O papel da biblioteca na formação de leitores infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortelete, Juliane Luiza Schons
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278
Resumo: Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses.
id UNIJ_0ba4df2515775ed43a7bb688bc86851e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4278
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO papel da biblioteca na formação de leitores infantis2017-07-2520162017-07-25T21:43:00Z2017-07-25T21:43:00ZEste trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses.46 f.EducaçãoPedagogiaBibliotecaFormação de LeitoresEducação BásicaLiteratura Infantilhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278DMD_hdl_123456789/4278Cortelete, Juliane Luiza Schonsporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4278/1/Juliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdfapplication/pdf1114377http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4278/1/Juliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdf89b45bd22e7804d2e2c5f47aee7531e1MD5123456789_4278_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
title O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
spellingShingle O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
Cortelete, Juliane Luiza Schons
Educação
Pedagogia
Biblioteca
Formação de Leitores
Educação Básica
Literatura Infantil
title_short O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
title_full O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
title_fullStr O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
title_full_unstemmed O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
title_sort O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
author Cortelete, Juliane Luiza Schons
author_facet Cortelete, Juliane Luiza Schons
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortelete, Juliane Luiza Schons
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Biblioteca
Formação de Leitores
Educação Básica
Literatura Infantil
topic Educação
Pedagogia
Biblioteca
Formação de Leitores
Educação Básica
Literatura Infantil
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses.
46 f.
description Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-25T21:43:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T21:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278
DMD_hdl_123456789/4278
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993275514880