Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Fernanda Marques de Almeida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Albuquerque, Lúcia Silva, Marques, José Ribamar de Carvalho, Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263
Resumo: Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa
id UNIFOR-2_19d7f8252c9ccd64bf68c55fad5bb754
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/263
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologiasCom o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma EmpresaUniversidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/26310.5020/2318-0722.13.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 13 n. 1 (2007)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/263/pdfHolanda, Fernanda Marques de AlmeidaAlbuquerque, Lúcia SilvaMarques, José Ribamar de CarvalhoCavalcante, Paulo Roberto Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:29:34Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/263Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:29:34Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
title Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
spellingShingle Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
Holanda, Fernanda Marques de Almeida
title_short Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
title_full Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
title_fullStr Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
title_full_unstemmed Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
title_sort Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
author Holanda, Fernanda Marques de Almeida
author_facet Holanda, Fernanda Marques de Almeida
Albuquerque, Lúcia Silva
Marques, José Ribamar de Carvalho
Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
author_role author
author2 Albuquerque, Lúcia Silva
Marques, José Ribamar de Carvalho
Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Fernanda Marques de Almeida
Albuquerque, Lúcia Silva
Marques, José Ribamar de Carvalho
Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
description Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263
10.5020/2318-0722.13.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.13.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 13 n. 1 (2007)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806358528000