Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Squinzani, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501
Resumo: O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua.
id UNIJ_ee1d08de0b221825341b93cb9d070fa8
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5501
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física2018-12-0520162018-12-05T17:04:47Z2018-12-05T17:04:47ZO professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua.49 f.Ciências da saúde.Educação física.Integração.Jogos cooperativos.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501DMD_hdl_123456789/5501Squinzani, Vanessaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanessa%20Squinzani.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5501/1/Vanessa%20Squinzani.pdfapplication/pdf786807http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5501/1/Vanessa%20Squinzani.pdfdf28cae9e44bbb00b558e94f8711b93aMD5123456789_5501_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
title Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
spellingShingle Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
Squinzani, Vanessa
Ciências da saúde.
Educação física.
Integração.
Jogos cooperativos.
title_short Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
title_full Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
title_fullStr Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
title_full_unstemmed Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
title_sort Jogos cooperativos e a integração dos alunos durante as aulas de educação física
author Squinzani, Vanessa
author_facet Squinzani, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Squinzani, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Integração.
Jogos cooperativos.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Integração.
Jogos cooperativos.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua.
49 f.
description O professor de Educação Física deve ter como principal objetivo em suas aulas uma educação por inteiro, proporcionando conhecimento diretamente relacionado com a convivência social entre alunos, criando situações diferentes onde seja necessário pensar em estratégias que propiciem relações entre os indivíduos, aumentem suas condições de conhecer uns aos outros, aceitando mudanças e novas possibilidades, transformando-as em atitudes e valores. O presente estudo tem por foco identificar como os jogos cooperativos podem contribuir para a integração dos alunos nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram utilizados métodos de pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Os participantes deste estudo foram jovens do 2º ano do ensino médio, onde foi utilizada uma unidade didática cooperativa, dando ênfase como instrumentos de pesquisa as observações obtidas nas dez aulas realizadas na disciplina de Estágio III e os questionários realizados com os alunos e o professor. Nesta pesquisa concluiu-se que os jogos cooperativos possibilitaram a turma a ter uma integração maior nas atividades, desenvolvendo nos alunos uma forma diferente de jogar, onde todos participaram, explorando principalmente a convivência, inclusão, ajuda mútua.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-12-05T17:04:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T17:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501
DMD_hdl_123456789/5501
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5501
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105792630784