Universidade e marketing: conflitos de uma relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Cláudia Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4967
Resumo: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e tem como tema central a universidade. Caracteriza-se por metodologia qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, em que expressa como foco central a relação que se estabelece entre a universidade e a ferramenta de gestão marketing. Para tanto, apresenta as concepções acerca da universidade, de sua origem, passando pelo período medieval e moderno, detendo-se na apresentação dos modelos francês, alemão e americano, analisando suas principais referências, seus direcionamentos e objetivos com vistas à caracterização do ideal de universalidade em cada proposição. Na sequência faz-se um resgate histórico das concepções do marketing, bem como do estabelecimento do cenário mercadológico em que estão inseridas as universidades, caracterizando o cenário de disputa, definindo, também, o conceito de estratégia, fundamental no âmbito do marketing. Assim, a investigação dá-se no intuito do esclarecimento e da análise de estratégias de marketing em Universidades, com foco na relação com a universidade e com o aluno como “outro pedagógico”, configurando cenários de disputas em que emergem conflitos entre o marketing e a universidade na promoção das ações educacionais. Neste espaço clarifica-se a relação viável entre a universidade e o marketing.
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