On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/873 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma análise de discurso de um website de inglês: a escola on-line English Town. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas discursivas publicitárias sobre o curso de inglês on-line e como tais práticas constituem o sujeito aprendiz de cursos de inglês on-line. Para tanto, verificamos quais práticas discursivas publicitárias estão presentes no site e caracterizamos a identidade do futuro consumidor que é construída pela publicidade neste processo de interlocução. Analisamos também, no entremeio das práticas citadas, as relações de poder e a ordem do discurso presentes no website. Partimos da hipótese de que a web é parte da cibermídia – conjunto de mídias digitais em ambientes cíbridos fixos ou móveis (ARAÚJO, 2005) -, e como tal é um veículo de propagação de idéias, valores, hábitos e culturas. A web oferece inúmeros dispositivos para a comunicação e interação e, dentre eles, um dos mais utilizados para o marketing e a publicidade e, também, como espaço de ensinoaprendizagem, é o website. Assim, por meio das práticas discursivas publicitárias sobre o ensino-aprendizagem de inglês on-line, constroem-se identidade(s) que estão intimamente voltadas para o mercado de trabalho e para a busca de sucesso financeiro com a aquisição do curso de inglês oferecido na web. A importância deste trabalho reside no fato de haver poucos estudos a respeito dos websites de Inglês, além de ser um tema que faz parte da contemporaneidade. Ancoramo-nos na perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, cujo fundador é Michel Pêcheux, que considera o sujeito discursivo em constante processo de construção a partir de fatores sociais, históricos e ideológicos. Além de Pêcheux, de Foucault e de outros autores da área do discurso e das ciências sociais, nosso trabalho ainda tomou como arcabouço teórico alguns estudiosos que pesquisam a respeito da modernidade e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, como Lévy, Lemos, Carmagnani, Coracini, Gimenez, e Bauman. Os resultados apontam para a observação de que a publicidade das novas tecnologias em questão determinou a constituição de uma identidade, de um sujeito moderno, deseja ser detentor de uma segunda língua, falante fluente e inserido no mercado de trabalho global. Palavras-chave: Discurso. Identidade. Ensino On-line. Publicidade. |
id |
UNICSUL-1_a7e903e914255c196703f5438f846114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/873 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-07-31T18:03:25Z2020-07-31T18:03:25Z2008MATOS, Elídia Karolina de Oliveira. On-line school: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web. Franca, 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/873Esta dissertação apresenta uma análise de discurso de um website de inglês: a escola on-line English Town. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas discursivas publicitárias sobre o curso de inglês on-line e como tais práticas constituem o sujeito aprendiz de cursos de inglês on-line. Para tanto, verificamos quais práticas discursivas publicitárias estão presentes no site e caracterizamos a identidade do futuro consumidor que é construída pela publicidade neste processo de interlocução. Analisamos também, no entremeio das práticas citadas, as relações de poder e a ordem do discurso presentes no website. Partimos da hipótese de que a web é parte da cibermídia – conjunto de mídias digitais em ambientes cíbridos fixos ou móveis (ARAÚJO, 2005) -, e como tal é um veículo de propagação de idéias, valores, hábitos e culturas. A web oferece inúmeros dispositivos para a comunicação e interação e, dentre eles, um dos mais utilizados para o marketing e a publicidade e, também, como espaço de ensinoaprendizagem, é o website. Assim, por meio das práticas discursivas publicitárias sobre o ensino-aprendizagem de inglês on-line, constroem-se identidade(s) que estão intimamente voltadas para o mercado de trabalho e para a busca de sucesso financeiro com a aquisição do curso de inglês oferecido na web. A importância deste trabalho reside no fato de haver poucos estudos a respeito dos websites de Inglês, além de ser um tema que faz parte da contemporaneidade. Ancoramo-nos na perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, cujo fundador é Michel Pêcheux, que considera o sujeito discursivo em constante processo de construção a partir de fatores sociais, históricos e ideológicos. Além de Pêcheux, de Foucault e de outros autores da área do discurso e das ciências sociais, nosso trabalho ainda tomou como arcabouço teórico alguns estudiosos que pesquisam a respeito da modernidade e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, como Lévy, Lemos, Carmagnani, Coracini, Gimenez, e Bauman. Os resultados apontam para a observação de que a publicidade das novas tecnologias em questão determinou a constituição de uma identidade, de um sujeito moderno, deseja ser detentor de uma segunda língua, falante fluente e inserido no mercado de trabalho global. Palavras-chave: Discurso. Identidade. Ensino On-line. Publicidade.This dissertation presents an analysis of speech, a website of English: the school on-line English Town. The general objective was reflecting on the discursive practices advertising on the English on-line course and as such practices are the subject of English apprentices’ courses on-line. For that, see what discursive practices are present advertising on the site and characterized the identity of the future consumer that is constructed by the publicity advertising in this process of dialogue. I reviewed also, in the middle of these practices cited, the relationship of power and order of the speech on the website. We have parted from the hypothesis that the Web is part of cyber media - set of digital media in environments between fixed or mobile (ARAÚJO, 2005) - and as such is a vehicle for the spread of ideas, values, habits and cultures. The web offers many devices for communication and interaction among them one of the most used for marketing, advertising and also as an area of teaching-learning is the website. Thus, by means of discursive practices advertising on the teaching-learning of English is build on-line identity (s), which are closely geared to the labour market in search of financial success with the acquisition of English Course offered on the web. The importance of this work lies in the fact there are few studies about the websites in English, besides being a subject that is part of contemporaneity. We supported