O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, Moacir de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Maria do Carmo da Silva, Gama, Maria Eliane Araújo, Saboya, Francisca Talitta Muniz, Braga, Neide Rafael Alves, Pereira, Sandra Maria Jerônimo, Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684
Resumo: As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador.
id UNIFEI_e15f4bfbb6a39aeca192a5a4eeb24236
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43684
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolarThe use of Digital Communication and Information Technologies (DCITs) as a process of knowledge construction and pedagogical innovation within the school environment El uso de las Tecnologías de la Informaciòn y la Comunicaciòn Digital (TICD) como proceso de construcción de conocimiento e innovación pedagógica en el ámbito escolar TecnologiasEscolaAprendizagemConhecimentoEnsinoInovação. TechnologiesSchoolLearningKnowledgeTeachingInnovation.TecnologíasEscuelaAprendiendoConocimientoEnseñanzaInnovación.As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador.New technologies and the globalization of process automation configure a scenario of changes that are not only economic, but also social and professional. In this context of global transformations, new professions emerge, while others disappear or are modified by the use of technology. Society today is more dependent on new Digital Communication and Information Technologies (TDCIs) that are present in all scenarios of the globalized world. Given this, the school cannot be absent and resistant to these transmutations that are happening all the time in a unique way and with no return. The use of TDCIs in education has direct results both for the teacher in terms of their pedagogical practice, and for the student in the process of building their knowledge. The aim of the work was to analyze the importance of using TDCIs as a construction of knowledge, as well as promoting an innovation process within the school environment. The article in question was methodologically based on exploratory and descriptive research, in which we sought to gather information about the subject matter. We seek to highlight the use of TDCIs as a process of change in different learning environments and which brings something innovative within it.Las nuevas tecnologías y la globalización de la automatización de procesos configuran un escenario de cambios no sólo económicos, sino también sociales y profesionales. En este contexto de transformaciones globales, surgen nuevas profesiones, mientras que otras desaparecen o son modificadas por el uso de la tecnología. La sociedad actual es más dependiente de las nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TICD) que están presentes en todos los escenarios del mundo globalizado. Ante esto, la escuela no puede estar ausente y resistirse a estas transmutaciones que se suceden todo el tiempo de manera única y sin retorno. El uso de TDCI en educación tiene resultados directos tanto para el docente en términos de su práctica pedagógica, como para el estudiante en el proceso de construcción de su conocimiento. El objetivo del trabajo fue analizar la importancia de utilizar las TDCI como construcción de conocimiento, así como promover un proceso de innovación en el ámbito escolar. El artículo en cuestión se basó metodológicamente en una investigación exploratoria y descriptiva, en la que se buscó recopilar información sobre el tema. Buscamos resaltar el uso de las TDCI como un proceso de cambio en diferentes entornos de aprendizaje y que aporta algo innovador en su interior.Research, Society and Development2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4368410.33448/rsd-v12i11.43684Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e65121143684Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e65121143684Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e651211436842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684/35135Copyright (c) 2023 Moacir de Souza Júnior; Maria do Carmo da Silva Souza; Maria Eliane Araújo Gama; Francisca Talitta Muniz Saboya; Neide Rafael Alves Braga; Sandra Maria Jerônimo Pereira; Maria Eunice de Oliveira Lima e Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Júnior, Moacir deSouza, Maria do Carmo da Silva Gama, Maria Eliane Araújo Saboya, Francisca Talitta Muniz Braga, Neide Rafael Alves Pereira, Sandra Maria Jerônimo Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43684Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
The use of Digital Communication and Information Technologies (DCITs) as a process of knowledge construction and pedagogical innovation within the school environment
El uso de las Tecnologías de la Informaciòn y la Comunicaciòn Digital (TICD) como proceso de construcción de conocimiento e innovación pedagógica en el ámbito escolar
title O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
spellingShingle O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
Souza Júnior, Moacir de
Tecnologias
Escola
Aprendizagem
Conhecimento
Ensino
Inovação.
Technologies
School
Learning
Knowledge
Teaching
Innovation.
Tecnologías
Escuela
Aprendiendo
Conocimiento
Enseñanza
Innovación.
title_short O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
title_full O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
title_fullStr O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
title_full_unstemmed O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
title_sort O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
author Souza Júnior, Moacir de
author_facet Souza Júnior, Moacir de
Souza, Maria do Carmo da Silva
Gama, Maria Eliane Araújo
Saboya, Francisca Talitta Muniz
Braga, Neide Rafael Alves
Pereira, Sandra Maria Jerônimo
Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e
author_role author
author2 Souza, Maria do Carmo da Silva
Gama, Maria Eliane Araújo
Saboya, Francisca Talitta Muniz
Braga, Neide Rafael Alves
Pereira, Sandra Maria Jerônimo
Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, Moacir de
Souza, Maria do Carmo da Silva
Gama, Maria Eliane Araújo
Saboya, Francisca Talitta Muniz
Braga, Neide Rafael Alves
Pereira, Sandra Maria Jerônimo
Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Escola
Aprendizagem
Conhecimento
Ensino
Inovação.
Technologies
School
Learning
Knowledge
Teaching
Innovation.
Tecnologías
Escuela
Aprendiendo
Conocimiento
Enseñanza
Innovación.
topic Tecnologias
Escola
Aprendizagem
Conhecimento
Ensino
Inovação.
Technologies
School
Learning
Knowledge
Teaching
Innovation.
Tecnologías
Escuela
Aprendiendo
Conocimiento
Enseñanza
Innovación.
description As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684
10.33448/rsd-v12i11.43684
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i11.43684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684/35135
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e65121143684
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e65121143684
Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e65121143684
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052632484806656