Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903 |
Resumo: | Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados. |
id |
UNILASALLE-2_4dd8a770d175a09038b02e1f447e69d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9903 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educaçãoPráticas curricularesPolíticas educacionaisEstudos curricularesEste artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/990310.18316/recc.v27i3.9903Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, RosangelaLeite, CarlindaVitelli, Ricardo Ferreira2023-01-31T13:59:26Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9903Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-01-31T13:59:26Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
title |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
spellingShingle |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação Fritsch, Rosangela Práticas curriculares Políticas educacionais Estudos curriculares |
title_short |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
title_full |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
title_fullStr |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
title_full_unstemmed |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
title_sort |
Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação |
author |
Fritsch, Rosangela |
author_facet |
Fritsch, Rosangela Leite, Carlinda Vitelli, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Carlinda Vitelli, Ricardo Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Rosangela Leite, Carlinda Vitelli, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas curriculares Políticas educacionais Estudos curriculares |
topic |
Práticas curriculares Políticas educacionais Estudos curriculares |
description |
Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903 10.18316/recc.v27i3.9903 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i3.9903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320095744000 |