Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850 |
Resumo: | Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. |
id |
UNIFEI_11ef8c0cd215b68d3356dcd5142e2e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40850 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, BrasilEtnogames: the impacts of a project developed in the contract shift of a riverside school in Manaus – AM, BrazilEtnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado en el contrato de turno de una escuela ribereña en Manaus – AM, Brasil Ludic ActivitiesEthnogamesExtracurricular activitiesRiverside education.Actividades lúdicasActividades extracurricularesEtnojuegosEducación ribereña.Atividades LúdicasEtnojogosAtividades ExtracurricularesEducação ribeirinha. Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. This research was entitled “Ethnogames: the impacts of a project developed after school hours at a riverside school in Manaus-Amazonas-Brazil” and had as general objective: to analyze what were the contributions of the Etnogames Project to the school community of the Municipal School São José I To obtain data, a methodology of bibliographical, descriptive, ethnographic and documental research was used, focusing on the type of qualitative and quantitative research. It was concluded that the actions of the Etnojogos Project allowed cultural appreciation and the construction of knowledge. In this way, using recreational activities, the project stimulated the search for intellectual knowledge and consequently the improvement in school performance through logical and linguistic development. Through Etnojogos, students interacted with each other to develop strategies in the making and painting of artifacts, researching the possibilities of how to play, how to improve their instruments, making them more accurate and efficient when playing. Thus, reaffirmed that, through playful activities, learning becomes more pleasurable.Esta investigación se tituló “Etnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado después del horario escolar en una escuela ribereña en Manaus-Amazonas-Brasil” y tuvo como objetivo general: analizar cuáles fueron las contribuciones del Proyecto Etnojuegos a la comunidad escolar del Municipio. Escuela São José I Para la obtención de datos, se utilizó una metodología de investigación bibliográfica, descriptiva, etnográfica y documental, con foco en el tipo de investigación cualitativa y cuantitativa. Se concluyó que las acciones del Proyecto Etnojogos permitieron la apreciación cultural y la construcción del conocimiento. De esta forma, a través de actividades lúdicas, el proyecto estimuló la búsqueda del conocimiento intelectual y consecuentemente la mejora en el desempeño escolar a través del desarrollo lógico y lingüístico. A través de Etnojogos, los estudiantes interactuaron entre sí para desarrollar estrategias en la elaboración y pintura de artefactos, investigando las posibilidades de cómo tocar, cómo mejorar sus instrumentos, haciéndolos más precisos y eficientes al tocar. Así reafirmó que, a través de actividades lúdicas, el aprendizaje se vuelve más placentero.Research, Society and Development2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4085010.33448/rsd-v12i4.40850Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2312440850Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2312440850Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e23124408502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850/33320Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Maria do Céu de Oliveira 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40850Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil Etnogames: the impacts of a project developed in the contract shift of a riverside school in Manaus – AM, Brazil Etnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado en el contrato de turno de una escuela ribereña en Manaus – AM, Brasil |
title |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
spellingShingle |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil Brasil, Maria do Céu de Oliveira Ludic Activities Ethnogames Extracurricular activities Riverside education. Actividades lúdicas Actividades extracurriculares Etnojuegos Educación ribereña. Atividades Lúdicas Etnojogos Atividades Extracurriculares Educação ribeirinha. |
title_short |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
title_full |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
title_fullStr |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
title_full_unstemmed |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
title_sort |
Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil |
author |
Brasil, Maria do Céu de Oliveira |
author_facet |
Brasil, Maria do Céu de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Maria do Céu de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludic Activities Ethnogames Extracurricular activities Riverside education. Actividades lúdicas Actividades extracurriculares Etnojuegos Educación ribereña. Atividades Lúdicas Etnojogos Atividades Extracurriculares Educação ribeirinha. |
topic |
Ludic Activities Ethnogames Extracurricular activities Riverside education. Actividades lúdicas Actividades extracurriculares Etnojuegos Educación ribereña. Atividades Lúdicas Etnojogos Atividades Extracurriculares Educação ribeirinha. |
description |
Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850 10.33448/rsd-v12i4.40850 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850/33320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasil https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasil https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2312440850 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2312440850 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e2312440850 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052621165428736 |