Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiori, Gianna Fiori
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimarães, Mariana Silva Freita, Goulart, Bethania Ferreira, Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta, Cavalcanti, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36593
Resumo: Objetivo: descrever o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) entre docentes do curso de graduação em Enfermagem de Instituições Federais de Ensino de Minas Gerais, durante a pandemia ocasionada pela Covid-19, e identificar a percepção dos docentes em relação às dificuldades enfrentadas e facilidades percebidas no uso das TIC durante referido período. Método: estudo qualitativo, conduzido em ambiente online com docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Federais de Minas Gerais. Para descrever o uso das TIC foi utilizado formulário desenvolvido por Rivero e colaboradores; complementado por questões norteadoras formuladas pelos autores. Resultados: os aplicativos mais utilizados para comunicação pessoal e com alunos foram e-mail e WhatsApp. O compartilhamento de material adicional ao utilizado em sala de aula e de trabalhos ou soluções de exercícios foram as funcionalidades mais utilizadas nas plataformas educativas; enquanto as atividades com maior grau de uso na docência foram utilizadas para apoiar a exposição oral e como canal de comunicação com os estudantes. A maior parte dos docentes considera como regular sua formação sobre o uso das TIC; concorda totalmente com a exigência de maior tempo para preparar as aulas e não concordam que o suporte das TIC aproxima a Universidade da prática profissional. Após a incorporação das TIC nas aulas foram observadas mudanças em relação às metodologias. Conclusões: apesar do conhecimento prévio dos docentes quanto ao uso das TIC, foi possível observar obstáculos e dificuldades no processo de implementação de aulas online, principalmente no que concerne ao curso de Enfermagem.
id UNIFEI_7e9a6f72bc19cdfdc779d1dca94ef9cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36593
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagemUse of Information and Communication Technologies in the pandemic context among teachers of undergraduate nursing coursesUso de Tecnologías de la Información y la Comunicación en contexto de pandemia entre docentes de carreras de grado en enfermería Instituciones de Enseñanza SuperiorDocentes de EnfermeríaTecnologías de la información y la comunicaciónCovid-19.Higher Education InstitutionsFaculty, NursingInformation and communication technologiesCovid-19.Instituições de Ensino SuperiorDocentes de EnfermagemTecnologias da Informação e ComunicaçãoCovid-19.Objetivo: descrever o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) entre docentes do curso de graduação em Enfermagem de Instituições Federais de Ensino de Minas Gerais, durante a pandemia ocasionada pela Covid-19, e identificar a percepção dos docentes em relação às dificuldades enfrentadas e facilidades percebidas no uso das TIC durante referido período. Método: estudo qualitativo, conduzido em ambiente online com docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Federais de Minas Gerais. Para descrever o uso das TIC foi utilizado formulário desenvolvido por Rivero e colaboradores; complementado por questões norteadoras formuladas pelos autores. Resultados: os aplicativos mais utilizados para comunicação pessoal e com alunos foram e-mail e WhatsApp. O compartilhamento de material adicional ao utilizado em sala de aula e de trabalhos ou soluções de exercícios foram as funcionalidades mais utilizadas nas plataformas educativas; enquanto as atividades com maior grau de uso na docência foram utilizadas para apoiar a exposição oral e como canal de comunicação com os estudantes. A maior parte dos docentes considera como regular sua formação sobre o uso das TIC; concorda totalmente com a exigência de maior tempo para preparar as aulas e não concordam que o suporte das TIC aproxima a Universidade da prática profissional. Após a incorporação das TIC nas aulas foram observadas mudanças em relação às metodologias. Conclusões: apesar do conhecimento prévio dos docentes quanto ao uso das TIC, foi possível observar obstáculos e dificuldades no processo de implementação de aulas online, principalmente no que concerne ao curso de Enfermagem.Objective: to describe the use of Information and Communication Technologies (ICT) among professors of the undergraduate course in Nursing of Federal Education Institutions of Minas Gerais, during the pandemic caused by Covid-19, and to identify the perception of professors in relation to the difficulties faced and perceived facilities in the use of ICTs during that period. Method: a qualitative study, conducted in an online environment with professors from the Undergraduate Nursing Courses at Federal Universities of Minas Gerais. To describe the use of ICTs, a form developed by Rivero and collaborators was used; complemented by guiding questions formulated by the authors. Results: the most used applications for personal communication and with students were e-mail and WhatsApp. The sharing of material additional to that used in the classroom and of work or exercise solutions were the most used features on educational platforms; while the activities with the highest degree of use in teaching were used to support oral exposition and as a communication channel with students. Most teachers consider how to regulate their training on the use of ICT; fully agree with the demand for more time to prepare classes and do not agree that the support of ICT brings the University closer to professional practice. After the incorporation of ICT in the classes, changes were observed in relation to the methodologies. Conclusions: despite the teachers' prior knowledge of the use of ICT, it was possible to observe obstacles and difficulties in the process of implementing online classes, especially regarding the Nursing course.Objetivo: describir el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) entre los profesores del curso de graduación en Enfermería de las Instituciones Federales de Educación de Minas Gerais, durante la pandemia provocada por la Covid-19, e identificar la percepción de los profesores en relación a la dificultades enfrentadas y facilidades percibidas en el uso de las TIC durante ese período. Método: estudio cualitativo, realizado en ambiente virtual con profesores de los Cursos de Graduación en Enfermería de las Universidades Federales de Minas Gerais. Para describir el uso de las TIC