Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado na perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Adriela Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6133
Resumo: Neste trabalho procuro identificar elementos que podem potencializar a aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no AEE-Atendimento Educacional Especializado, a partir de situações matemáticas que envolveram conceitos introdutórios da álgebra e a mobilização e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa e está caracterizada como Estudo de Caso. Participaram da investigação três alunos com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que frequentam os anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual, do município de Ijuí/RS. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, as quais foram filmadas e posteriormente transcritas. A interpretação e análise baseiam-se na perspectiva Histórico-Cultural, mais especificamente nos estudos de Vigotski (2001; 2008; 2010) e Leontiev (1978). Esses dados foram organizados a partir da Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES e GALIAZZI, 2016), apontando para o estabelecimento de três categorias de análise, as quais conduzem às proposições do estudo. As categorias são: Interdependência entre Atividades Principais, Interação e Significação e Apropriação do Pensamento Algébrico. Os resultados indicam que a interdependência entre as atividades principais do professor – atividade de ensino e do aluno – atividade de estudo, impulsiona a formação e a transformação do psiquismo do aluno e do professor. Apontam, que a qualidade das interações entre alunos e professor em situações de estudo no AEE favorece o processo de significação algébrica, e que o ambiente interativo propicia a imitação do outro impulsionando a apropriação dos significados conceituais. E, indicam que a apropriação do pensamento algébrico por alunos com deficiência intelectual potencializa o desenvolvimento conceitual.
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