Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramirez, Allison
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6424
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais.
id UNIL_999aa511697ef146c1d0efc3f069c6c2
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6424
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglêsunidade; didática; letramento; digital; gamificaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais.A proposta apresentada neste trabalho é uma unidade didática, destinada para docentes de inglês como língua adicional, onde o objetivo principal é analisar o material didático, reutilizável a partir da filosofia de Recursos Educativos Abertos (REA), com base em pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como alicerce teórico autores que se ocupam em explanar sobre a criação de materiais didáticos, o letramento digital e a gamificação, com foco no ensino de línguas. Assim, essa pesquisa aplicada baseia-se em um estudo de caso desta unidade didática, que foi inspirada em um trabalho apresentado na disciplina: “Seleção de Materiais e Estratégias no Ensino de Línguas Adicionais”, do curso de especialização. Visando atender o objetivo principal irei analisar e descrever qualitativamente a unidade elaborada, devido seu caráter subjetivo. Assim, pretende-se que professores sejam inspirados positivamente a adaptarem e utilizarem REA, além de introduzirem noções sobre o letramento digital em suas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de línguas adicionais.OrientaçãoRamirez, Allison2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:31Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6424Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:31Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês

title Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
spellingShingle Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
Ramirez, Allison
unidade; didática; letramento; digital; gamificação
title_short Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
title_full Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
title_fullStr Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
title_full_unstemmed Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
title_sort Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
author Ramirez, Allison
author_facet Ramirez, Allison
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramirez, Allison
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv unidade; didática; letramento; digital; gamificação
topic unidade; didática; letramento; digital; gamificação
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6424
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249922367488