Universidade e marketing: conflitos de uma relação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4967 |
Resumo: | Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e tem como tema central a universidade. Caracteriza-se por metodologia qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, em que expressa como foco central a relação que se estabelece entre a universidade e a ferramenta de gestão marketing. Para tanto, apresenta as concepções acerca da universidade, de sua origem, passando pelo período medieval e moderno, detendo-se na apresentação dos modelos francês, alemão e americano, analisando suas principais referências, seus direcionamentos e objetivos com vistas à caracterização do ideal de universalidade em cada proposição. Na sequência faz-se um resgate histórico das concepções do marketing, bem como do estabelecimento do cenário mercadológico em que estão inseridas as universidades, caracterizando o cenário de disputa, definindo, também, o conceito de estratégia, fundamental no âmbito do marketing. Assim, a investigação dá-se no intuito do esclarecimento e da análise de estratégias de marketing em Universidades, com foco na relação com a universidade e com o aluno como “outro pedagógico”, configurando cenários de disputas em que emergem conflitos entre o marketing e a universidade na promoção das ações educacionais. Neste espaço clarifica-se a relação viável entre a universidade e o marketing. |
id |
UNIJ_db6e10414772bf06e229cb261c7035f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4967 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade e marketing: conflitos de uma relação2018-05-0720142018-05-07T19:46:29Z2018-05-07T19:46:29ZEsta investigação insere-se na linha de pesquisa Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e tem como tema central a universidade. Caracteriza-se por metodologia qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, em que expressa como foco central a relação que se estabelece entre a universidade e a ferramenta de gestão marketing. Para tanto, apresenta as concepções acerca da universidade, de sua origem, passando pelo período medieval e moderno, detendo-se na apresentação dos modelos francês, alemão e americano, analisando suas principais referências, seus direcionamentos e objetivos com vistas à caracterização do ideal de universalidade em cada proposição. Na sequência faz-se um resgate histórico das concepções do marketing, bem como do estabelecimento do cenário mercadológico em que estão inseridas as universidades, caracterizando o cenário de disputa, definindo, também, o conceito de estratégia, fundamental no âmbito do marketing. Assim, a investigação dá-se no intuito do esclarecimento e da análise de estratégias de marketing em Universidades, com foco na relação com a universidade e com o aluno como “outro pedagógico”, configurando cenários de disputas em que emergem conflitos entre o marketing e a universidade na promoção das ações educacionais. Neste espaço clarifica-se a relação viável entre a universidade e o marketing.84 f.Ciências humanas.Educação.Universidade.Marketing.Mercado.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4967DMD_hdl_123456789/4967Scherer, Cláudia Guimarãesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCl%c3%a1udia%20Guimar%c3%a3es%20Scherer.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4967/1/Cl%c3%a1udia%20Guimar%c3%a3es%20Scherer.pdfapplication/pdf964908http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4967/1/Cl%c3%a1udia%20Guimar%c3%a3es%20Scherer.pdfffbf5ad821d8bb752140ae9f6550361dMD5123456789_4967_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
title |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
spellingShingle |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação Scherer, Cláudia Guimarães Ciências humanas. Educação. Universidade. Marketing. Mercado. |
title_short |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
title_full |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
title_fullStr |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
title_full_unstemmed |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
title_sort |
Universidade e marketing: conflitos de uma relação |
author |
Scherer, Cláudia Guimarães |
author_facet |
Scherer, Cláudia Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Cláudia Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Universidade. Marketing. Mercado. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Universidade. Marketing. Mercado. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e tem como tema central a universidade. Caracteriza-se por metodologia qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, em que expressa como foco central a relação que se estabelece entre a universidade e a ferramenta de gestão marketing. Para tanto, apresenta as concepções acerca da universidade, de sua origem, passando pelo período medieval e moderno, detendo-se na apresentação dos modelos francês, alemão e americano, analisando suas principais referências, seus direcionamentos e objetivos com vistas à caracterização do ideal de universalidade em cada proposição. Na sequência faz-se um resgate histórico das concepções do marketing, bem como do estabelecimento do cenário mercadológico em que estão inseridas as universidades, caracterizando o cenário de disputa, definindo, também, o conceito de estratégia, fundamental no âmbito do marketing. Assim, a investigação dá-se no intuito do esclarecimento e da análise de estratégias de marketing em Universidades, com foco na relação com a universidade e com o aluno como “outro pedagógico”, configurando cenários de disputas em que emergem conflitos entre o marketing e a universidade na promoção das ações educacionais. Neste espaço clarifica-se a relação viável entre a universidade e o marketing. 84 f. |
description |
Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e tem como tema central a universidade. Caracteriza-se por metodologia qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, em que expressa como foco central a relação que se estabelece entre a universidade e a ferramenta de gestão marketing. Para tanto, apresenta as concepções acerca da universidade, de sua origem, passando pelo período medieval e moderno, detendo-se na apresentação dos modelos francês, alemão e americano, analisando suas principais referências, seus direcionamentos e objetivos com vistas à caracterização do ideal de universalidade em cada proposição. Na sequência faz-se um resgate histórico das concepções do marketing, bem como do estabelecimento do cenário mercadológico em que estão inseridas as universidades, caracterizando o cenário de disputa, definindo, também, o conceito de estratégia, fundamental no âmbito do marketing. Assim, a investigação dá-se no intuito do esclarecimento e da análise de estratégias de marketing em Universidades, com foco na relação com a universidade e com o aluno como “outro pedagógico”, configurando cenários de disputas em que emergem conflitos entre o marketing e a universidade na promoção das ações educacionais. Neste espaço clarifica-se a relação viável entre a universidade e o marketing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2018-05-07T19:46:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-07T19:46:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4967 DMD_hdl_123456789/4967 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4967 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416637158850560 |