Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciuncula, Cleber Mateus Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645
Resumo: O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.
id UNIJ_6b445be52bdd331b5fbb5a8c2fe11a78
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1645
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisModelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura2013-05-0720122013-05-07T19:12:38Z2013-05-07T19:12:38ZO presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.18 f.Ensino de matemáticaMetodologias de ensinoEstratégias de ensinoModelagem matemáticaEnsino médioMatemáticaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645DMD_hdl_123456789/1645Porciuncula, Cleber Mateus Duarteporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/3/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txttext/plain44178http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/3/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdf.txtc083dc65ff5ccd95929f548cc9a2f397MD5123456789_1645_3CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/1/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfapplication/pdf113929http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1645/1/CLEBER%20ARTIGO%20final-tsc.pdfbed2af61f5b0ca44be928988a865031fMD5123456789_1645_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
title Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
spellingShingle Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
Porciuncula, Cleber Mateus Duarte
Ensino de matemática
Metodologias de ensino
Estratégias de ensino
Modelagem matemática
Ensino médio
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
title_short Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
title_full Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
title_fullStr Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
title_full_unstemmed Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
title_sort Modelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciatura
author Porciuncula, Cleber Mateus Duarte
author_facet Porciuncula, Cleber Mateus Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciuncula, Cleber Mateus Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Metodologias de ensino
Estratégias de ensino
Modelagem matemática
Ensino médio
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
topic Ensino de matemática
Metodologias de ensino
Estratégias de ensino
Modelagem matemática
Ensino médio
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.
18 f.
description O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-05-07T19:12:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T19:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645
DMD_hdl_123456789/1645
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1645
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617961467904