Diálogo na Política e na Educação Republicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Claudio Boeira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fensterseifer, Paulo Evaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193
Resumo: As considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue.
id UNILASALLE-5_5408d223a0c7b590e3d45099ecf8c195
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/193
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Diálogo na Política e na Educação RepublicanaEducação;República; Linguagem; Educação; DiálogoAs considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasGarcia, Claudio BoeiraFensterseifer, Paulo Evaldo2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/19310.18316/193Diálogo; n. 19 (2011); p. 13-362238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193/207info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:42Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/193Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:42Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Diálogo na Política e na Educação Republicana
title Diálogo na Política e na Educação Republicana
spellingShingle Diálogo na Política e na Educação Republicana
Garcia, Claudio Boeira
Educação;
República; Linguagem; Educação; Diálogo
title_short Diálogo na Política e na Educação Republicana
title_full Diálogo na Política e na Educação Republicana
title_fullStr Diálogo na Política e na Educação Republicana
title_full_unstemmed Diálogo na Política e na Educação Republicana
title_sort Diálogo na Política e na Educação Republicana
author Garcia, Claudio Boeira
author_facet Garcia, Claudio Boeira
Fensterseifer, Paulo Evaldo
author_role author
author2 Fensterseifer, Paulo Evaldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Claudio Boeira
Fensterseifer, Paulo Evaldo
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
República; Linguagem; Educação; Diálogo
topic Educação;
República; Linguagem; Educação; Diálogo
description As considerações sobre a linguagem que enfatizam seus aspectos instrumentais sempre ocuparam um lugar de destaque nas meditações sobre a condição humana. Este texto propõe-se a considerá-la sob a perspectiva da experiência intersubjetiva do diálogo. Perspectiva que nos permite acentuar e afinar diferentes focos de consideração da condição humana, sobretudo os dos espaços que viabilizam a vida política e as instituições e atividades educacionais expandidas e consolidadas universalmente, desde os tempos modernos. Reflexões filosóficas atuais dedicadas à política e à educação têm distinguido esses planos, sem descuidar de apontar o lugar central que o diálogo nele ocupa. Esse entendimento, entre outros, assumido pela hermenêutica filosófica de Gadamer, nos oferece sugestões fecundas para repensar o tema do diálogo no que respeita às atividades educacionais. Palavras-chave: República; Linguagem; Educação; Diálogo. Abstract Considerations about language which emphasize its instrumental aspects have always been put in a prominent place among the reflections about human condition. This text aims at considering language under the perspective of the intersubjective experience of dialog. This perspective allows us to intensify and tune different focuses on the human condition, especially the ones related to political life and institutions and educational activities universally spread and consolidated since modern times. Current philosophical reflections dedicated to politics and education have distinguished these domains, never forgetting to point the central role that dialog plays on them. This understanding, among others, taken by Gadamer’s hermeneutical philosophy, offers us valuable suggestions to re-think the theme of dialog in relation to educational activities. Keywords: Republic; Language; Education; Dialogue.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193
10.18316/193
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193
identifier_str_mv 10.18316/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/193/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 19 (2011); p. 13-36
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165933240418304