A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffer, Natacha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/24
Resumo: As reflexões produzidas neste trabalho amparam-se na experiência da autora como docente de uma turma de progressão do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Enfoca a importância do brincar nos processos de aquisição da aprendizagem, evidenciando a alfabetização como uma das dimensões beneficiadas pelas atividades propostas que priorizaram a vivência do lúdico. O suporte teórico encontra na teoria de Henry Wallon eco para pensar sobre as experiências práticas vivenciadas. Assim, indica a valorização do lúdico na escola, bem como sua utilização pedagógica, como fatores que necessitam ser discutidos e compreendidos pelos educadores como forma de desencadear processos diferenciados para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. Palavras-chave: Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino FundamentalAbstract: The reflections developed in this paper give support to the author’s experience  as a teacher in class of the first cycle of elementary education at a public school in Porto Alegre. It focuses on the importance of play in the processes of learning acquisition, showing the dimensions of literacy as a benefit by the proposed activities that prioritized the experience of play. The theoretical basis lies in the theory of Henry Wallon to think about the practical experiences lived. It therefore indicates the appreciation of novelty at school, as well as its educational use, as factors that need to be discussed and understood by educators as a way to trigger different processes to stimulate children’s cognitive development.Keywords: Playing in education; Learning; Third cycle; Elementary School
id UNILASALLE-2_f3acd2c675a7452f97e19efbac96857f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/24
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagemBrincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino FundamentalAs reflexões produzidas neste trabalho amparam-se na experiência da autora como docente de uma turma de progressão do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Enfoca a importância do brincar nos processos de aquisição da aprendizagem, evidenciando a alfabetização como uma das dimensões beneficiadas pelas atividades propostas que priorizaram a vivência do lúdico. O suporte teórico encontra na teoria de Henry Wallon eco para pensar sobre as experiências práticas vivenciadas. Assim, indica a valorização do lúdico na escola, bem como sua utilização pedagógica, como fatores que necessitam ser discutidos e compreendidos pelos educadores como forma de desencadear processos diferenciados para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. Palavras-chave: Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino FundamentalAbstract: The reflections developed in this paper give support to the author’s experience  as a teacher in class of the first cycle of elementary education at a public school in Porto Alegre. It focuses on the importance of play in the processes of learning acquisition, showing the dimensions of literacy as a benefit by the proposed activities that prioritized the experience of play. The theoretical basis lies in the theory of Henry Wallon to think about the practical experiences lived. It therefore indicates the appreciation of novelty at school, as well as its educational use, as factors that need to be discussed and understood by educators as a way to trigger different processes to stimulate children’s cognitive development.Keywords: Playing in education; Learning; Third cycle; Elementary SchoolUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasScheffer, Natacha2011-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2410.18316/24Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 115-1252236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/24/33info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T19:22:24Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/24Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-08-04T19:22:24Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
title A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
spellingShingle A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
Scheffer, Natacha
Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino Fundamental
title_short A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
title_full A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
title_fullStr A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
title_full_unstemmed A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
title_sort A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
author Scheffer, Natacha
author_facet Scheffer, Natacha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffer, Natacha
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino Fundamental
topic Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino Fundamental
description As reflexões produzidas neste trabalho amparam-se na experiência da autora como docente de uma turma de progressão do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Enfoca a importância do brincar nos processos de aquisição da aprendizagem, evidenciando a alfabetização como uma das dimensões beneficiadas pelas atividades propostas que priorizaram a vivência do lúdico. O suporte teórico encontra na teoria de Henry Wallon eco para pensar sobre as experiências práticas vivenciadas. Assim, indica a valorização do lúdico na escola, bem como sua utilização pedagógica, como fatores que necessitam ser discutidos e compreendidos pelos educadores como forma de desencadear processos diferenciados para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. Palavras-chave: Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino FundamentalAbstract: The reflections developed in this paper give support to the author’s experience  as a teacher in class of the first cycle of elementary education at a public school in Porto Alegre. It focuses on the importance of play in the processes of learning acquisition, showing the dimensions of literacy as a benefit by the proposed activities that prioritized the experience of play. The theoretical basis lies in the theory of Henry Wallon to think about the practical experiences lived. It therefore indicates the appreciation of novelty at school, as well as its educational use, as factors that need to be discussed and understood by educators as a way to trigger different processes to stimulate children’s cognitive development.Keywords: Playing in education; Learning; Third cycle; Elementary School
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/24
10.18316/24
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/24
identifier_str_mv 10.18316/24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/24/33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 115-125
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870323761152