A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058 |
Resumo: | O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais. |
id |
UNIFEI_b8e5f3751ac7edea783bfeb5adf33f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38058 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic The application of the Project Model Canvas in the planning of continuing education for teachers in the Mais Paic Program La aplicación del Modelo Canvas de Proyectos en la planificación de la formación continua de los profesores del Programa Mais PaicFormação ContinuadaplanejamentoProject model canvas.Educación continuaPlanificaciónProyecto modelo canvas.Continuing educationPlanningProject model canvas.O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais.This article brings the Project Model Canvas (PMC) as a tool to be applied to the educational field, with the same action by subjects who seek to develop more effective and practical plans for their educational projects, contributing to the visualization and organization of the process of elaboration of actions and strategies . We present as an objective to investigate the contribution that the PMC can bring to the process of elaboration of the planning of the continuous formations offered by the MAIS PAIC Program to the teachers of the Literacy Cycle of Basic Education, as well as its follow-up. A qualitative and exploratory research was carried out, through bibliographical material on the application of the PMC in the educational universe. As a result, an example of the use of the PMC was presented in the elaboration of a plan for a training meeting for teachers of the Literacy Cycle of Basic Education, by the MAIS PAIC Program. At the end of this research, it was possible to conclude that the PMC can be used in the educational field, specifically in the planning, helping in the construction and execution of the same, collaborating in the elaboration of the continuous formations and in the improvement of the formation process of teachers. It is expected that the application model of this tool will contribute to bringing it closer to subjects who seek to develop more effective and practical plans for their educational projects.Este artículo trae el Project Model Canvas (PMC) como una herramienta para ser aplicada en el campo educativo, con la misma acción por parte de los sujetos que buscan desarrollar planes más efectivos y prácticos para sus proyectos educativos, contribuyendo a la visualización y organización del proceso. de elaboración de acciones y estrategias. Nos planteamos como objetivo investigar el aporte que el PMC puede aportar al proceso de elaboración de la planificación de las formaciones continuas que ofrece el Programa MAIS PAIC a los docentes del Ciclo de Alfabetización de Educación Básica, así como su seguimiento. Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria, a través de material bibliográfico sobre la aplicación del PMC en el universo educativo. Como resultado, se presentó un ejemplo del uso del PMC en la elaboración de un plan para un encuentro de formación de docentes del Ciclo de Alfabetización de Educación Básica, por parte del Programa MAIS PAIC. Al final de esta investigación se pudo concluir que el PMC puede ser utilizado en el campo educativo, específicamente en la planificación, auxiliando en la construcción y ejecución de las mismas, colaborando en la elaboración de las formaciones continuas y en la mejora del proceso de formación de los docentes. Se espera que el modelo de aplicación de esta herramienta contribuya a acercarla a sujetos que buscan desarrollar planes más efectivos y prácticos para sus proyectos educativos.Research, Society and Development2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3805810.33448/rsd-v11i16.38058Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e202111638058Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e202111638058Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2021116380582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058/31570Copyright (c) 2022 Gerviz Fernandes de Lima Damasceno; Edmilson Rodrigues Chaves; Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Dias; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Gerviz Fernandes de Lima Chaves, Edmilson Rodrigues Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38058Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:57.933787Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic The application of the Project Model Canvas in the planning of continuing education for teachers in the Mais Paic Program La aplicación del Modelo Canvas de Proyectos en la planificación de la formación continua de los profesores del Programa Mais Paic |
title |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
spellingShingle |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima Formação Continuada planejamento Project model canvas. Educación continua Planificación Proyecto modelo canvas. Continuing education Planning Project model canvas. |
title_short |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
title_full |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
title_fullStr |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
title_full_unstemmed |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
title_sort |
A aplicação do Project Model Canvas no planejamento das formações continuadas de professores do Programa Mais Paic |
author |
Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima |
author_facet |
Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima Chaves, Edmilson Rodrigues Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Edmilson Rodrigues Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Gerviz Fernandes de Lima Chaves, Edmilson Rodrigues Dias, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada planejamento Project model canvas. Educación continua Planificación Proyecto modelo canvas. Continuing education Planning Project model canvas. |
topic |
Formação Continuada planejamento Project model canvas. Educación continua Planificación Proyecto modelo canvas. Continuing education Planning Project model canvas. |
description |
O presente artigo traz o Project Model Canvas (PMC) como uma ferramenta para ser aplicada ao campo educacional, com ação da mesma por sujeitos que buscam elaboração de planejamentos mais efetivos e práticos para seus projetos educacionais contribuindo na visualização e organização do processo de elaboração de ações e estratégias. Apresentamos como objetivo investigar a contribuição que o PMC pode trazer para o processo de elaboração do planejamento das formações continuadas ofertadas pelo Programa MAIS PAIC aos professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, bem como o seu acompanhamento. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, através de material bibliográfico sobre a aplicação do PMC no universo educacional. Como resultado, foi apresentado um exemplo do emprego do PMC na elaboração de um planejamento para encontro formativo de professores do Ciclo de Alfabetização da Educação Básica, pelo Programa MAIS PAIC. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que o PMC pode ser usado no campo educacional, especificamente no planejamento auxiliando na construção e execução do mesmo, colaborando na elaboração das formações continuadas e na melhoria do processo formativo de professores. Espera-se, que o modelo de aplicação dessa ferramenta, contribua para aproximá-la de sujeitos que buscam desenvolver planos mais eficazes e práticos para seus projetos educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058 10.33448/rsd-v11i16.38058 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38058/31570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e202111638058 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e202111638058 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e202111638058 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052801025572864 |