraLucas, Daniel FerreiraSilva, Patrícia Oliveira Barboza daSousa, Thiago Dias Maciel deABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Manual de Gestão de Crise e Imagem. Disponível em: http://www.abrapp.org.br/GuiasManuais/manual_gestao_criseeimagem.pdf Acesso em: 13 set. 2018. ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: Conceitos e dimensões das práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Editora Saraiva São Paulo- SP. 2009. ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, Imagem e reputação. Ed. Campus, Rio de Janeiro: 2006. FORNI, João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Publica Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em: 8 set. 2018 FORNI João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - Teoria e técnica. 2a. ed. São Paulo, Atlas, 2003. FORNI João José. Gestão de Crises em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2013. KOTLER P., KELLER K. Administração de Marketing, 12 edições, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição. São Paulo. Ed. Prentice Hall, 2000 KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas e Comunicação organizacional: Campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009 MENDES, A. M.; PEREIRA, F. C.; CUNHA, M. P.; SOARES, J. V.; DOS SANTOS, R. R.; PIMENTEL, I. et al. Crises de ameaças a oportunidades: gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Silabo, 2006. ORDUÑA, Issac Rojas. A comunicação em momentos de crise. 2002. disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecri ses/02 25.htm. Acesso em: 20 set. 2018. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. ROSA, Mário. A Era do Escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. SEBRAE. Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gerenciamentodecrisenasmidiassociais,fcc99e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em 25 set. 2018. UNIEMP, Instituto. Inovação Uniemp. v.2 n.5 Campinas Nov./Dez. 2006. Disponível em: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-239420060005&lng=pt&nrm=is. Acesso em 11 set. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALLUCAS Daniel Ferreira.pdfLUCAS Daniel Ferreira.pdfapplication/pdf1015365http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1106/1/LUCAS%20%20Daniel%20Ferreira.pdf2f7fe5458661b2bbf01d6fce94d84d41MD51123456789/11062021-02-01 15:33:31.031oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1106Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-02-01T18:33:31Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Crisis management: communication and social media
title Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
spellingShingle Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
6.02.00.00-6 Administração
Gerenciamento de crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias sociais
title_short Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
title_full Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
title_fullStr Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
title_full_unstemmed Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
title_sort Gerenciamento de crise: comunicação e mídias sociais
author Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
author_facet Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Lucas, Daniel Ferreira
Silva, Patrícia Oliveira Barboza da
Sousa, Thiago Dias Maciel de
author_role author
author2 Lucas, Daniel Ferreira
Silva, Patrícia Oliveira Barboza da
Sousa, Thiago Dias Maciel de
author2_role author
author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Kettyplyn Kamila Sanches
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 6538060497628682
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6538060497628682
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv ...
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Cleiton Antônio Ferreira
Lucas, Daniel Ferreira
Silva, Patrícia Oliveira Barboza da
Sousa, Thiago Dias Maciel de
contributor_str_mv Franco, Kettyplyn Kamila Sanches
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.02.00.00-6 Administração
topic 6.02.00.00-6 Administração
Gerenciamento de crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de crise
Monitoramento
Comunicação
Mídias sociais
description O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gerenciamento de Crise em comunicação e mídias sociais com a finalidade de orientar empresas diante de um cenário de incertezas e instabilidade proporcionadas pelo mundo atual. Com os avanços tecnológicos e consequentemente a propagação de Fake News, fez-se necessário elaborar um planejamento em gerenciamento de crise. Através dos dados coletados em duas empresas de médio e grande porte mediante um questionário qualitativo. As empresas alegaram não conhecer os métodos de gerenciamento de crise, porém nota-se que por existirem há bastante tempo no mercado obtiveram experiência suficiente para o contingenciamento de crise, onde as medidas tomadas se assemelham as citadas por autores especialistas no assunto. Por fim, observa-se que não há uma formula padrão para gerir crises no ambiente virtual, porém é possível reverte-la através de um monitoramento que a impeça de ser potencializada.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T23:30:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16
2020-11-16T23:30:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Manual de Gestão de Crise e Imagem. Disponível em: http://www.abrapp.org.br/GuiasManuais/manual_gestao_criseeimagem.pdf Acesso em: 13 set. 2018. ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: Conceitos e dimensões das práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Editora Saraiva São Paulo- SP. 2009. ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, Imagem e reputação. Ed. Campus, Rio de Janeiro: 2006. FORNI, João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Publica Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf. Acesso em: 8 set. 2018 FORNI João José. Comunicação em tempo de crise. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - Teoria e técnica. 2a. ed. São Paulo, Atlas, 2003. FORNI João José. Gestão de Crises em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2013. KOTLER P., KELLER K. Administração de Marketing, 12 edições, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição. São Paulo. Ed. Prentice Hall, 2000 KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas e Comunicação organizacional: Campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009 MENDES, A. M.; PEREIRA, F. C.; CUNHA, M. P.; SOARES, J. V.; DOS SANTOS, R. R.; PIMENTEL, I. et al. Crises de ameaças a oportunidades: gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Silabo, 2006. ORDUÑA, Issac Rojas. A comunicação em momentos de crise. 2002. disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecri ses/02 25.htm. Acesso em: 20 set. 2018. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. ROSA, Mário. A Era do Escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. SEBRAE. Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gerenciamentodecrisenasmidiassociais,fcc99e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em 25 set. 2018. UNIEMP, Instituto. Inovação Uniemp. v.2 n.5 Campinas Nov./Dez. 2006. Disponível em: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-239420060005&lng=pt&nrm=is. Acesso em 11 set. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.publisher.initials.fl_str_mv UDF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Coordenação do Curso de Administração
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1106/1/LUCAS%20%20Daniel%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f7fe5458661b2bbf01d6fce94d84d41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771162050494464