Concepções de professores dos anos iniciais sobre alfabetização e letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Gomes Campos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/360
Resumo: A Alfabetização Científica (AC) e o Letramento Científico (LC) têm por objetivo a promoção de capacidades e competências entre os estudantes, com vistas a permitir-lhes a participação nos processos de tomada de decisões no seu cotidiano. Referem-se à capacitação dos mesmos para participar de discussões com uma visão crítica em relação ao mundo que o cerca. O conhecimento científico está envolvido nos aspectos da vida do indivíduo, independente de sua formação e/ou profissão. Todos convivem com uma dada realidade e necessitam, cada vez mais, de um maior e melhor entendimento da Ciência para lidar com a mesma. Logo, o professor, além de mediador da AC e do LC dos estudantes, é responsável por esclarecer os estudantes acerca da importância da Ciência. Sabe-se que os alunos dos Anos Iniciais, apesar da tenra idade, são capazes de participar de discussões associadas a temas científicos, daí a importância da AC e do LC na formação do professor e dos indivíduos por ele formado. Nesta pesquisa investigou-se: quais as concepções de professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC e quais as implicações dessas concepções com a prática docente desses professores? Justifica-se investigar essas questões por serem temas de importância para o desenvolvimento profissional dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e por entendermos a necessidade de uma formação docente embasada em conhecimentos científicos. Foram objetivos da pesquisa: identificar as concepções dos professores sobre AC e LC; verificar se essas concepções reveladas pelos mesmos, assim como suas práticas de ensinar, contribuem para desenvolver a AC e o LC de seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Análise de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário aberto aplicado a 133 professores do Ensino Fundamental da Cidade de Ribeirão Pires/SP onde tivemos retorno de todos os 133 questionários respondidos. Os resultados revelaram que as concepções dos professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC são muito mais relacionadas com o processo de alfabetização na Língua Portuguesa do que com o processo de alfabetização científica. Apesar do tema AC e LC estar em discussão desde meados do séc. XX, ainda não fez parte da formação desses professores. Deduz-se que suas concepções equivocadas têm implicações diretas com sua formação e sua prática docente.
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spelling 2020-02-29T00:13:13Z20202020-02-29T00:13:13Z2019-12-14SILVA, V. G. C. Concepções de professores dos anos Iniciais sobre alfabetização e letramento científico. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/360A Alfabetização Científica (AC) e o Letramento Científico (LC) têm por objetivo a promoção de capacidades e competências entre os estudantes, com vistas a permitir-lhes a participação nos processos de tomada de decisões no seu cotidiano. Referem-se à capacitação dos mesmos para participar de discussões com uma visão crítica em relação ao mundo que o cerca. O conhecimento científico está envolvido nos aspectos da vida do indivíduo, independente de sua formação e/ou profissão. Todos convivem com uma dada realidade e necessitam, cada vez mais, de um maior e melhor entendimento da Ciência para lidar com a mesma. Logo, o professor, além de mediador da AC e do LC dos estudantes, é responsável por esclarecer os estudantes acerca da importância da Ciência. Sabe-se que os alunos dos Anos Iniciais, apesar da tenra idade, são capazes de participar de discussões associadas a temas científicos, daí a importância da AC e do LC na formação do professor e dos indivíduos por ele formado. Nesta pesquisa investigou-se: quais as concepções de professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC e quais as implicações dessas concepções com a prática docente desses professores? Justifica-se investigar essas questões por serem temas de importância para o desenvolvimento profissional dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e por entendermos a necessidade de uma formação docente embasada em conhecimentos científicos. Foram objetivos da pesquisa: identificar as concepções dos professores sobre AC e LC; verificar se essas concepções reveladas pelos mesmos, assim como suas práticas de ensinar, contribuem para desenvolver a AC e o LC de seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Análise de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário aberto aplicado a 133 professores do Ensino Fundamental da Cidade de Ribeirão Pires/SP onde tivemos retorno de todos os 133 questionários respondidos. Os resultados revelaram que as concepções dos professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC são muito mais relacionadas com o processo de alfabetização na Língua Portuguesa do que com o processo de alfabetização científica. Apesar do tema AC e LC estar em discussão desde meados do séc. XX, ainda não fez parte da formação desses professores. Deduz-se que suas concepções equivocadas têm implicações diretas com sua formação e sua prática docente.Scientific literacy has as an objective the promotion