Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento. |
id |
UNIJ_6917c0cafb4be9057e6d53b320046636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3617 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação e formação: a especificidade da tarefa escolar2016-08-2220152016-08-22T17:03:10Z2016-08-22T17:03:10ZO presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.45 f.Ciências HumanasPedagogiaEscolaAlunoSujeitoConhecimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617DMD_hdl_123456789/3617Leindecker, Jéssica de Limaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJ%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3617/1/J%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfapplication/pdf395156http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3617/1/J%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfa20cd25ec3178caf5ae3c9688fab6af8MD5123456789_3617_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
title |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
spellingShingle |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar Leindecker, Jéssica de Lima Ciências Humanas Pedagogia Escola Aluno Sujeito Conhecimento |
title_short |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
title_full |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
title_fullStr |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
title_full_unstemmed |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
title_sort |
Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar |
author |
Leindecker, Jéssica de Lima |
author_facet |
Leindecker, Jéssica de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leindecker, Jéssica de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Escola Aluno Sujeito Conhecimento |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Escola Aluno Sujeito Conhecimento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento. 45 f. |
description |
O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-08-22T17:03:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-22T17:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617 DMD_hdl_123456789/3617 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415346234916864 |