Diálogo na Política e na Educação Republicana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193 |
Resumo: | As considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue. |
id |
UNILASALLE-5_5408d223a0c7b590e3d45099ecf8c195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/193 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogo na Política e na Educação RepublicanaEducação;República; Linguagem; Educação; DiálogoAs considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasGarcia, Claudio BoeiraFensterseifer, Paulo Evaldo2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/19310.18316/193Diálogo; n. 19 (2011); p. 13-362238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193/207info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:42Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/193Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:42Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
title |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
spellingShingle |
Diálogo na Política e na Educação Republicana Garcia, Claudio Boeira Educação; República; Linguagem; Educação; Diálogo |
title_short |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
title_full |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
title_fullStr |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
title_full_unstemmed |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
title_sort |
Diálogo na Política e na Educação Republicana |
author |
Garcia, Claudio Boeira |
author_facet |
Garcia, Claudio Boeira Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Claudio Boeira Fensterseifer, Paulo Evaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; República; Linguagem; Educação; Diálogo |
topic |
Educação; República; Linguagem; Educação; Diálogo |
description |
As considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193 10.18316/193 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193 |
identifier_str_mv |
10.18316/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 19 (2011); p. 13-36 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165933240418304 |