A educação permanente como ferramenta de enfermagem na melhoria da assistência à saúde na Atenção Básica: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bárbara Marianna Passos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Aline de Sousa, Gomes , Benedita Maryjose Gleyk, Sousa, Roberta Meneses, Batista , Marcos Antonio Silva, Gonçalves , Rosane Cristina Mendes, Teixeira, Fernanda Viana, Almeida, Joelma Dias, Holanda, Lucas Sousa de, Lima, Leila Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40767
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) vem se tornando cada vez mais essencial, especialmente quando se fala de prevenção de agravos e promoção a saúde. Uma vez que, este fator sai do contexto do saber científico e engloba diversos alicerces entre a realidade e experiência de cada indivíduo presente, solicitando o encontro de uma solução para a problemática enfatizada. Dessa forma, quanto mais conhecimento a respeito da realidade de determinado ambiente, maior a probabilidade da realização do cuidado qualificado e efetivo, sobretudo na Atenção Básica. O objetivo desse estudo é: abordar a EPS como ferramenta de enfermagem, para a melhoria da assistência à saúde na Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa, realizada por meio do levantamento de oito estudos publicados entre os anos de 2016 a 2021, nas seguintes plataformas: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e SCIELO: (Base de Dados Bibliográfico), utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Atenção Básica, Educação Permanente e Qualidade da Assistência, nos idiomas português e inglês. A análise dos dados ocorreu por meio da estratégia PICO (P –população; I – intervenção/área de interesse; C – comparação; O – outcomes/desfecho). Resultados: Os oito estudos são publicados na língua portuguesa. Os artigos analisados evidenciam o uso da Educação Permanente como ferramenta de enfermagem na Atenção Básica, apontando benefícios como melhora da assistência, estímulos de reflexão e capacidade de traçar objetivos. Conclusão: A utilização da Educação Permanente em saúde por enfermeiros na Atenção básica é considerada pertinente, especialmente quando aplicada de forma correta.
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Dessa forma, quanto mais conhecimento a respeito da realidade de determinado ambiente, maior a probabilidade da realização do cuidado qualificado e efetivo, sobretudo na Atenção Básica. O objetivo desse estudo é: abordar a EPS como ferramenta de enfermagem, para a melhoria da assistência à saúde na Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa, realizada por meio do levantamento de oito estudos publicados entre os anos de 2016 a 2021, nas seguintes plataformas: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e SCIELO: (Base de Dados Bibliográfico), utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Atenção Básica, Educação Permanente e Qualidade da Assistência, nos idiomas português e inglês. A análise dos dados ocorreu por meio da estratégia PICO (P –população; I – intervenção/área de interesse; C – comparação; O – outcomes/desfecho). Resultados: Os oito estudos são publicados na língua portuguesa. Os artigos analisados evidenciam o uso da Educação Permanente como ferramenta de enfermagem na Atenção Básica, apontando benefícios como melhora da assistência, estímulos de reflexão e capacidade de traçar objetivos. Conclusão: A utilização da Educação Permanente em saúde por enfermeiros na Atenção básica é considerada pertinente, especialmente quando aplicada de forma correta.Permanent Health Education has become increasingly essential, especially when it comes to disease prevention and health promotion. Since this factor leaves the context of scientific knowledge and encompasses several foundations between the reality and experience of each individual present, requesting the finding of a solution to the highlighted problem. Thus, the more knowledge about the reality of a given environment, the greater the probability of performing qualified and effective care, especially in Primary Care. The objective of this study is: to approach EPS as a nursing tool to improve health care in Primary Care. Methodology: This is an integrative literature review with a qualitative approach, carried out through a survey of eight studies published between 2016 and 2021, on the following platforms: VHL (Virtual Health Library) and SCIELO: (Bibliographic Database), ), using the following Health Sciences Descriptors (DeCS ): Primary Care, Permanent Education and Quality of Care, in Portuguese and English. . Data analysis was performed using the PICO strategy (P – population; I – intervention/area of ​​interest; C – comparison; O – outcomes/outcome). Results: The eight studies are published in Portuguese. The analyzed articles evidence the use of Continuing Education as a nursing tool in Primary Care, pointing out benefits such as improved care, stimuli for reflection and the ability to set goals. Conclusion: The use of Permanent Health Education by nurses in Primary Care is considered relevant, especially when applied correctly.La educación permanente para la salud (eps) se ha vuelto cada vez más importante, especialmente en la prevención de enfermedades y la promoción de la salud. Dado que este factor está fuera del ámbito del conocimiento científico y contiene varias bases entre la realidad y la experiencia de cada uno de los presentes, se pide encontrar soluciones a los problemas que se destacan. Por lo tanto, cuanto más se conozca la realidad de un entorno dado, mayor será la posibilidad de realizar una atención calificada y efectiva, especialmente en la atención primaria. El objetivo de este estudio es explorar la Phe como herramienta de enfermería para mejorar la atención de la salud en la atención primaria. Método: se trata de una revisión exhaustiva de la literatura, realizada con métodos cualitativos a través de una encuesta de ocho estudios publicados entre 2016 y 2021 en las siguientes plataformas: vhl (biblioteca virtual de salud) y scielo (base de datos bibliográficos), utilizando los siguientes adjetivos científicos de la salud (decs): atención primaria, atención primaria, atención primaria y Calidad de la educación permanente y la atención en portugués e inglés. Análisis de datos a través de la estrategia pico (p - población; I - áreas de intervención / preocupación; C - comparación; o - resultados / resultados). Resultados: ocho estudios se publicaron en portugués. Los artículos analizados muestran el uso de la educación permanente como herramienta asistencial en la atención primaria, señalando beneficios como la capacidad de mejorar la atención, motivar la reflexión y establecer objetivos. Conclusión: se considera apropiado que las enfermeras de atención primaria utilicen la educación sanitaria permanente, especialmente cuando se aplique correctamente.Research, Society and Development2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4076710.33448/rsd-v12i4.40767Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e18612440767Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e18612440767Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e186124407672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40767/33540Copyright (c) 2023 Bárbara Marianna Passos Pereira; Aline de Sousa Rocha; Benedita Maryjose Gleyk Gomes; Roberta Meneses Sousa; Marcos Antonio Silva Batista ; Rosane Cristina Mendes Gonçalves ; Fernanda Viana Teixeira; Joelma Dias Almeida; Lucas Sousa de Holanda; Leila Sousa Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Bárbara Marianna Passos Rocha, Aline de Sousa Gomes , Benedita Maryjose Gleyk Sousa, Roberta MenesesBatista , Marcos Antonio Silva Gonçalves , Rosane Cristina Mendes Teixeira, Fernanda Viana Almeida, Joelma Dias Holanda, Lucas Sousa de Lima, Leila Sousa 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40767Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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