Storytellinge e copywriting: técnicas de redação aplicadas ao marketing de conteúdo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5749 |
Resumo: | As mudanças comportamentais que surgiram com a evolução tecnológica exigem que a comunicação de marcas seja reinventada. Hoje, com a disponibilidade e facilidade de informação, a audiência não se contenta mais com a publicidade invasiva tradicional. Manter um relacionamento com o público-alvo é essencial para as marcas que desejam se tornar referência na mente dos consumidores. Uma maneira de fazer isso é oferecendo ao público conteúdos que sejam relevantes, que demonstrem o verdadeiro propósitos das marcas. Nesse cenário, o texto publicitário pode ser um poderoso aliado para estabelecer boas ligações entre emissores e receptores. E, para escrever um bom texto, é preciso que os redatores publicitários conheçam as técnicas de redação publicitária que se encaixem com o que o público deseja ler, e que os faz querer ler! Portanto, o propósito deste trabalho é analisar os conceitos de autores especialistas em marketing de conteúdo e redação publicitária, dando enfoque para explorar as técnicas de copywriting e storytelling. Outro recurso utilizado como metodologia para esta investigação é o uso de pesquisas empíricas de imagens que ilustrem as descobertas realizadas. Objetiva-se também, após a revisão bibliográfica, propor um modelo de aplicação prática que facilite a criação de textos que sejam atrativos , "aderentes" e que também sejam eficientes para cumprir com os objetivos de comunicação das marcas. Por fim, este trabalho permitiu compreender que contar uma história (storytelling) que envolva o público é primordial para gerar identificação e criar laços entre público e anunciante. E que isso, quando aliado ao uso das palavras corretas (copywriting) pode se tornar uma ferramenta de texto voltado ao marketing de conteúdo. |
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As mudanças comportamentais que surgiram com a evolução tecnológica exigem que a comunicação de marcas seja reinventada. Hoje, com a disponibilidade e facilidade de informação, a audiência não se contenta mais com a publicidade invasiva tradicional. Manter um relacionamento com o público-alvo é essencial para as marcas que desejam se tornar referência na mente dos consumidores. Uma maneira de fazer isso é oferecendo ao público conteúdos que sejam relevantes, que demonstrem o verdadeiro propósitos das marcas. Nesse cenário, o texto publicitário pode ser um poderoso aliado para estabelecer boas ligações entre emissores e receptores. E, para escrever um bom texto, é preciso que os redatores publicitários conheçam as técnicas de redação publicitária que se encaixem com o que o público deseja ler, e que os faz querer ler! Portanto, o propósito deste trabalho é analisar os conceitos de autores especialistas em marketing de conteúdo e redação publicitária, dando enfoque para explorar as técnicas de copywriting e storytelling. Outro recurso utilizado como metodologia para esta investigação é o uso de pesquisas empíricas de imagens que ilustrem as descobertas realizadas. Objetiva-se também, após a revisão bibliográfica, propor um modelo de aplicação prática que facilite a criação de textos que sejam atrativos , "aderentes" e que também sejam eficientes para cumprir com os objetivos de comunicação das marcas. Por fim, este trabalho permitiu compreender que contar uma história (storytelling) que envolva o público é primordial para gerar identificação e criar laços entre público e anunciante. E que isso, quando aliado ao uso das palavras corretas (copywriting) pode se tornar uma ferramenta de texto voltado ao marketing de conteúdo. |
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