O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485 |
Resumo: | Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual. |
id |
UNIFEI_a4b1799831b807413066d0a9c22fc5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42485 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiênciaTeaching about Florence Nightingale mediated by technologies: Experience reportEnseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías: Relato de experienciaNursingUniversity educationTecnologyEducation. EnfermeríaEducación superiorTecnologíaEducación.EnfermagemEnsino superiorTecnologiaEducação.Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual.This article aims to describe the teaching about Florence Nightingale mediated by technologies in the History of Nursing discipline. It is a proposal for an experience report, with a qualitative approach of the descriptive type, with a view to sharing experiences in the use of technologies in academic teaching of the undergraduate course in Nursing at Universidade Federal Fluminense for nursing students in the 1st period. This article is based on the following discussions: Teaching Mediated by Technologies (TMT) about Florence Nightingale; The Environment according to Florence in the TMT. Teaching Mediated by Technologies enables an understanding of the content taught by the teacher, making it attractive and current, facilitating understanding and student participation in the teaching-learning process. Therefore, the teacher as a mediator of knowledge has the opportunity to contextualize content in face-to-face teaching mediated by technologies that stimulate the student to research and the visibility of Nursing as a profession through Florence Nightingale in the current world.Este artículo tiene como objetivo describir la enseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías en la disciplina Historia de la Enfermería. Se trata de una propuesta de relato de experiencia, con abordaje cualitativo de tipo descriptivo, con el objetivo de compartir experiencias en el uso de tecnologías en la enseñanza académica del curso de graduación en Enfermería de la Universidade Federal Fluminense para estudiantes de enfermería del 1er período. Este artículo se basa en las siguientes discusiones: Enseñanza Mediada por Tecnologías (TMS) sobre Florence Nightingale; El Medio Ambiente según Florencia en la EMT. La Enseñanza Mediada por Tecnologías posibilita la comprensión de los contenidos impartidos por el docente, haciéndolos atractivos y actuales, facilitando la comprensión y participación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, el docente como mediador del conocimiento tiene la oportunidad de contextualizar contenidos en la enseñanza presencial mediada por tecnologías que estimulen al estudiante a la investigación y la visibilización de la Enfermería como profesión a través de Florence Nightingale en el mundo actual.Research, Society and Development2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4248510.33448/rsd-v12i7.42485Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e4712742485Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e4712742485Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e47127424852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485/34338Copyright (c) 2023 Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho; Paola Paiva Monteiro; Victor Hugo Gomes Ferraz; Juliana de Oliveira Nunes da Silva; Suellen de Almeida Barroso https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Monteiro, Paola Paiva Ferraz, Victor Hugo Gomes Silva, Juliana de Oliveira Nunes da Barroso , Suellen de Almeida 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42485Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência Teaching about Florence Nightingale mediated by technologies: Experience report Enseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías: Relato de experiencia |
title |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
spellingShingle |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Nursing University education Tecnology Education. Enfermería Educación superior Tecnología Educación. Enfermagem Ensino superior Tecnologia Educação. |
title_short |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
title_full |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
title_fullStr |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
title_sort |
O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência |
author |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author_facet |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Monteiro, Paola Paiva Ferraz, Victor Hugo Gomes Silva, Juliana de Oliveira Nunes da Barroso , Suellen de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Paola Paiva Ferraz, Victor Hugo Gomes Silva, Juliana de Oliveira Nunes da Barroso , Suellen de Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Monteiro, Paola Paiva Ferraz, Victor Hugo Gomes Silva, Juliana de Oliveira Nunes da Barroso , Suellen de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing University education Tecnology Education. Enfermería Educación superior Tecnología Educación. Enfermagem Ensino superior Tecnologia Educação. |
topic |
Nursing University education Tecnology Education. Enfermería Educación superior Tecnología Educación. Enfermagem Ensino superior Tecnologia Educação. |
description |
Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485 10.33448/rsd-v12i7.42485 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i7.42485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485/34338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e4712742485 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e4712742485 Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e4712742485 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052627784040448 |