se utilizó un formulario desarrollado por Rivero y colaboradores; complementado con preguntas orientadoras formuladas por los autores. Resultados: las aplicaciones más utilizadas para la comunicación personal y con los estudiantes fueron el correo electrónico y WhatsApp. La compartición de material adicional al utilizado en el aula y de soluciones de trabajo o ejercicios fueron las funcionalidades más utilizadas en las plataformas educativas; mientras que las actividades con mayor grado de aprovechamiento en la docencia se utilizaron como apoyo a la exposición oral y como canal de comunicación con los estudiantes. La mayoría de los docentes se plantea cómo regular su formación sobre el uso de las TIC; totalmente de acuerdo con la demanda de más tiempo para preparar las clases y no está de acuerdo con que el apoyo de las TIC acerque la Universidad al ejercicio profesional. Luego de la incorporación de las TIC en las clases, se observaron cambios en relación a las metodologías. Conclusiones: a pesar del conocimiento previo de los docentes sobre el uso de las TIC, fue posible observar obstáculos y dificultades en el proceso de implementación de las clases en línea, especialmente en lo que respecta a la carrera de Enfermería.Research, Society and Development2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3659310.33448/rsd-v11i14.36593Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e578111436593Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e578111436593Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5781114365932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36593/30673Copyright (c) 2022 Gianna Fiori Marchiori; Mariana Silva Freita Guimarães; Bethania Ferreira Goulart; Daniel Fernando Bovolenta Ovigli; Alessandra Cavalcantihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarchiori, Gianna FioriGuimarães, Mariana Silva FreitaGoulart, Bethania FerreiraOvigli, Daniel Fernando Bovolenta Cavalcanti, Alessandra2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36593Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:05.508113Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
Use of Information and Communication Technologies in the pandemic context among teachers of undergraduate nursing courses
Uso de Tecnologías de la Información y la Comunicación en contexto de pandemia entre docentes de carreras de grado en enfermería
title Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
spellingShingle Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
Marchiori, Gianna Fiori
Instituciones de Enseñanza Superior
Docentes de Enfermería
Tecnologías de la información y la comunicación
Covid-19.
Higher Education Institutions
Faculty, Nursing
Information and communication technologies
Covid-19.
Instituições de Ensino Superior
Docentes de Enfermagem
Tecnologias da Informação e Comunicação
Covid-19.
title_short Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
title_full Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
title_fullStr Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
title_sort Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de pandemia entre docentes de cursos de graduação em enfermagem
author Marchiori, Gianna Fiori
author_facet Marchiori, Gianna Fiori
Guimarães, Mariana Silva Freita
Goulart, Bethania Ferreira
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Cavalcanti, Alessandra
author_role author
author2 Guimarães, Mariana Silva Freita
Goulart, Bethania Ferreira
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Cavalcanti, Alessandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchiori, Gianna Fiori
Guimarães, Mariana Silva Freita
Goulart, Bethania Ferreira
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Cavalcanti, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Instituciones de Enseñanza Superior
Docentes de Enfermería
Tecnologías de la información y la comunicación
Covid-19.
Higher Education Institutions
Faculty, Nursing
Information and communication technologies
Covid-19.
Instituições de Ensino Superior
Docentes de Enfermagem
Tecnologias da Informação e Comunicação
Covid-19.
topic Instituciones de Enseñanza Superior
Docentes de Enfermería
Tecnologías de la información y la comunicación
Covid-19.
Higher Education Institutions
Faculty, Nursing
Information and communication technologies
Covid-19.
Instituições de Ensino Superior
Docentes de Enfermagem
Tecnologias da Informação e Comunicação
Covid-19.
description Objetivo: descrever o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) entre docentes do curso de graduação em Enfermagem de Instituições Federais de Ensino de Minas Gerais, durante a pandemia ocasionada pela Covid-19, e identificar a percepção dos docentes em relação às dificuldades enfrentadas e facilidades percebidas no uso das TIC durante referido período. Método: estudo qualitativo, conduzido em ambiente online com docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Federais de Minas Gerais. Para descrever o uso das TIC foi utilizado formulário desenvolvido por Rivero e colaboradores; complementado por questões norteadoras formuladas pelos autores. Resultados: os aplicativos mais utilizados para comunicação pessoal e com alunos foram e-mail e WhatsApp. O compartilhamento de material adicional ao utilizado em sala de aula e de trabalhos ou soluções de exercícios foram as funcionalidades mais utilizadas nas plataformas educativas; enquanto as atividades com maior grau de uso na docência foram utilizadas para apoiar a exposição oral e como canal de comunicação com os estudantes. A maior parte dos docentes considera como regular sua formação sobre o uso das TIC; concorda totalmente com a exigência de maior tempo para preparar as aulas e não concordam que o suporte das TIC aproxima a Universidade da prática profissional. Após a incorporação das TIC nas aulas foram observadas mudanças em relação às metodologias. Conclusões: apesar do conhecimento prévio dos docentes quanto ao uso das TIC, foi possível observar obstáculos e dificuldades no processo de implementação de aulas online, principalmente no que concerne ao curso de Enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36593
10.33448/rsd-v11i14.36593
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36593
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36593/30673
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e578111436593
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e578111436593
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e578111436593
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052822337880064