Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38313 |
Resumo: | Objetiva-se com o estudo apresentar o projecto model Canvas (PMC) como ferramenta tecnológica de apoio para o planejamento de oficinas inclusivas na formação docente. Oficinas na escola baseadas na prática da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa, com análise da política educacional de inclusão suas regulamentações e os sujeitos deste processo. A aplicação será em escola da rede Municipal de Fortaleza do Ensino Fundamental I e II, escola que tenha Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e Professor do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), as oficinas ocorrerão em três momentos de forma híbrida. A pesquisa apresenta análise documental da Constituição de 88, a LDB 9394/96, Política nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, artigos científicos sobre PMC projeto modelo Canvas e formação docente para uma Educação Inclusiva. Resultados: o PMC traz contribuições significativas para o seu uso na escola, sendo uma ferramenta benéfica na comunicação, clareza e objetividade que poderá agilizar os processos de construção e gerenciamento do projeto. Embora a pesquisa esteja em curso, diante dos resultados alcançados até o presente momento conclui-se que o PMC na área educacional facilita a articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado e professor da sala regular permitindo identificar a justificativa e objetivos palpáveis da importância das oficinas inclusivas na efetivação dos direitos de alunos com deficiência intelectual, permitiu-se refletir o uso de estratégias que auxiliem no desenvolvimento cognitivo do aluno e facilite o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. |
id |
UNIFEI_af1a9948cb04f1b6101332ee07b1f482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38313 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docenteApplicability of the Project Model Canvas tool for project management at school: practical workshops of the national inclusive policy in teacher trainingAplicabilidad de la herramienta Project Models Canvas para la gestion de proyectos en la escuela: talleres practicos de la politica nacional inclusiva en la formacion docenteProyecto Modelo CanvasPolítica de formaciónInclusión docente.Canvas Model Project Teacher trainingInclusion policy.Projeto Modelo CanvasFormação docentePolítica de inclusão.Objetiva-se com o estudo apresentar o projecto model Canvas (PMC) como ferramenta tecnológica de apoio para o planejamento de oficinas inclusivas na formação docente. Oficinas na escola baseadas na prática da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa, com análise da política educacional de inclusão suas regulamentações e os sujeitos deste processo. A aplicação será em escola da rede Municipal de Fortaleza do Ensino Fundamental I e II, escola que tenha Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e Professor do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), as oficinas ocorrerão em três momentos de forma híbrida. A pesquisa apresenta análise documental da Constituição de 88, a LDB 9394/96, Política nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, artigos científicos sobre PMC projeto modelo Canvas e formação docente para uma Educação Inclusiva. Resultados: o PMC traz contribuições significativas para o seu uso na escola, sendo uma ferramenta benéfica na comunicação, clareza e objetividade que poderá agilizar os processos de construção e gerenciamento do projeto. Embora a pesquisa esteja em curso, diante dos resultados alcançados até o presente momento conclui-se que o PMC na área educacional facilita a articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado e professor da sala regular permitindo identificar a justificativa e objetivos palpáveis da importância das oficinas inclusivas na efetivação dos direitos de alunos com deficiência intelectual, permitiu-se refletir o uso de estratégias que auxiliem no desenvolvimento cognitivo do aluno e facilite o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.The aim of this study is to present the model Canvas project (PMC) as a technological support tool for planning inclusive workshops in teacher training. Workshops at school based on the practice of the national policy on special education from an inclusive perspective. The research methodology is of a qualitative nature, with an analysis of the educational policy of inclusion, its regulations and the subjects of this process. The application will be in a school in the municipal network of Fortaleza of Elementary Education I and II, a school that has a Multifunctional Resource Room (SRM) and a Teacher of Specialized Educational Assistance (A.E.E), the workshops will take place in three moments in a hybrid way. The research presents a documental analysis of the 1988 Constitution, LDB 9394/96, National Policy on Special Education in an Inclusive Perspective, scientific articles on PMC Canvas model project and teacher training for Inclusive Education. Results: the PMC brings significant contributions to its use at school, being a beneficial tool in communication, clarity and objectivity that can streamline construction processes and project management. Although the research is ongoing, given the results achieved so far, it is concluded that the PMC in the educational area facilitates the articulation between the teacher of Specialized Educational Assistance and the teacher of the regular classroom, allowing to identify the justification and tangible objectives of the importance of inclusive workshops in the realization of the rights of students with intellectual disabilities, it was allowed to reflect on the use of strategies that help in the student's cognitive development and facilitate the teaching-learning process in the classroom.El objetivo de este estudio es presentar el proyecto modelo Canvas (PMC) como una herramienta tecnológica de apoyo para la planificación de talleres inclusivos en la formación docente. Talleres en la escuela a partir de la práctica de la política nacional de educación especial desde una perspectiva inclusiva. La metodología de la investigación es de carácter cualitativo, con un análisis de la política