O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684 |
Resumo: | As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador. |
id |
UNIFEI_e15f4bfbb6a39aeca192a5a4eeb24236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43684 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolarThe use of Digital Communication and Information Technologies (DCITs) as a process of knowledge construction and pedagogical innovation within the school environment El uso de las Tecnologías de la Informaciòn y la Comunicaciòn Digital (TICD) como proceso de construcción de conocimiento e innovación pedagógica en el ámbito escolar TecnologiasEscolaAprendizagemConhecimentoEnsinoInovação. TechnologiesSchoolLearningKnowledgeTeachingInnovation.TecnologíasEscuelaAprendiendoConocimientoEnseñanzaInnovación.As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador.New technologies and the globalization of process automation configure a scenario of changes that are not only economic, but also social and professional. In this context of global transformations, new professions emerge, while others disappear or are modified by the use of technology. Society today is more dependent on new Digital Communication and Information Technologies (TDCIs) that are present in all scenarios of the globalized world. Given this, the school cannot be absent and resistant to these transmutations that are happening all the time in a unique way and with no return. The use of TDCIs in education has direct results both for the teacher in terms of their pedagogical practice, and for the student in the process of building their knowledge. The aim of the work was to analyze the importance of using TDCIs as a construction of knowledge, as well as promoting an innovation process within the school environment. The article in question was methodologically based on exploratory and descriptive research, in which we sought to gather information about the subject matter. We seek to highlight the use of TDCIs as a process of change in different learning environments and which brings something innovative within it.Las nuevas tecnologías y la globalización de la automatización de procesos configuran un escenario de cambios no sólo económicos, sino también sociales y profesionales. En este contexto de transformaciones globales, surgen nuevas profesiones, mientras que otras desaparecen o son modificadas por el uso de la tecnología. La sociedad actual es más dependiente de las nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TICD) que están presentes en todos los escenarios del mundo globalizado. Ante esto, la escuela no puede estar ausente y resistirse a estas transmutaciones que se suceden todo el tiempo de manera única y sin retorno. El uso de TDCI en educación tiene resultados directos tanto para el docente en términos de su práctica pedagógica, como para el estudiante en el proceso de construcción de su conocimiento. El objetivo del trabajo fue analizar la importancia de utilizar las TDCI como construcción de conocimiento, así como promover un proceso de innovación en el ámbito escolar. El artículo en cuestión se basó metodológicamente en una investigación exploratoria y descriptiva, en la que se buscó recopilar información sobre el tema. Buscamos resaltar el uso de las TDCI como un proceso de cambio en diferentes entornos de aprendizaje y que aporta algo innovador en su interior.Research, Society and Development2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4368410.33448/rsd-v12i11.43684Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e65121143684Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e65121143684Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e651211436842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684/35135Copyright (c) 2023 Moacir de Souza Júnior; Maria do Carmo da Silva Souza; Maria Eliane Araújo Gama; Francisca Talitta Muniz Saboya; Neide Rafael Alves Braga; Sandra Maria Jerônimo Pereira; Maria Eunice de Oliveira Lima e Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Júnior, Moacir deSouza, Maria do Carmo da Silva Gama, Maria Eliane Araújo Saboya, Francisca Talitta Muniz Braga, Neide Rafael Alves Pereira, Sandra Maria Jerônimo Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e 2023-11-08T11:58:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43684Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-08T11:58:58Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar The use of Digital Communication and Information Technologies (DCITs) as a process of knowledge construction and pedagogical innovation within the school environment El uso de las Tecnologías de la Informaciòn y la Comunicaciòn Digital (TICD) como proceso de construcción de conocimiento e innovación pedagógica en el ámbito escolar |
title |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar Souza Júnior, Moacir de Tecnologias Escola Aprendizagem Conhecimento Ensino Inovação. Technologies School Learning Knowledge Teaching Innovation. Tecnologías Escuela Aprendiendo Conocimiento Enseñanza Innovación. |
title_short |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
title_full |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
title_sort |
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs) como processo de construção do conhecimento e inovação pedagógica dentro do ambiente escolar |
author |
Souza Júnior, Moacir de |
author_facet |
Souza Júnior, Moacir de Souza, Maria do Carmo da Silva Gama, Maria Eliane Araújo Saboya, Francisca Talitta Muniz Braga, Neide Rafael Alves Pereira, Sandra Maria Jerônimo Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maria do Carmo da Silva Gama, Maria Eliane Araújo Saboya, Francisca Talitta Muniz Braga, Neide Rafael Alves Pereira, Sandra Maria Jerônimo Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Moacir de Souza, Maria do Carmo da Silva Gama, Maria Eliane Araújo Saboya, Francisca Talitta Muniz Braga, Neide Rafael Alves Pereira, Sandra Maria Jerônimo Silva , Maria Eunice de Oliveira Lima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Escola Aprendizagem Conhecimento Ensino Inovação. Technologies School Learning Knowledge Teaching Innovation. Tecnologías Escuela Aprendiendo Conocimiento Enseñanza Innovación. |
topic |
Tecnologias Escola Aprendizagem Conhecimento Ensino Inovação. Technologies School Learning Knowledge Teaching Innovation. Tecnologías Escuela Aprendiendo Conocimiento Enseñanza Innovación. |
description |
As novas tecnologias e a mundialização de automação de processos configuram um cenário de mudanças não só econômicas, mas sociais e profissionais. Nesse contexto de transformações globais novas profissões surgem, enquanto outras desaparecem ou são modificadas pelo uso da tecnologia. A sociedade hoje está mais dependente das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) que estão presentes em todos os cenários do mundo globalizado. Diante disso, a escola não pode estar ausente e resistente às essas transmutações que estão a acontecer o tempo inteiro de forma única e sem volta. O uso das TDCIs na educação tem resultados diretos tanto para o professor no que diz respeito a sua prática pedagógica, quanto para o aluno no processo de construção do seu conhecimento. O trabalho teve por objetivo analisar a importância do uso das TDCIs como construção do conhecimento, bem como favorecer um processo de inovação dentro do ambiente escolar. O artigo em questão teve como base metodológica uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no qual buscamos levantar informações acerca do assunto tema. Procuramos destacar o uso das TDCIs como processo de mudança nos diversos ambientes de aprendizagem e que traz no seu interior algo inovador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684 10.33448/rsd-v12i11.43684 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i11.43684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43684/35135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 11; e65121143684 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 11; e65121143684 Research, Society and Development; v. 12 n. 11; e65121143684 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052632484806656 |