in view of the Analysis of Speech by French line, whose founder is Michel Pêcheux, which considers the subject discursive in constant process of building from social factors, historical and ideological. Besides Pêcheux, Foucault and other authors of the area of speech and social science, our work has as yet theoretical some scholars that searching about the post-modernity and study of foreign languages, mainly English, as Lévy, Lemos, Carmagnani, Coracini, Gimenez, and Bauman. The results point to the observation that the publicity of the new technologies in question determined the formation of an identity, the subject of a post-modern, that intend to be an owner of a second language, fluent speaker and inserted in the labour market overall. Keywords: Speech. Identity. Teaching On-line. AdvertisingporUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICADiscursoIdentidadeEnsino on-linePublicidadeOn-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na webOn-line School: Practice discursive advertising on the teaching of English and the identity of the web apprenticeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMomesso, Maria Regina8973020849570833http://lattes.cnpq.br/89730208495708339326462678535488http://lattes.cnpq.br/9326462678535488Matos, Elídia Karolina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALElidia Karolina de Oliveira Matos.pdfElidia Karolina de Oliveira Matos.pdfapplication/pdf1448620http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/873/1/Elidia%20Karolina%20de%20Oliveira%20Matos.pdf355c48b2f79448c238c098ff998644d1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/873/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/8732020-07-31 15:04:14.409oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-07-31T18:04:14Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
On-line School: Practice discursive advertising on the teaching of English and the identity of the web apprentice |
title |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
spellingShingle |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web Matos, Elídia Karolina de Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Discurso Identidade Ensino on-line Publicidade |
title_short |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
title_full |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
title_fullStr |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
title_full_unstemmed |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
title_sort |
On-line School: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web |
author |
Matos, Elídia Karolina de Oliveira |
author_facet |
Matos, Elídia Karolina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Momesso, Maria Regina |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
8973020849570833 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8973020849570833 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
9326462678535488 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9326462678535488 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Elídia Karolina de Oliveira |
contributor_str_mv |
Momesso, Maria Regina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Discurso Identidade Ensino on-line Publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Identidade Ensino on-line Publicidade |
description |
Esta dissertação apresenta uma análise de discurso de um website de inglês: a escola on-line English Town. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas discursivas publicitárias sobre o curso de inglês on-line e como tais práticas constituem o sujeito aprendiz de cursos de inglês on-line. Para tanto, verificamos quais práticas discursivas publicitárias estão presentes no site e caracterizamos a identidade do futuro consumidor que é construída pela publicidade neste processo de interlocução. Analisamos também, no entremeio das práticas citadas, as relações de poder e a ordem do discurso presentes no website. Partimos da hipótese de que a web é parte da cibermídia – conjunto de mídias digitais em ambientes cíbridos fixos ou móveis (ARAÚJO, 2005) -, e como tal é um veículo de propagação de idéias, valores, hábitos e culturas. A web oferece inúmeros dispositivos para a comunicação e interação e, dentre eles, um dos mais utilizados para o marketing e a publicidade e, também, como espaço de ensinoaprendizagem, é o website. Assim, por meio das práticas discursivas publicitárias sobre o ensino-aprendizagem de inglês on-line, constroem-se identidade(s) que estão intimamente voltadas para o mercado de trabalho e para a busca de sucesso financeiro com a aquisição do curso de inglês oferecido na web. A importância deste trabalho reside no fato de haver poucos estudos a respeito dos websites de Inglês, além de ser um tema que faz parte da contemporaneidade. Ancoramo-nos na perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, cujo fundador é Michel Pêcheux, que considera o sujeito discursivo em constante processo de construção a partir de fatores sociais, históricos e ideológicos. Além de Pêcheux, de Foucault e de outros autores da área do discurso e das ciências sociais, nosso trabalho ainda tomou como arcabouço teórico alguns estudiosos que pesquisam a respeito da modernidade e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, como Lévy, Lemos, Carmagnani, Coracini, Gimenez, e Bauman. Os resultados apontam para a observação de que a publicidade das novas tecnologias em questão determinou a constituição de uma identidade, de um sujeito moderno, deseja ser detentor de uma segunda língua, falante fluente e inserido no mercado de trabalho global. Palavras-chave: Discurso. Identidade. Ensino On-line. Publicidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-31T18:03:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-31T18:03:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATOS, Elídia Karolina de Oliveira. On-line school: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web. Franca, 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/873 |
identifier_str_mv |
MATOS, Elídia Karolina de Oliveira. On-line school: práticas discursivas publicitárias sobre o ensino de inglês e a construção da identidade do aprendiz na web. Franca, 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFRAN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/873/1/Elidia%20Karolina%20de%20Oliveira%20Matos.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/873/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
355c48b2f79448c238c098ff998644d1 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771161005064192 |