Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38494 |
Resumo: | A legislação e literatura assinalam que a inclusão escolar deve ocorrer através da implantação das políticas públicas direcionadas a inserção das pessoas com deficiência nas salas de aulas comum. Assim, nos últimos anos vem crescendo de forma significativa o número de pessoas com deficiência inseridas nesse novo desenho educacional, em que a atuação do Profissional de Apoio Pedagógico faz-se cada vez mais necessária nos espaços escolares, tendo em vista que, seu trabalho é descrito como fundamental para a inclusão de alunos com deficiência. Diante disso, este estudo teve o objetivo abordar a inserção do PA na educação inclusiva e, se existe uma formação e preparo voltado para a atuação desse profissional no Brasil. Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, cujo material de apoio resultou na busca em banco de dados digitais da SCIELO, CAPES e Google Acadêmico. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão dos estudos, restaram 20 trabalhos abordados neste artigo. Nos resultados ficou evidenciada a importância do Profissional de Apoio Pedagógico no trabalho de inclusão escolar, no entanto, apesar do reconhecimento do seu papel relevante para a educação inclusiva, percebeu-se poucos estudos que discorressem sobre a temática proposta, o que se sugere tanto a atuação do profissional de apoio ainda ser relativamente nova e pouco difundida na educação como a necessidade de pesquisas a longo prazo sobre os resultados do seu trabalho. |
id |
UNIFEI_485fa9828a3fa4b81db95ac785b4743b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38494 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no BrasilPerformance and preparation of Support Professionals in Basic Education in BrazilDesempeño y preparación de Profesionales de Apoyo en la Educación Básica en BrasilInclusão escolarProfissional de apoio pedagógicoPessoa com deficiência.Inclusión escolarProfesional de apoyo pedagógicoPersona con discapacidad.School inclusionPedagogical support professionalPerson with disability.A legislação e literatura assinalam que a inclusão escolar deve ocorrer através da implantação das políticas públicas direcionadas a inserção das pessoas com deficiência nas salas de aulas comum. Assim, nos últimos anos vem crescendo de forma significativa o número de pessoas com deficiência inseridas nesse novo desenho educacional, em que a atuação do Profissional de Apoio Pedagógico faz-se cada vez mais necessária nos espaços escolares, tendo em vista que, seu trabalho é descrito como fundamental para a inclusão de alunos com deficiência. Diante disso, este estudo teve o objetivo abordar a inserção do PA na educação inclusiva e, se existe uma formação e preparo voltado para a atuação desse profissional no Brasil. Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, cujo material de apoio resultou na busca em banco de dados digitais da SCIELO, CAPES e Google Acadêmico. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão dos estudos, restaram 20 trabalhos abordados neste artigo. Nos resultados ficou evidenciada a importância do Profissional de Apoio Pedagógico no trabalho de inclusão escolar, no entanto, apesar do reconhecimento do seu papel relevante para a educação inclusiva, percebeu-se poucos estudos que discorressem sobre a temática proposta, o que se sugere tanto a atuação do profissional de apoio ainda ser relativamente nova e pouco difundida na educação como a necessidade de pesquisas a longo prazo sobre os resultados do seu trabalho.Legislation and literature point out that school inclusion must occur through the implementation of public policies aimed at the inclusion of people with disabilities in common classrooms. Thus, in recent years, the number of people with disabilities has been growing significantly in this new educational design, in which the role of the Pedagogical Support Professional is increasingly necessary in school spaces, bearing in mind that their work is described as fundamental for the inclusion of students with disabilities. In view of this, this study aimed to address the insertion of the AP in inclusive education and, if there is training and preparation aimed at the performance of this professional in Brazil. In the methodology, a systematic review of the literature was carried out, whose support material resulted in the search in digital databases of Scielo, CAPES and Google Scholar. After applying the criteria for inclusion and exclusion of studies, there were 20 studies covered in this article. The results evidenced the importance of the Pedagogical Support Professional in the work of school inclusion, however, despite the recognition of its relevant role for inclusive education, it was noticed few studies that discussed the proposed theme, which is suggested both to role of the support professional is still relatively new and not widespread in education, as is the need for long-term research on the results of their work.La legislación y la literatura señalan que la inclusión escolar debe ocurrir a través de la implementación de políticas públicas dirigidas a la inclusión de personas con discapacidad en las aulas comunes. Así, en los últimos años, el número de personas con discapacidad ha ido creciendo significativamente en este nuevo diseño educativo, en el que el papel del Profesional de Apoyo Pedagógico es cada vez más necesario en los espacios escolares, teniendo en