Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos. |
id |
UNIJ_c4052efd5b3780876ca655016a1bb552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6100 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo2019-08-0620182019-08-07T00:13:13Z2019-08-07T00:13:13ZEsta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos.205 f.Educação nas CiênciasCurrículoFormação DocenteSaberes DocentesConhecimento Pedagógico de ConteúdoConhecimento Tecnológico de Conteúdohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100DMD_hdl_123456789/6100Traesel, Neide Marleneporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeide%20Marlene%20Traesel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6100/1/Neide%20Marlene%20Traesel.pdfapplication/pdf2209415http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6100/1/Neide%20Marlene%20Traesel.pdf4d12682103da4f2f1d31e6a105f98a9eMD5123456789_6100_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
title |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
spellingShingle |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo Traesel, Neide Marlene Educação nas Ciências Currículo Formação Docente Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Conhecimento Tecnológico de Conteúdo |
title_short |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
title_full |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
title_fullStr |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
title_full_unstemmed |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
title_sort |
Mudanças e continuidades de concepções sobre o ensino interdisciplinar em ciências e o uso de TIC no ensino médio: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo |
author |
Traesel, Neide Marlene |
author_facet |
Traesel, Neide Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Traesel, Neide Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação nas Ciências Currículo Formação Docente Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Conhecimento Tecnológico de Conteúdo |
topic |
Educação nas Ciências Currículo Formação Docente Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Conhecimento Tecnológico de Conteúdo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos. 205 f. |
description |
Esta pesquisa aborda as mudanças e continuidades de concepções de professoras de Ensino Médio sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC. O trabalho investigou e analisou os saberes mobilizados pelas docentes durante o planejamento de propostas pedagógica Interdisciplinares na área para o Ensino Médio. Os caminhos percorridos foram orientados pelos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, na modalidade de Pesquisa-ação Colaborativa (CARR; KEMMIS, 1988; OLIVEIRA, 2012). Teve por objetivo reconstruir o currículo, com uso das TIC, e planejar de forma colaborativa, com as professoras participantes da pesquisa, uma unidade didática para o Ensino na área de Ciências da Natureza do 1º ano de forma interdisciplinar. Do ponto de vista do objetivo de conhecimento, o estudo propôs analisar as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC pelas professoras de Ensino Médio. A investigação empírica teve como lócus uma escola pública estadual do Noroeste do Estado do RS, em que participaram do estudo quatro professoras. O corpus empírico da pesquisa foi constituído de: entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas, anotações do diário de campo, gravações e transcrições dos diálogos estabelecidos nas reuniões de estudo, e das produções textuais apresentadas pelas professoras como exercícios derivados das atividades do grupo. Para a análise do corpus empírico, seguiram-se as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Dessa forma, primeiro identificamos as categorias referidas a três temas (a) o Ensino Interdisciplinar de Ciências; (b) o uso da TIC em sala de aula; (c) as possibilidades de usar a TIC para o Ensino Interdisciplinar das Ciências, as mudanças e continuidades de concepções sobre o Ensino Interdisciplinar em Ciências e o uso de TIC: O “antes” e o “depois” das reuniões de estudo de cada uma das docentes. Na sequência, buscou-se identificar as diferenças e semelhanças no processo antes-depois das docentes. O aporte teórico sustentou-se em Japiassu (1976), Fazenda (2013; 2014), que tratam do Ensino Interdisciplinar. Em relação ao uso das TIC, os pressupostos de Jonassen (2000), Coll e Monereo (2010) e Marques (2003) subsidiaram as reflexões. Para a análise acerca do TPACK, os principais autores foram Mishra e Koehler (2006; 2008; 2009). Os resultados apontam que, de modo geral, as professoras estão cientes da importância do Ensino Interdisciplinar na perspectiva de inclusão ao mundo tecnológico e digital e desenvolvimento social dos professores e alunos, bem como da incorporação das TIC ao trabalho docente nesse contexto. E de que, apesar das dificuldades e barreiras enfrentadas, ainda assim, entendem que há possibilidade de superação do ensino fragmentado e da implementação das TIC com vistas à aprendizagem dos conhecimentos escolares por parte dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-08-07T00:13:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-07T00:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100 DMD_hdl_123456789/6100 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641618430906859520 |