Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Emerson André Negrão do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendonça, Flávia Silva, Henriques, Antônio Marcos da Silva, Oliveira, Rafael Reis de, Alves, Sofia de Menezes, Dias, Lucas Guimarães, Sosthenes, Márcia Consentino Kronka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43270
Resumo: O estudo da Anatomia Humana tem passado por inúmeras mudanças ao longo do tempo. Os métodos tradicionais de ensino, como o estudo em cadáveres, ao apresentarem limitações, encontraram na produção de modelos anatômicos a partir da impressão tridimensional (3D) uma solução inovadora para ser utilizada nas práticas de ensino. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a possibilidade da aplicação da impressão tridimensional nas áreas de ensino e aprendizagem da Anatomia Humana nas escolas médicas. Realizou-se uma análise descritiva, baseada em revisão integrativa da literatura, em estudos publicados entre 2013 e 2022, utilizando os termos (DeCS/MeSH): “Three-Dimensional Printing”, “Medical Education” e “Anatomy”, aplicado em Inglês e seus correspondentes em Espanhol e Português. A impressão 3D mostrou-se uma importante ferramenta para o estudo da Anatomia Humana, de forma a permitir melhor identificação das estruturas anatômicas nos diferentes Sistemas, propiciando maior retenção, a longo prazo, das informações estudadas e potencializando o aprendizado anatômico, em conjunto com outros materiais impressos e virtuais, peças cadavéricas e realidade virtual aumentada. Ressalta-se a importância de investimento no uso da impressão 3D em abordagens educacionais e exploração das possíveis melhorias na educação médica.
id UNIFEI_fb8783e1cd21422df30e58d63ee4a7d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43270
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literaturaUsing three-dimensional printing in the teaching and learning of Human Anatomy: An integrative literature reviewEl uso de la impresión tridimensional en la enseñanza y aprendizaje de la Anatomía Humana: Una revisión bibliográfica integradoraThree-Dimensional PrintingMedical EducationTeachingAnatomy.Impresión TridimensionalEducación MédicaEnseñanzaAnatomía.Impressão tridimensionalEducação MédicaEnsinoAnatomia.O estudo da Anatomia Humana tem passado por inúmeras mudanças ao longo do tempo. Os métodos tradicionais de ensino, como o estudo em cadáveres, ao apresentarem limitações, encontraram na produção de modelos anatômicos a partir da impressão tridimensional (3D) uma solução inovadora para ser utilizada nas práticas de ensino. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a possibilidade da aplicação da impressão tridimensional nas áreas de ensino e aprendizagem da Anatomia Humana nas escolas médicas. Realizou-se uma análise descritiva, baseada em revisão integrativa da literatura, em estudos publicados entre 2013 e 2022, utilizando os termos (DeCS/MeSH): “Three-Dimensional Printing”, “Medical Education” e “Anatomy”, aplicado em Inglês e seus correspondentes em Espanhol e Português. A impressão 3D mostrou-se uma importante ferramenta para o estudo da Anatomia Humana, de forma a permitir melhor identificação das estruturas anatômicas nos diferentes Sistemas, propiciando maior retenção, a longo prazo, das informações estudadas e potencializando o aprendizado anatômico, em conjunto com outros materiais impressos e virtuais, peças cadavéricas e realidade virtual aumentada. Ressalta-se a importância de investimento no uso da impressão 3D em abordagens educacionais e exploração das possíveis melhorias na educação médica.The study of Human Anatomy has undergone numerous changes over time. Traditional teaching methods, such as the study of cadavers, have been limited and the production of anatomical models using three-dimensional (3D) printing has provided an innovative solution for use in teaching practices. The objective of the present study was to analyze the possibility of applying three-dimensional printing to the teaching and learning of Human Anatomy in medical schools. A descriptive analysis was carried out, based on an integrative literature review of studies published between 2013 and 2022, using the terms (DeCS/MeSH): "Three-Dimensional Printing", "Medical Education" and "Anatomy", applied in English and their correspondents in Spanish and Portuguese. 3D printing is an important tool for studying Human Anatomy, enabling better identification of anatomical points in the different systems, providing greater long-term retention of the information studied and enhancing anatomical learning, in conjunction with other printed and virtual materials, cadaveric parts and augmented virtual reality. The importance of investing in the use of 3D printing in educational approaches and exploring possible improvements in medical education is highlighted.El estudio de la Anatomía Humana ha experimentado innumerables cambios a lo largo del tiempo. Los métodos de enseñanza tradicionales, como el estudio de cadáveres, han tenido sus limitaciones, y la producción de modelos anatómicos mediante impresión tridimensional (3D) ha proporcionado una solución innovadora para su uso en las prácticas docentes. El objetivo del presente estudio era analizar la posibilidad de aplicar la impresión tridimensional a la enseñanza y el aprendizaje de la Anatomía Humana en las facultades de medicina. Se realizó un análisis descriptivo, basado en una revisión bibliográfica integradora de estudios publicados