Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850 |
Resumo: | Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual. |
id |
UNIJ_eb60326495d338866537444f587033d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1850 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar2013-11-0420132013-11-04T18:43:48Z2013-11-04T18:43:48ZFoi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual.101 f.Prática profissionalFarmácia hospitalarSaberes profissionaisFazeres profissionaisInteração profissionalReflexãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850DMD_hdl_123456789/1850Karlinski, Marga Andréia Dal Caroboporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1850/1/Marga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfapplication/pdf701990http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1850/1/Marga%20Andr%c3%a9ia%20Dal%20Carobo%20Karlinski.pdfdca2e1f90c4e419bd293eb6c4052f13eMD5123456789_1850_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
title |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
spellingShingle |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo Prática profissional Farmácia hospitalar Saberes profissionais Fazeres profissionais Interação profissional Reflexão |
title_short |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
title_full |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
title_fullStr |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
title_full_unstemmed |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
title_sort |
Saberes e fazeres na interação de profissionais numa farmácia hospitalar |
author |
Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo |
author_facet |
Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karlinski, Marga Andréia Dal Carobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional Farmácia hospitalar Saberes profissionais Fazeres profissionais Interação profissional Reflexão |
topic |
Prática profissional Farmácia hospitalar Saberes profissionais Fazeres profissionais Interação profissional Reflexão |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual. 101 f. |
description |
Foi desenvolvida uma investigação que partiu da preocupação com a formação, com os saberes e as ações inerentes ao exercício da prática profissional. O olhar dirigido aos saberes e fazeres dos sujeitos que atuam na farmácia conduziu a uma atenção para interações dos farmacêuticos e auxiliares de farmácia na rotina de trabalho diário junto à uma instituição hospitalar. Para compreender como se movimentam saberes e ações na prática profissional, articuladamente com a produção de uma narrativa reflexiva sobre tal prática, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu observações no dia a dia da atuação, aplicação de questionário com seis sujeitos que atuam na farmácia e realização de entrevista semiestruturada. O instrumento de coleta de dados mencionava situações-problema do exercício profissional na área da saúde com questões que buscavam relacionar os casos citados com a prática de trabalho dos entrevistados, assim como na entrevista levantou-se alguns pontos pertinentes à prática e aos saberes. Leituras atenciosas das respostas permitiram a construção e análise de dados, com uso da ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva. Quatro categorias sobressaíram na análise das falas dos sujeitos de pesquisa – erro, atenção/cuidado, interação e reflexão/formação – que foram rearticuladas envolvendo a produção de dois metatextos com uma ampliação da discussão sobre as relações entre os saberes e os fazeres profissionais, à luz de literatura pertinente. Ao refletirem sobre as situações-problema os sujeitos puderam expressar e (re) elaborar saberes relacionados com vivências anteriores, podendo assim, melhorar as rotinas da prática pela reflexão com reconstrução de cada prática individual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-11-04T18:43:48Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-04T18:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850 DMD_hdl_123456789/1850 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1850 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413797854117888 |