Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leindecker, Jéssica de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.
id UNIJ_6917c0cafb4be9057e6d53b320046636
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3617
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação e formação: a especificidade da tarefa escolar2016-08-2220152016-08-22T17:03:10Z2016-08-22T17:03:10ZO presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.45 f.Ciências HumanasPedagogiaEscolaAlunoSujeitoConhecimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617DMD_hdl_123456789/3617Leindecker, Jéssica de Limaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJ%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3617/1/J%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfapplication/pdf395156http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3617/1/J%c3%a9ssica%20de%20Lima%20Leindecker.pdfa20cd25ec3178caf5ae3c9688fab6af8MD5123456789_3617_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
title Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
spellingShingle Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
Leindecker, Jéssica de Lima
Ciências Humanas
Pedagogia
Escola
Aluno
Sujeito
Conhecimento
title_short Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
title_full Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
title_fullStr Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
title_full_unstemmed Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
title_sort Educação e formação: a especificidade da tarefa escolar
author Leindecker, Jéssica de Lima
author_facet Leindecker, Jéssica de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leindecker, Jéssica de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Escola
Aluno
Sujeito
Conhecimento
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Escola
Aluno
Sujeito
Conhecimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.
45 f.
description O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-08-22T17:03:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-22T17:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617
DMD_hdl_123456789/3617
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3617
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415346234916864