Inclusão e gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2737 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar na perspectiva da gestão escolar. A inclusão é pensada a partir dos princípios dos direitos humanos: igualdade e respeito à diversidade. Este estudo teve como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo empírico na busca de dados das experiências de gestores por meio da realização de entrevista estruturada. A entrevista foi realizada com uma professora que desempenha atualmente a função de coordenadora pedagógica de uma escola municipal da rede de ensino, com a finalidade de verificar a formação dos professores e gestores em relação ao atendimento de pessoas com deficiência nas escolas. |
id |
UNIJ_91d9d0820c8856d2239bcc05e3c70c43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2737 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInclusão e gestão escolar2015-05-0420132015-05-04T12:35:18Z2015-05-04T12:35:18ZEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar na perspectiva da gestão escolar. A inclusão é pensada a partir dos princípios dos direitos humanos: igualdade e respeito à diversidade. Este estudo teve como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo empírico na busca de dados das experiências de gestores por meio da realização de entrevista estruturada. A entrevista foi realizada com uma professora que desempenha atualmente a função de coordenadora pedagógica de uma escola municipal da rede de ensino, com a finalidade de verificar a formação dos professores e gestores em relação ao atendimento de pessoas com deficiência nas escolas.14 f.Ciências HumanasPedagogiaEducaçãoInclusãoGestão escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2737DMD_hdl_123456789/2737Zanella, Franciela Costaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciela%20Costa%20Zanella.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2737/1/Franciela%20Costa%20Zanella.pdfapplication/pdf81728http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2737/1/Franciela%20Costa%20Zanella.pdf9bfba38295cbf6742a8833d8de43818fMD5123456789_2737_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e gestão escolar |
title |
Inclusão e gestão escolar |
spellingShingle |
Inclusão e gestão escolar Zanella, Franciela Costa Ciências Humanas Pedagogia Educação Inclusão Gestão escolar |
title_short |
Inclusão e gestão escolar |
title_full |
Inclusão e gestão escolar |
title_fullStr |
Inclusão e gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Inclusão e gestão escolar |
title_sort |
Inclusão e gestão escolar |
author |
Zanella, Franciela Costa |
author_facet |
Zanella, Franciela Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Franciela Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Educação Inclusão Gestão escolar |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Educação Inclusão Gestão escolar |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar na perspectiva da gestão escolar. A inclusão é pensada a partir dos princípios dos direitos humanos: igualdade e respeito à diversidade. Este estudo teve como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo empírico na busca de dados das experiências de gestores por meio da realização de entrevista estruturada. A entrevista foi realizada com uma professora que desempenha atualmente a função de coordenadora pedagógica de uma escola municipal da rede de ensino, com a finalidade de verificar a formação dos professores e gestores em relação ao atendimento de pessoas com deficiência nas escolas. 14 f. |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar na perspectiva da gestão escolar. A inclusão é pensada a partir dos princípios dos direitos humanos: igualdade e respeito à diversidade. Este estudo teve como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo empírico na busca de dados das experiências de gestores por meio da realização de entrevista estruturada. A entrevista foi realizada com uma professora que desempenha atualmente a função de coordenadora pedagógica de uma escola municipal da rede de ensino, com a finalidade de verificar a formação dos professores e gestores em relação ao atendimento de pessoas com deficiência nas escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2015-05-04T12:35:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-04T12:35:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2737 DMD_hdl_123456789/2737 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2737 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414621813604352 |