O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Paola Paiva, Ferraz, Victor Hugo Gomes, Silva, Juliana de Oliveira Nunes da, Barroso , Suellen de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485
Resumo: Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual.
id UNIFEI_a4b1799831b807413066d0a9c22fc5ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42485
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiênciaTeaching about Florence Nightingale mediated by technologies: Experience reportEnseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías: Relato de experienciaNursingUniversity educationTecnologyEducation. EnfermeríaEducación superiorTecnologíaEducación.EnfermagemEnsino superiorTecnologiaEducação.Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual.This article aims to describe the teaching about Florence Nightingale mediated by technologies in the History of Nursing discipline. It is a proposal for an experience report, with a qualitative approach of the descriptive type, with a view to sharing experiences in the use of technologies in academic teaching of the undergraduate course in Nursing at Universidade Federal Fluminense for nursing students in the 1st period. This article is based on the following discussions: Teaching Mediated by Technologies (TMT) about Florence Nightingale; The Environment according to Florence in the TMT. Teaching Mediated by Technologies enables an understanding of the content taught by the teacher, making it attractive and current, facilitating understanding and student participation in the teaching-learning process. Therefore, the teacher as a mediator of knowledge has the opportunity to contextualize content in face-to-face teaching mediated by technologies that stimulate the student to research and the visibility of Nursing as a profession through Florence Nightingale in the current world.Este artículo tiene como objetivo describir la enseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías en la disciplina Historia de la Enfermería. Se trata de una propuesta de relato de experiencia, con abordaje cualitativo de tipo descriptivo, con el objetivo de compartir experiencias en el uso de tecnologías en la enseñanza académica del curso de graduación en Enfermería de la Universidade Federal Fluminense para estudiantes de enfermería del 1er período. Este artículo se basa en las siguientes discusiones: Enseñanza Mediada por Tecnologías (TMS) sobre Florence Nightingale; El Medio Ambiente según Florencia en la EMT. La Enseñanza Mediada por Tecnologías posibilita la comprensión de los contenidos impartidos por el docente, haciéndolos atractivos y actuales, facilitando la comprensión y participación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, el docente como mediador del conocimiento tiene la oportunidad de contextualizar contenidos en la enseñanza presencial mediada por tecnologías que estimulen al estudiante a la investigación y la visibilización de la Enfermería como profesión a través de Florence Nightingale en el mundo actual.Research, Society and Development2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4248510.33448/rsd-v12i7.42485Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e4712742485Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e4712742485Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e47127424852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485/34338Copyright (c) 2023 Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho; Paola Paiva Monteiro; Victor Hugo Gomes Ferraz; Juliana de Oliveira Nunes da Silva; Suellen de Almeida Barroso https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Monteiro, Paola Paiva Ferraz, Victor Hugo Gomes Silva, Juliana de Oliveira Nunes da Barroso , Suellen de Almeida 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42485Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
Teaching about Florence Nightingale mediated by technologies: Experience report
Enseñanza sobre Florence Nightingale mediada por tecnologías: Relato de experiencia
title O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
spellingShingle O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Nursing
University education
Tecnology
Education.
Enfermería
Educación superior
Tecnología
Educación.
Enfermagem
Ensino superior
Tecnologia
Educação.
title_short O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
title_full O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
title_fullStr O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
title_full_unstemmed O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
title_sort O ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias: Relato de experiência
author Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
author_facet Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Monteiro, Paola Paiva
Ferraz, Victor Hugo Gomes
Silva, Juliana de Oliveira Nunes da
Barroso , Suellen de Almeida
author_role author
author2 Monteiro, Paola Paiva
Ferraz, Victor Hugo Gomes
Silva, Juliana de Oliveira Nunes da
Barroso , Suellen de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Monteiro, Paola Paiva
Ferraz, Victor Hugo Gomes
Silva, Juliana de Oliveira Nunes da
Barroso , Suellen de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
University education
Tecnology
Education.
Enfermería
Educación superior
Tecnología
Educación.
Enfermagem
Ensino superior
Tecnologia
Educação.
topic Nursing
University education
Tecnology
Education.
Enfermería
Educación superior
Tecnología
Educación.
Enfermagem
Ensino superior
Tecnologia
Educação.
description Este artigo apresenta como objetivo descrever o ensino sobre Florence Nightingale mediado por tecnologias na disciplina de História da Enfermagem. É uma proposta de relato de experiência, com abordagem qualitativa do tipo descritiva com vistas ao compartilhamento de experiências no uso de tecnologias no ensino acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense para discentes de enfermagem do 1º período. Este artigo está pautado nas seguintes discussões: o Ensino Mediado por Tecnologias (EMT) sobre Florence Nightingale; O Ambiente segundo Florence no EMT. O Ensino Mediado por Tecnologias possibilita uma compreensão sobre o conteúdo ministrado pelo docente tornando-o atrativo e atual facilitando a compreensão e participação discente no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o docente como mediador do conhecimento tem a oportunidade de contextualizar conteúdos no ensino presencial mediado por tecnologias que estimulam o aluno a pesquisa e a visibilidade da Enfermagem como profissão através de Florence Nightingale no mundo atual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485
10.33448/rsd-v12i7.42485
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42485/34338
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e4712742485
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e4712742485
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e4712742485
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052627784040448