Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Kelly Cristina Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Portilho, Evelise Maria Labatut
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744
Resumo: O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto.
id UNIFEI_a9e3c867d15f986f63e58fb3618ca850
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior State of the art and state of knowledge: a research experience in learning in higher education Estado del arte y estado del conocimiento: una experiencia de investigación en el aprendizaje en la educación superior Estado del arteEstado del conocimientoAprendizajeEducación universitaria.State of artState of KnowledgeLearningCollege education.Estado da arteEstado do conhecimentoAprendizagemEducação superior. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto.This article aims to highlight the importance of building/using the State of the Art and State of Knowledge method for the development of academic-scientific research. In particular, it presents part of the State of Knowledge on Learning in Higher Education developed for a doctoral research that addresses this theme. This study is qualitative in nature, with a literature review, with a description of the experience lived by the researcher who used twenty-five references, among articles, theses and dissertations (from 2012 to 2022) to carry out the mapping. Regarding the difficulties encountered, it is mentioned: a) few productions that fully contemplated the research theme; b) the absence of information in abstracts; c) the inconsistency of descriptors in the research related to those provided by the authors of the works with the proposed themes; and, finally, d) the difficulty in handling some digital databases. With this study, we came to the conclusion of the importance of differentiating the State of the Art and the State of knowledge, which can be considered thermometers and a fundamental resource for the development and validation of science and that publications on the subject are still very restricted. Still in this opportunity, the research proposes an organizing framework as a tool for the construction of the State of Knowledge, allowing researchers interested in using this method all the benefits pointed out in the course of the text.Este artículo tiene como objetivo resaltar la importancia de construir/utilizar el método Estado del Arte y Estado del Conocimiento para el desarrollo de la investigación académico-científica. En particular, presenta parte del Estado del conocimiento sobre el aprendizaje en la educación superior desarrollado para una investigación doctoral que aborda esta temática. Este estudio es de naturaleza cualitativa, con una revisión de la literatura, con una descripción de la experiencia vivida por el investigador que utilizó veinticinco referencias, entre artículos, tesis y disertaciones (desde 2012 hasta 2022) para realizar el mapeo. En cuanto a las dificultades encontradas, se menciona: a) pocas producciones que contemplaron integralmente el tema de investigación; b) la ausencia de información en los resúmenes; c) la inconsistencia de descriptores en la investigación relacionados con los proporcionados por los autores de los trabajos con los temas propuestos; y, finalmente, d) la dificultad en el manejo de algunas bases de datos digitales. Con este estudio llegamos a la conclusión de la importancia de diferenciar el Estado del Arte y el Estado del conocimiento, los cuales pueden ser considerados termómetros y un recurso fundamental para el desarrollo y validación de la ciencia y que las publicaciones sobre el tema son todavía muy restringido. Aún en esta oportunidad, la investigación propone un marco organizador como herramienta para la construcción del Estado del Conocimiento, permitiendo a los investigadores interesados ​​en utilizar este método todos los beneficios señalados en el transcurso del texto.Research, Society and Development2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3774410.33448/rsd-v11i16.37744Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e147111637744Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e147111637744Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1471116377442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744/31496Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Kelly Cristina CostaPortilho, Evelise Maria Labatut2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:47.847335Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
State of the art and state of knowledge: a research experience in learning in higher education
Estado del arte y estado del conocimiento: una experiencia de investigación en el aprendizaje en la educación superior
title Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
spellingShingle Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
Albuquerque, Kelly Cristina Costa
Estado del arte
Estado del conocimiento
Aprendizaje
Educación universitaria.
State of art
State of Knowledge
Learning
College education.
Estado da arte
Estado do conhecimento
Aprendizagem
Educação superior.
title_short Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
title_full Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
title_fullStr Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
title_full_unstemmed Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
title_sort Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
author Albuquerque, Kelly Cristina Costa
author_facet Albuquerque, Kelly Cristina Costa
Portilho, Evelise Maria Labatut
author_role author
author2 Portilho, Evelise Maria Labatut
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Kelly Cristina Costa
Portilho, Evelise Maria Labatut
dc.subject.por.fl_str_mv Estado del arte
Estado del conocimiento
Aprendizaje
Educación universitaria.
State of art
State of Knowledge
Learning
College education.
Estado da arte
Estado do conhecimento
Aprendizagem
Educação superior.
topic Estado del arte
Estado del conocimiento
Aprendizaje
Educación universitaria.
State of art
State of Knowledge
Learning
College education.
Estado da arte
Estado do conhecimento
Aprendizagem
Educação superior.
description O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744
10.33448/rsd-v11i16.37744
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744/31496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e147111637744
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e147111637744
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e147111637744
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799932956672