O papel da biblioteca na formação de leitores infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278 |
Resumo: | Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses. |
id |
UNIJ_0ba4df2515775ed43a7bb688bc86851e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4278 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO papel da biblioteca na formação de leitores infantis2017-07-2520162017-07-25T21:43:00Z2017-07-25T21:43:00ZEste trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses.46 f.EducaçãoPedagogiaBibliotecaFormação de LeitoresEducação BásicaLiteratura Infantilhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278DMD_hdl_123456789/4278Cortelete, Juliane Luiza Schonsporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4278/1/Juliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdfapplication/pdf1114377http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4278/1/Juliane%20Luiza%20Schons%20Cortelete.pdf89b45bd22e7804d2e2c5f47aee7531e1MD5123456789_4278_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
title |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
spellingShingle |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis Cortelete, Juliane Luiza Schons Educação Pedagogia Biblioteca Formação de Leitores Educação Básica Literatura Infantil |
title_short |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
title_full |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
title_fullStr |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
title_full_unstemmed |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
title_sort |
O papel da biblioteca na formação de leitores infantis |
author |
Cortelete, Juliane Luiza Schons |
author_facet |
Cortelete, Juliane Luiza Schons |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortelete, Juliane Luiza Schons |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Biblioteca Formação de Leitores Educação Básica Literatura Infantil |
topic |
Educação Pedagogia Biblioteca Formação de Leitores Educação Básica Literatura Infantil |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses. 46 f. |
description |
Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-25T21:43:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T21:43:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278 DMD_hdl_123456789/4278 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993275514880 |