OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural. |
id |
UNIFESP-3_67b698ddb66d22d38534901b8004c9c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/553 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVAO presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural. Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/55310.34024/olhares.2017.v5.553Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 6-212317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553/243Magalhães, CassianaLazaretti, Lucinéia MariaEidt, Nádia Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/553Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
title |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
spellingShingle |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA Magalhães, Cassiana |
title_short |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
title_full |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
title_fullStr |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
title_full_unstemmed |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
title_sort |
OS BEBÊS E AS APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FORMATIVA |
author |
Magalhães, Cassiana |
author_facet |
Magalhães, Cassiana Lazaretti, Lucinéia Maria Eidt, Nádia Mara |
author_role |
author |
author2 |
Lazaretti, Lucinéia Maria Eidt, Nádia Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Cassiana Lazaretti, Lucinéia Maria Eidt, Nádia Mara |
description |
O presente trabalho visa apresentar as contribuições da Psicologia Histórico- Cultural para organizar o trabalho educativo com bebês, usando como recurso o cesto de tesouros. Entendemos que recursos dessa natureza podem auxiliar na organização do trabalho pedagógico com bebês contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de capacidades psíquicas dos pequeninos. A possibilidade de intervenção que deu origem a esse trabalho foi realizada no berçário de uma instituição municipal do interior do Paraná, mediante parceria entre a coordenadora do PIBID, supervisora (a professora do berçário) e alunos bolsistas do Programa. Como resultados, consideramos que o trabalho educativo, quando planejado com recursos mediadores, amplia as possibilidades de interesses e de aprendizagens dosbebês. PALAVRAS-CHAVE: bebês, intervenção pedagógica, psicologia histórico-cultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553 10.34024/olhares.2017.v5.553 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/553/243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 6-21 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1788165827886841856 |