Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263 |
Resumo: | Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa |
id |
UNIFOR-2_19d7f8252c9ccd64bf68c55fad5bb754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/263 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologiasCom o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma EmpresaUniversidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/26310.5020/2318-0722.13.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 13 n. 1 (2007)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/263/pdfHolanda, Fernanda Marques de AlmeidaAlbuquerque, Lúcia SilvaMarques, José Ribamar de CarvalhoCavalcante, Paulo Roberto Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:29:34Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/263Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:29:34Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
title |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
spellingShingle |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias Holanda, Fernanda Marques de Almeida |
title_short |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
title_full |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
title_fullStr |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
title_full_unstemmed |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
title_sort |
Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias |
author |
Holanda, Fernanda Marques de Almeida |
author_facet |
Holanda, Fernanda Marques de Almeida Albuquerque, Lúcia Silva Marques, José Ribamar de Carvalho Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Lúcia Silva Marques, José Ribamar de Carvalho Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Fernanda Marques de Almeida Albuquerque, Lúcia Silva Marques, José Ribamar de Carvalho Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega |
description |
Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263 10.5020/2318-0722.13.1.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.13.1.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 13 n. 1 (2007) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165806358528000 |