Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645 |
Resumo: | O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica. |
id |
UNIJ_6b445be52bdd331b5fbb5a8c2fe11a78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1645 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisModelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura2013-05-0720122013-05-07T19:12:38Z2013-05-07T19:12:38ZO presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.18 f.Ensino de matemáticaMetodologias de ensinoEstratégias de ensinoModelagem matemáticaEnsino médioMatemáticaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645DMD_hdl_123456789/1645Porciuncula, Cleber Mateus Duarteporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/3/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txttext/plain44178http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/3/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txtc083dc65ff5ccd95929f548cc9a2f397MD5123456789_1645_3CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/1/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfapplication/pdf113929http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/1/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfbed2af61f5b0ca44be928988a865031fMD5123456789_1645_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
title |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
spellingShingle |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura Porciuncula, Cleber Mateus Duarte Ensino de matemática Metodologias de ensino Estratégias de ensino Modelagem matemática Ensino médio Matemática Ciências Exatas e da Terra |
title_short |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
title_full |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
title_fullStr |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
title_sort |
Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura |
author |
Porciuncula, Cleber Mateus Duarte |
author_facet |
Porciuncula, Cleber Mateus Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porciuncula, Cleber Mateus Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Metodologias de ensino Estratégias de ensino Modelagem matemática Ensino médio Matemática Ciências Exatas e da Terra |
topic |
Ensino de matemática Metodologias de ensino Estratégias de ensino Modelagem matemática Ensino médio Matemática Ciências Exatas e da Terra |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica. 18 f. |
description |
O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-05-07T19:12:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-07T19:12:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645 DMD_hdl_123456789/1645 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413617961467904 |