Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501 |
Resumo: | O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua. |
id |
UNIJ_ee1d08de0b221825341b93cb9d070fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5501 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física2018-12-0520162018-12-05T17:04:47Z2018-12-05T17:04:47ZO professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua.49 f.Ciências da saúde.Educação física.Integração.Jogos cooperativos.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501DMD_hdl_123456789/5501Squinzani, Vanessaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanessa%20Squinzani.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5501/1/Vanessa%20Squinzani.pdfapplication/pdf786807http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5501/1/Vanessa%20Squinzani.pdfdf28cae9e44bbb00b558e94f8711b93aMD5123456789_5501_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
title |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
spellingShingle |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física Squinzani, Vanessa Ciências da saúde. Educação física. Integração. Jogos cooperativos. |
title_short |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
title_fullStr |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
title_sort |
Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física |
author |
Squinzani, Vanessa |
author_facet |
Squinzani, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Squinzani, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde. Educação física. Integração. Jogos cooperativos. |
topic |
Ciências da saúde. Educação física. Integração. Jogos cooperativos. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua. 49 f. |
description |
O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-12-05T17:04:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-05T17:04:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501 DMD_hdl_123456789/5501 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417105792630784 |