cuenta que su labor se describe como fundamental para la inclusión de los estudiantes con discapacidad. Frente a eso, este estudio tuvo como objetivo abordar la inserción del AP en la educación inclusiva y, si existe formación y preparación para la actuación de este profesional en Brasil. En la metodología se realizó una revisión sistemática de la literatura, cuyo material de apoyo resultó en la búsqueda en bases de datos digitales de SCIELO, CAPES y Google Scholar. Después de aplicar los criterios de inclusión y exclusión de estudios, hubo 20 estudios cubiertos en este artículo. Los resultados evidenciaron la importancia del Profesional de Apoyo Pedagógico en el trabajo de inclusión escolar, sin embargo, a pesar del reconocimiento de su papel relevante para la educación inclusiva, se notaron pocos estudios que discutieran el tema propuesto, que se sugiere tanto para el papel del apoyo profesional es todavía relativamente nuevo y poco difundido en la educación, como lo es la necesidad de una investigación a largo plazo sobre los resultados de su trabajo.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3849410.33448/rsd-v11i16.38494Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e518111638494Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e518111638494Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5181116384942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38494/31903Copyright (c) 2022 Nara Rúbia Marques Metzka; Rhubia Rodrigues de Oliveira; Ellen Fernanda Klingerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMetzka, Nara Rúbia Marques Oliveira, Rhubia Rodrigues de Klinger, Ellen Fernanda 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38494Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:12.633475Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil Performance and preparation of Support Professionals in Basic Education in Brazil Desempeño y preparación de Profesionales de Apoyo en la Educación Básica en Brasil |
title |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
spellingShingle |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil Metzka, Nara Rúbia Marques Inclusão escolar Profissional de apoio pedagógico Pessoa com deficiência. Inclusión escolar Profesional de apoyo pedagógico Persona con discapacidad. School inclusion Pedagogical support professional Person with disability. |
title_short |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
title_full |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
title_fullStr |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
title_sort |
Atuação e preparo do Profissional de Apoio na Educação Básica no Brasil |
author |
Metzka, Nara Rúbia Marques |
author_facet |
Metzka, Nara Rúbia Marques Oliveira, Rhubia Rodrigues de Klinger, Ellen Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rhubia Rodrigues de Klinger, Ellen Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Metzka, Nara Rúbia Marques Oliveira, Rhubia Rodrigues de Klinger, Ellen Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Profissional de apoio pedagógico Pessoa com deficiência. Inclusión escolar Profesional de apoyo pedagógico Persona con discapacidad. School inclusion Pedagogical support professional Person with disability. |
topic |
Inclusão escolar Profissional de apoio pedagógico Pessoa com deficiência. Inclusión escolar Profesional de apoyo pedagógico Persona con discapacidad. School inclusion Pedagogical support professional Person with disability. |
description |
A legislação e literatura assinalam que a inclusão escolar deve ocorrer através da implantação das políticas públicas direcionadas a inserção das pessoas com deficiência nas salas de aulas comum. Assim, nos últimos anos vem crescendo de forma significativa o número de pessoas com deficiência inseridas nesse novo desenho educacional, em que a atuação do Profissional de Apoio Pedagógico faz-se cada vez mais necessária nos espaços escolares, tendo em vista que, seu trabalho é descrito como fundamental para a inclusão de alunos com deficiência. Diante disso, este estudo teve o objetivo abordar a inserção do PA na educação inclusiva e, se existe uma formação e preparo voltado para a atuação desse profissional no Brasil. Na metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, cujo material de apoio resultou na busca em banco de dados digitais da SCIELO, CAPES e Google Acadêmico. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão dos estudos, restaram 20 trabalhos abordados neste artigo. Nos resultados ficou evidenciada a importância do Profissional de Apoio Pedagógico no trabalho de inclusão escolar, no entanto, apesar do reconhecimento do seu papel relevante para a educação inclusiva, percebeu-se poucos estudos que discorressem sobre a temática proposta, o que se sugere tanto a atuação do profissional de apoio ainda ser relativamente nova e pouco difundida na educação como a necessidade de pesquisas a longo prazo sobre os resultados do seu trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38494 10.33448/rsd-v11i16.38494 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38494 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38494/31903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e518111638494 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e518111638494 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e518111638494 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052642535407616 |