Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cichorski, Adriana Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3512
Resumo: Este estudo desenvolve-se sobre o tema “infanticídio no Direito Penal: A culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal”, e teve como objetivo geral realizar a análise do crime de Infanticídio, buscando entender e discutir as diferentes correntes que tratam do estado puerperal como elementar atenuante nesta prática. Buscando alcançar resposta à questão problema “a gestante sob total influência do estado puerperal deveria ser considerada inimputável? Ou deveria apenas ter sua culpabilidade diminuída dependendo do grau em que foi acometida pelo estado puerperal?” Para tanto utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo de uma visão geral sobre o estado puerperal, o qual pode ser enfrentado por todas as mulheres ao entrarem em trabalho de parto causando efeitos que variam em cada mulher, tanto no corpo como na mente; podendo provocar o desejo e a concretização do ato de matar o próprio filho caracterizando o crime insculpido no artigo 123 do Código Penal Brasileiro como Infanticídio. O modelo de investigação empregado foi o bibliográfico, uma vez que, utilizou-se doutrina e legislação, para sua elaboração. Com base no estudo verificou-se que o Infanticídio é um crime privilegiado por envolver alterações fisiológicas que se refletem como incapacidade do executor em avaliar a intensidade do delito que se está cometendo. No entanto, a comprovação de que o crime foi de fato produzido sob efeito do estado puerperal tem sido o grande desafio dos aplicadores do Direito.
id UNIJ_9a42ac4e62edf2b57b9ad8962fcb0146
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3512
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInfanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal2016-06-2220152016-06-22T14:26:28Z2016-06-22T14:26:28ZEste estudo desenvolve-se sobre o tema “infanticídio no Direito Penal: A culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal”, e teve como objetivo geral realizar a análise do crime de Infanticídio, buscando entender e discutir as diferentes correntes que tratam do estado puerperal como elementar atenuante nesta prática. Buscando alcançar resposta à questão problema “a gestante sob total influência do estado puerperal deveria ser considerada inimputável? Ou deveria apenas ter sua culpabilidade diminuída dependendo do grau em que foi acometida pelo estado puerperal?” Para tanto utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo de uma visão geral sobre o estado puerperal, o qual pode ser enfrentado por todas as mulheres ao entrarem em trabalho de parto causando efeitos que variam em cada mulher, tanto no corpo como na mente; podendo provocar o desejo e a concretização do ato de matar o próprio filho caracterizando o crime insculpido no artigo 123 do Código Penal Brasileiro como Infanticídio. O modelo de investigação empregado foi o bibliográfico, uma vez que, utilizou-se doutrina e legislação, para sua elaboração. Com base no estudo verificou-se que o Infanticídio é um crime privilegiado por envolver alterações fisiológicas que se refletem como incapacidade do executor em avaliar a intensidade do delito que se está cometendo. No entanto, a comprovação de que o crime foi de fato produzido sob efeito do estado puerperal tem sido o grande desafio dos aplicadores do Direito.44 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoInfanticídioEstado puerperalCrimehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3512DMD_hdl_123456789/3512Cichorski, Adriana Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessADRIANA-CRISTINA-CICHORSKI-TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3512/1/ADRIANA-CRISTINA-CICHORSKI-TCC.pdfapplication/pdf448320http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3512/1/ADRIANA-CRISTINA-CICHORSKI-TCC.pdf316804a36b341e90e15c865feb716aceMD5123456789_3512_12019-01-21T12:45:00Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
title Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
spellingShingle Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
Cichorski, Adriana Cristina
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Infanticídio
Estado puerperal
Crime
title_short Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
title_full Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
title_fullStr Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
title_full_unstemmed Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
title_sort Infanticídio no direito penal: a culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal
author Cichorski, Adriana Cristina
author_facet Cichorski, Adriana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cichorski, Adriana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Infanticídio
Estado puerperal
Crime
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Infanticídio
Estado puerperal
Crime
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo desenvolve-se sobre o tema “infanticídio no Direito Penal: A culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal”, e teve como objetivo geral realizar a análise do crime de Infanticídio, buscando entender e discutir as diferentes correntes que tratam do estado puerperal como elementar atenuante nesta prática. Buscando alcançar resposta à questão problema “a gestante sob total influência do estado puerperal deveria ser considerada inimputável? Ou deveria apenas ter sua culpabilidade diminuída dependendo do grau em que foi acometida pelo estado puerperal?” Para tanto utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo de uma visão geral sobre o estado puerperal, o qual pode ser enfrentado por todas as mulheres ao entrarem em trabalho de parto causando efeitos que variam em cada mulher, tanto no corpo como na mente; podendo provocar o desejo e a concretização do ato de matar o próprio filho caracterizando o crime insculpido no artigo 123 do Código Penal Brasileiro como Infanticídio. O modelo de investigação empregado foi o bibliográfico, uma vez que, utilizou-se doutrina e legislação, para sua elaboração. Com base no estudo verificou-se que o Infanticídio é um crime privilegiado por envolver alterações fisiológicas que se refletem como incapacidade do executor em avaliar a intensidade do delito que se está cometendo. No entanto, a comprovação de que o crime foi de fato produzido sob efeito do estado puerperal tem sido o grande desafio dos aplicadores do Direito.
44 f.
description Este estudo desenvolve-se sobre o tema “infanticídio no Direito Penal: A culpabilidade e o grau de influência do estado puerperal”, e teve como objetivo geral realizar a análise do crime de Infanticídio, buscando entender e discutir as diferentes correntes que tratam do estado puerperal como elementar atenuante nesta prática. Buscando alcançar resposta à questão problema “a gestante sob total influência do estado puerperal deveria ser considerada inimputável? Ou deveria apenas ter sua culpabilidade diminuída dependendo do grau em que foi acometida pelo estado puerperal?” Para tanto utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo de uma visão geral sobre o estado puerperal, o qual pode ser enfrentado por todas as mulheres ao entrarem em trabalho de parto causando efeitos que variam em cada mulher, tanto no corpo como na mente; podendo provocar o desejo e a concretização do ato de matar o próprio filho caracterizando o crime insculpido no artigo 123 do Código Penal Brasileiro como Infanticídio. O modelo de investigação empregado foi o bibliográfico, uma vez que, utilizou-se doutrina e legislação, para sua elaboração. Com base no estudo verificou-se que o Infanticídio é um crime privilegiado por envolver alterações fisiológicas que se refletem como incapacidade do executor em avaliar a intensidade do delito que se está cometendo. No entanto, a comprovação de que o crime foi de fato produzido sob efeito do estado puerperal tem sido o grande desafio dos aplicadores do Direito.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-06-22T14:26:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T14:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3512
DMD_hdl_123456789/3512
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3512
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415259504050176