Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto. |
id |
UNIFEI_a9e3c867d15f986f63e58fb3618ca850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior State of the art and state of knowledge: a research experience in learning in higher education Estado del arte y estado del conocimiento: una experiencia de investigación en el aprendizaje en la educación superior Estado del arteEstado del conocimientoAprendizajeEducación universitaria.State of artState of KnowledgeLearningCollege education.Estado da arteEstado do conhecimentoAprendizagemEducação superior. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto.This article aims to highlight the importance of building/using the State of the Art and State of Knowledge method for the development of academic-scientific research. In particular, it presents part of the State of Knowledge on Learning in Higher Education developed for a doctoral research that addresses this theme. This study is qualitative in nature, with a literature review, with a description of the experience lived by the researcher who used twenty-five references, among articles, theses and dissertations (from 2012 to 2022) to carry out the mapping. Regarding the difficulties encountered, it is mentioned: a) few productions that fully contemplated the research theme; b) the absence of information in abstracts; c) the inconsistency of descriptors in the research related to those provided by the authors of the works with the proposed themes; and, finally, d) the difficulty in handling some digital databases. With this study, we came to the conclusion of the importance of differentiating the State of the Art and the State of knowledge, which can be considered thermometers and a fundamental resource for the development and validation of science and that publications on the subject are still very restricted. Still in this opportunity, the research proposes an organizing framework as a tool for the construction of the State of Knowledge, allowing researchers interested in using this method all the benefits pointed out in the course of the text.Este artículo tiene como objetivo resaltar la importancia de construir/utilizar el método Estado del Arte y Estado del Conocimiento para el desarrollo de la investigación académico-científica. En particular, presenta parte del Estado del conocimiento sobre el aprendizaje en la educación superior desarrollado para una investigación doctoral que aborda esta temática. Este estudio es de naturaleza cualitativa, con una revisión de la literatura, con una descripción de la experiencia vivida por el investigador que utilizó veinticinco referencias, entre artículos, tesis y disertaciones (desde 2012 hasta 2022) para realizar el mapeo. En cuanto a las dificultades encontradas, se menciona: a) pocas producciones que contemplaron integralmente el tema de investigación; b) la ausencia de información en los resúmenes; c) la inconsistencia de descriptores en la investigación relacionados con los proporcionados por los autores de los trabajos con los temas propuestos; y, finalmente, d) la dificultad en el manejo de algunas bases de datos digitales. Con este estudio llegamos a la conclusión de la importancia de diferenciar el Estado del Arte y el Estado del conocimiento, los cuales pueden ser considerados termómetros y un recurso fundamental para el desarrollo y validación de la ciencia y que las publicaciones sobre el tema son todavía muy restringido. Aún en esta oportunidad, la investigación propone un marco organizador como herramienta para la construcción del Estado del Conocimiento, permitiendo a los investigadores interesados en utilizar este método todos los beneficios señalados en el transcurso del texto.Research, Society and Development2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3774410.33448/rsd-v11i16.37744Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e147111637744Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e147111637744Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1471116377442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744/31496Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Kelly Cristina CostaPortilho, Evelise Maria Labatut2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:47.847335Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior State of the art and state of knowledge: a research experience in learning in higher education Estado del arte y estado del conocimiento: una experiencia de investigación en el aprendizaje en la educación superior |
title |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
spellingShingle |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior Albuquerque, Kelly Cristina Costa Estado del arte Estado del conocimiento Aprendizaje Educación universitaria. State of art State of Knowledge Learning College education. Estado da arte Estado do conhecimento Aprendizagem Educação superior. |
title_short |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
title_full |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
title_fullStr |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
title_full_unstemmed |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
title_sort |
Estado da arte e estado do conhecimento: uma experiência de pesquisa em aprendizagem na educação superior |
author |
Albuquerque, Kelly Cristina Costa |
author_facet |
Albuquerque, Kelly Cristina Costa Portilho, Evelise Maria Labatut |
author_role |
author |
author2 |
Portilho, Evelise Maria Labatut |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Kelly Cristina Costa Portilho, Evelise Maria Labatut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado del arte Estado del conocimiento Aprendizaje Educación universitaria. State of art State of Knowledge Learning College education. Estado da arte Estado do conhecimento Aprendizagem Educação superior. |
topic |
Estado del arte Estado del conocimiento Aprendizaje Educación universitaria. State of art State of Knowledge Learning College education. Estado da arte Estado do conhecimento Aprendizagem Educação superior. |
description |
O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da construção/utilização do método Estado da Arte e do Estado do conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa acadêmico-científica. Em especial, apresenta parte do Estado do conhecimento sobre a Aprendizagem na educação superior desenvolvido para uma pesquisa de doutorado que aborda tal temática. Este estudo é de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica, com descrição de experiência vivenciada pela pesquisadora que utilizou vinte e cinco referências, dentre artigos, teses e dissertações (de 2012 a 2022) para realização do mapeamento. Sobre as dificuldades encontradas, cita-se: a) poucas produções que contemplassem integralmente o tema da pesquisa; b) a ausência de informações em resumos; c) a incoerência de descritores na pesquisa relacionados aos dispostos pelos autores dos trabalhos com os temas propostos; e, por fim, d) a dificuldade de manuseio em alguns bancos de dados digitais. Com este estudo, chegou-se à conclusão da importância da diferenciação do Estado da Arte e do Estado do conhecimento, que podem ser considerados termômetros e um recurso fundamental para o desenvolvimento e validação da ciência e que as publicações sobre o tema ainda são muito restritas. Ainda nesta oportunidade, a pesquisa propõe um quadro organizador como ferramenta para construção de Estado do Conhecimento, possibilitando aos pesquisadores interessados no uso deste método todos os benefícios apontados no decorrer do texto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744 10.33448/rsd-v11i16.37744 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.37744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37744/31496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kelly Cristina Costa Albuquerque; Evelise Maria Labatut Portilho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e147111637744 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e147111637744 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e147111637744 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052799932956672 |