of skills and competencies in students to enable them participation and active decision-making in everyday activities and develop their critical thinking. Learners can make use of this knowledge to engage in discussions about the world around them with a critical view about it. Scientific knowledge is connected to all aspects of one’s life regardless of their educational background or occupation. Everyone is immersed in the same reality and there is a greater need to better understand Science and its implications. Teachers act as mediators of the literacy process and they are responsible for clarifying the scientific concepts for learners and raise their awareness of its importance. It is known that primary year students are already able to take part in discussions about scientific themes, therefore the importance of scientific literacy in teacher development programs and for students. The focus of this research was to investigate primary teachers’ conceptions regarding scientific literacy and its implications in their daily practice. This research is of utmost importance for the professional development of primary teachers as it is understood that this development will be more effective if it has a solid basis of scientific knowledge. The objectives are: identify what primary teachers understand about scientific literacy and assess if this understanding and their practice enable the development of the scientific literacy of their students. This is a qualitative research that used an open questionnaire with 133 teachers from the city of Ribeirao Pires in São Paulo. The results have shown that elementary teachers’ conceptions of literacy are much more related to language literacy (in this case Portuguese) than with scientific literacy. Although this concept has been in discussion since the middle of the 20th century, it is not part of teachers’ professional development. It is possible to assume that misconceptions around this subject have a direct implication on their professional qualification and on their teaching practice.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de CiênciaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAlfabetização científicaLetramento científicoFormação de professores dos anos iniciaisConcepções de professores dos anos iniciais sobre alfabetização e letramento científicoEarly years teachers' conceptions of literacy and scientific literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMaciel, Maria Delourdes13921061091http://lattes.cnpq.br/9020895389257636Maciel, Maria Delourdes13921061091http://lattes.cnpq.br/9020895389257636Carvalho, Francisca de AssizCabral, Sonia Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/097495812123569515689813842http://lattes.cnpq.br/9733497665730238Silva, Valéria Gomes Campos daACEVEDO-DIAZ, J. A. 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description A Alfabetização Científica (AC) e o Letramento Científico (LC) têm por objetivo a promoção de capacidades e competências entre os estudantes, com vistas a permitir-lhes a participação nos processos de tomada de decisões no seu cotidiano. Referem-se à capacitação dos mesmos para participar de discussões com uma visão crítica em relação ao mundo que o cerca. O conhecimento científico está envolvido nos aspectos da vida do indivíduo, independente de sua formação e/ou profissão. Todos convivem com uma dada realidade e necessitam, cada vez mais, de um maior e melhor entendimento da Ciência para lidar com a mesma. Logo, o professor, além de mediador da AC e do LC dos estudantes, é responsável por esclarecer os estudantes acerca da importância da Ciência. Sabe-se que os alunos dos Anos Iniciais, apesar da tenra idade, são capazes de participar de discussões associadas a temas científicos, daí a importância da AC e do LC na formação do professor e dos indivíduos por ele formado. Nesta pesquisa investigou-se: quais as concepções de professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC e quais as implicações dessas concepções com a prática docente desses professores? Justifica-se investigar essas questões por serem temas de importância para o desenvolvimento profissional dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e por entendermos a necessidade de uma formação docente embasada em conhecimentos científicos. Foram objetivos da pesquisa: identificar as concepções dos professores sobre AC e LC; verificar se essas concepções reveladas pelos mesmos, assim como suas práticas de ensinar, contribuem para desenvolver a AC e o LC de seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Análise de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário aberto aplicado a 133 professores do Ensino Fundamental da Cidade de Ribeirão Pires/SP onde tivemos retorno de todos os 133 questionários respondidos. Os resultados revelaram que as concepções dos professores dos Anos Iniciais sobre AC e LC são muito mais relacionadas com o processo de alfabetização na Língua Portuguesa do que com o processo de alfabetização científica. Apesar do tema AC e LC estar em discussão desde meados do séc. XX, ainda não fez parte da formação desses professores. Deduz-se que suas concepções equivocadas têm implicações diretas com sua formação e sua prática docente.
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