A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2955 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise da Lei 13.005/14 das metas direcionadas à educação profissional. Partindo da abordagem histórica, da pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se compreender o contexto político e social e a orientação que balizou a construção do Plano Nacional de Educação (PNE). Verificou-se que o PNE 2014-2024 é resultado de embates e que, apesar de muitas conquistas, princípios neoliberais aparecem nas metas e estratégias ligadas à educação profissional que buscam aumentar as matrículas na perspectiva de uma educação integral, porém com previsão de transferências de recursos públicos e de responsabilidades originariamente do Estado para entidades privadas. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação; Educação profissional; Educação integrada. |
id |
UNIFAP-1_c97dacb0d6ece29d9b1c8c8530fb769b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2955 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise da Lei 13.005/14 das metas direcionadas à educação profissional. Partindo da abordagem histórica, da pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se compreender o contexto político e social e a orientação que balizou a construção do Plano Nacional de Educação (PNE). Verificou-se que o PNE 2014-2024 é resultado de embates e que, apesar de muitas conquistas, princípios neoliberais aparecem nas metas e estratégias ligadas à educação profissional que buscam aumentar as matrículas na perspectiva de uma educação integral, porém com previsão de transferências de recursos públicos e de responsabilidades originariamente do Estado para entidades privadas. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação; Educação profissional; Educação integrada.Universidade Federal do AmapáPereira, Noemi Ferreira FelisbertoMartins, Fernando José2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/295510.18468/pracs.2017v10n1.p35-55PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 10, n. 1 (2017); 35-55PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 10, n. 1 (2017); 35-551984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2955/noemiv10n1.pdfDireitos autorais 2017 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-29T01:27:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2955Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2017-08-29T01:27:39PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
title |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
spellingShingle |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 Pereira, Noemi Ferreira Felisberto |
title_short |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
title_full |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
title_fullStr |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
title_full_unstemmed |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
title_sort |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 |
author |
Pereira, Noemi Ferreira Felisberto |
author_facet |
Pereira, Noemi Ferreira Felisberto Martins, Fernando José |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Fernando José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Noemi Ferreira Felisberto Martins, Fernando José |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise da Lei 13.005/14 das metas direcionadas à educação profissional. Partindo da abordagem histórica, da pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se compreender o contexto político e social e a orientação que balizou a construção do Plano Nacional de Educação (PNE). Verificou-se que o PNE 2014-2024 é resultado de embates e que, apesar de muitas conquistas, princípios neoliberais aparecem nas metas e estratégias ligadas à educação profissional que buscam aumentar as matrículas na perspectiva de uma educação integral, porém com previsão de transferências de recursos públicos e de responsabilidades originariamente do Estado para entidades privadas. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação; Educação profissional; Educação integrada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2955 10.18468/pracs.2017v10n1.p35-55 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2955 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2017v10n1.p35-55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2955/noemiv10n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 10, n. 1 (2017); 35-55 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 10, n. 1 (2017); 35-55 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256306084642816 |