entre 2013 y 2022, utilizando los términos (DeCS/MeSH): "Three-Dimensional Printing", "Medical Education" y "Anatomy", aplicados en inglés y sus correspondientes en español y portugués. La impresión 3D es una herramienta importante para el estudio de la Anatomía Humana, permitiendo una mejor identificación de los puntos anatómicos en los diferentes sistemas, proporcionando una mayor retención a largo plazo de la información estudiada y mejorando el aprendizaje anatómico, en conjunto con otros materiales impresos y virtuales, partes cadavéricas y realidad virtual aumentada. Se hace hincapié en la importancia de invertir en el uso de la impresión 3D en los enfoques educativos y explorar posibles mejoras en la educación médica.Research, Society and Development2023-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4327010.33448/rsd-v12i9.43270Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e12712943270Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e12712943270Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e127129432702525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43270/34879Copyright (c) 2023 Emerson André Negrão do Nascimento; Flávia Silva Mendonça; Antônio Marcos da Silva Henriques; Rafael Reis de Oliveira; Sofia de Menezes Alves; Lucas Guimarães Dias; Márcia Consentino Kronka Sostheneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Emerson André Negrão doMendonça, Flávia SilvaHenriques, Antônio Marcos da SilvaOliveira, Rafael Reis deAlves, Sofia de MenezesDias, Lucas GuimarãesSosthenes, Márcia Consentino Kronka2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43270Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
Using three-dimensional printing in the teaching and learning of Human Anatomy: An integrative literature review
El uso de la impresión tridimensional en la enseñanza y aprendizaje de la Anatomía Humana: Una revisión bibliográfica integradora
title Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
spellingShingle Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
Nascimento, Emerson André Negrão do
Three-Dimensional Printing
Medical Education
Teaching
Anatomy.
Impresión Tridimensional
Educación Médica
Enseñanza
Anatomía.
Impressão tridimensional
Educação Médica
Ensino
Anatomia.
title_short Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
title_full Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
title_sort Uso da impressão tridimensional no ensino e na aprendizagem da Anatomia Humana: Uma revisão integrativa de literatura
author Nascimento, Emerson André Negrão do
author_facet Nascimento, Emerson André Negrão do
Mendonça, Flávia Silva
Henriques, Antônio Marcos da Silva
Oliveira, Rafael Reis de
Alves, Sofia de Menezes
Dias, Lucas Guimarães
Sosthenes, Márcia Consentino Kronka
author_role author
author2 Mendonça, Flávia Silva
Henriques, Antônio Marcos da Silva
Oliveira, Rafael Reis de
Alves, Sofia de Menezes
Dias, Lucas Guimarães
Sosthenes, Márcia Consentino Kronka
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Emerson André Negrão do
Mendonça, Flávia Silva
Henriques, Antônio Marcos da Silva
Oliveira, Rafael Reis de
Alves, Sofia de Menezes
Dias, Lucas Guimarães
Sosthenes, Márcia Consentino Kronka
dc.subject.por.fl_str_mv Three-Dimensional Printing
Medical Education
Teaching
Anatomy.
Impresión Tridimensional
Educación Médica
Enseñanza
Anatomía.
Impressão tridimensional
Educação Médica
Ensino
Anatomia.
topic Three-Dimensional Printing
Medical Education
Teaching
Anatomy.
Impresión Tridimensional
Educación Médica
Enseñanza
Anatomía.
Impressão tridimensional
Educação Médica
Ensino
Anatomia.
description O estudo da Anatomia Humana tem passado por inúmeras mudanças ao longo do tempo. Os métodos tradicionais de ensino, como o estudo em cadáveres, ao apresentarem limitações, encontraram na produção de modelos anatômicos a partir da impressão tridimensional (3D) uma solução inovadora para ser utilizada nas práticas de ensino. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a possibilidade da aplicação da impressão tridimensional nas áreas de ensino e aprendizagem da Anatomia Humana nas escolas médicas. Realizou-se uma análise descritiva, baseada em revisão integrativa da literatura, em estudos publicados entre 2013 e 2022, utilizando os termos (DeCS/MeSH): “Three-Dimensional Printing”, “Medical Education” e “Anatomy”, aplicado em Inglês e seus correspondentes em Espanhol e Português. A impressão 3D mostrou-se uma importante ferramenta para o estudo da Anatomia Humana, de forma a permitir melhor identificação das estruturas anatômicas nos diferentes Sistemas, propiciando maior retenção, a longo prazo, das informações estudadas e potencializando o aprendizado anatômico, em conjunto com outros materiais impressos e virtuais, peças cadavéricas e realidade virtual aumentada. Ressalta-se a importância de investimento no uso da impressão 3D em abordagens educacionais e exploração das possíveis melhorias na educação médica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43270
10.33448/rsd-v12i9.43270
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43270
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i9.43270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43270/34879
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e12712943270
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e12712943270
Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e12712943270
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630864756736