OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cassiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lazaretti, Lucinéia Maria, Eidt, Nádia Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553
Resumo: O presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural.  
id UNIFESP-3_67b698ddb66d22d38534901b8004c9c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/553
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVAO presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural.  Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55310.34024/olhares.2017.v5.553Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 6-212317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553/243Magalhães, CassianaLazaretti, Lucinéia MariaEidt, Nádia Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/553Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
title OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
spellingShingle OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
Magalhães, Cassiana
title_short OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
title_full OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
title_fullStr OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
title_full_unstemmed OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
title_sort OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
author Magalhães, Cassiana
author_facet Magalhães, Cassiana
Lazaretti, Lucinéia Maria
Eidt, Nádia Mara
author_role author
author2 Lazaretti, Lucinéia Maria
Eidt, Nádia Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cassiana
Lazaretti, Lucinéia Maria
Eidt, Nádia Mara
description O presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553
10.34024/olhares.2017.v5.553
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553/243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 6-21
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827886841856