PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thees, Andréa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/258
Resumo: Este trabalho representa um recorte de uma pesquisa de Mestrado que consistiu em investigar como são desenvolvidas as práticas profissionais de professores de matemática que lecionam na EJA. Neste artigo apresento as práticas não letivas: de formação e na instituição.  Por meio de um estudo de caso do cotidiano de três professores de matemática que lecionam para pessoas jovens e adultas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos investigativos foram as observações de campo, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. O estudo indicou que existe uma deficiência na formação inicial e continuada do professor de matemática para lecionar na EJA. Na instituição escolar, a falta de colaboração caracteriza uma postura profissional marcada pelo individualismo. Nas práticas não letivas na instituição sobressai uma atitude desinteressada, com professores que desconhecem as leis e regulamentações referentes à modalidade em que lecionam, mas apenas cumprem as regras e exigências do sistema educacional.
id UNIFESP-3_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVASEste trabalho representa um recorte de uma pesquisa de Mestrado que consistiu em investigar como são desenvolvidas as práticas profissionais de professores de matemática que lecionam na EJA. Neste artigo apresento as práticas não letivas: de formação e na instituição.  Por meio de um estudo de caso do cotidiano de três professores de matemática que lecionam para pessoas jovens e adultas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos investigativos foram as observações de campo, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. O estudo indicou que existe uma deficiência na formação inicial e continuada do professor de matemática para lecionar na EJA. Na instituição escolar, a falta de colaboração caracteriza uma postura profissional marcada pelo individualismo. Nas práticas não letivas na instituição sobressai uma atitude desinteressada, com professores que desconhecem as leis e regulamentações referentes à modalidade em que lecionam, mas apenas cumprem as regras e exigências do sistema educacional.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/25810.34024/olhares.2014.v2.258Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 449-4702317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/258/113Thees, Andréainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
title PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
spellingShingle PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
Thees, Andréa
title_short PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
title_full PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
title_fullStr PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
title_full_unstemmed PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
title_sort PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA: UM ESTUDO SOBRE SUAS PRÁTICAS NÃO LETIVAS
author Thees, Andréa
author_facet Thees, Andréa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thees, Andréa
description Este trabalho representa um recorte de uma pesquisa de Mestrado que consistiu em investigar como são desenvolvidas as práticas profissionais de professores de matemática que lecionam na EJA. Neste artigo apresento as práticas não letivas: de formação e na instituição.  Por meio de um estudo de caso do cotidiano de três professores de matemática que lecionam para pessoas jovens e adultas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos investigativos foram as observações de campo, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. O estudo indicou que existe uma deficiência na formação inicial e continuada do professor de matemática para lecionar na EJA. Na instituição escolar, a falta de colaboração caracteriza uma postura profissional marcada pelo individualismo. Nas práticas não letivas na instituição sobressai uma atitude desinteressada, com professores que desconhecem as leis e regulamentações referentes à modalidade em que lecionam, mas apenas cumprem as regras e exigências do sistema educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/258
10.34024/olhares.2014.v2.258
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/258
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/258/113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 449-470
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233688371200