educativa de inclusión, su normativa y los sujetos de este proceso. La aplicación será en una escuela de la red municipal de Fortaleza de Educación Básica I y II, escuela que cuente con Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) y Docente de Asistencia Educativa Especializada (A.E.E), los talleres se realizarán en tres momentos de forma híbrida. La investigación presenta un análisis documental de la Constitución de 1988, LDB 9394/96, Política Nacional de Educación Especial en Perspectiva Inclusiva, artículos científicos sobre el proyecto modelo Canvas PMC y formación docente para la Educación Inclusiva. Resultados: el PMC trae contribuciones significativas para su uso en la escuela, siendo una herramienta beneficiosa en la comunicación, claridad y objetividad que puede agilizar los procesos de construcción y gestión de proyectos. Aunque la investigación está en curso, dados los resultados alcanzados hasta el momento, se concluye que el PMC en el área educativa facilita la articulación entre el docente de Asistencia Educativa Especializada y el docente del aula regular, permitiendo identificar la justificación y objetivos tangibles de la importancia de los talleres inclusivos en la realización de los derechos de los estudiantes con discapacidad intelectual, se permitió reflexionar sobre el uso de estrategias que ayuden en el desarrollo cognitivo del estudiante y faciliten el proceso de enseñanza-aprendizaje en el aula.Research, Society and Development2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3831310.33448/rsd-v11i16.38313Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e404111638313Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e404111638313Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4041116383132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38313/31777Copyright (c) 2022 Cássia Eufrasia da Silva Costa; Evilândia Alves Araújo; Rafael Costa Saboia; Andrea Moura da Costa Souza ; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cássia Eufrasia da Silva Araújo, Evilândia AlvesSaboia, Rafael CostaSouza , Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38313Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:05.754937Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente Applicability of the Project Model Canvas tool for project management at school: practical workshops of the national inclusive policy in teacher training Aplicabilidad de la herramienta Project Models Canvas para la gestion de proyectos en la escuela: talleres practicos de la politica nacional inclusiva en la formacion docente |
title |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
spellingShingle |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente Costa, Cássia Eufrasia da Silva Proyecto Modelo Canvas Política de formación Inclusión docente. Canvas Model Project Teacher training Inclusion policy. Projeto Modelo Canvas Formação docente Política de inclusão. |
title_short |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
title_full |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
title_fullStr |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
title_sort |
Aplicabilidade da ferramenta Project Model Canvas para o gerenciamento do projeto de oficinas na escola: práticas da política nacional inclusiva na formação docente |
author |
Costa, Cássia Eufrasia da Silva |
author_facet |
Costa, Cássia Eufrasia da Silva Araújo, Evilândia Alves Saboia, Rafael Costa Souza , Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Evilândia Alves Saboia, Rafael Costa Souza , Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cássia Eufrasia da Silva Araújo, Evilândia Alves Saboia, Rafael Costa Souza , Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proyecto Modelo Canvas Política de formación Inclusión docente. Canvas Model Project Teacher training Inclusion policy. Projeto Modelo Canvas Formação docente Política de inclusão. |
topic |
Proyecto Modelo Canvas Política de formación Inclusión docente. Canvas Model Project Teacher training Inclusion policy. Projeto Modelo Canvas Formação docente Política de inclusão. |
description |
Objetiva-se com o estudo apresentar o projecto model Canvas (PMC) como ferramenta tecnológica de apoio para o planejamento de oficinas inclusivas na formação docente. Oficinas na escola baseadas na prática da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativa, com análise da política educacional de inclusão suas regulamentações e os sujeitos deste processo. A aplicação será em escola da rede Municipal de Fortaleza do Ensino Fundamental I e II, escola que tenha Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e Professor do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), as oficinas ocorrerão em três momentos de forma híbrida. A pesquisa apresenta análise documental da Constituição de 88, a LDB 9394/96, Política nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, artigos científicos sobre PMC projeto modelo Canvas e formação docente para uma Educação Inclusiva. Resultados: o PMC traz contribuições significativas para o seu uso na escola, sendo uma ferramenta benéfica na comunicação, clareza e objetividade que poderá agilizar os processos de construção e gerenciamento do projeto. Embora a pesquisa esteja em curso, diante dos resultados alcançados até o presente momento conclui-se que o PMC na área educacional facilita a articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado e professor da sala regular permitindo identificar a justificativa e objetivos palpáveis da importância das oficinas inclusivas na efetivação dos direitos de alunos com deficiência intelectual, permitiu-se refletir o uso de estratégias que auxiliem no desenvolvimento cognitivo do aluno e facilite o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38313 10.33448/rsd-v11i16.38313 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38313 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38313/31777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e404111638313 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e404111638313 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e404111638313 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052730948190208 |