A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386 |
Resumo: | Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar. |
id |
UNIJ_38f6cb6b5aaf86b32de6c7366eba448a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3386 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS2016-04-2020152016-04-20T11:28:44Z2016-04-20T11:28:44ZEste estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar.62 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaSéries iniciaisÂmbito escolarAbordagens pedagógicashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386DMD_hdl_123456789/3386Zottis, Sérgio Antônio Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3386/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdfapplication/pdf559424http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3386/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20F%c3%adsica%20-%20S%c3%a9rgio%20Zottis.pdf19673183bf65695c279709e409bc639aMD5123456789_3386_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
title |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
spellingShingle |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS Zottis, Sérgio Antônio Moreira Ciências da Saúde Educação Física Séries iniciais Âmbito escolar Abordagens pedagógicas |
title_short |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
title_full |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
title_fullStr |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
title_full_unstemmed |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
title_sort |
A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS |
author |
Zottis, Sérgio Antônio Moreira |
author_facet |
Zottis, Sérgio Antônio Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zottis, Sérgio Antônio Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Séries iniciais Âmbito escolar Abordagens pedagógicas |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Séries iniciais Âmbito escolar Abordagens pedagógicas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar. 62 f. |
description |
Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-20T11:28:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-20T11:28:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386 DMD_hdl_123456789/3386 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415168598802432 |