O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Edson Carpes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dors, Jussára Capellari
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_a1cf985f524d288513fe1d54c2b09efe
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3726
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxisPrática docentePráxis pedagógicaAlfabetizaçãoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoConsiderando a necessidade de debates constantes que tenham como foco o processo educativo e a prática docente, elaborou-se o presente estudo abrangendo a comunidade de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental do município de Bento Gonçalves e os acadêmicos do Curso de Pedagogia do IFRS – Campus Bento Gonçalves, num processo de permanente reflexão sobre a práxis pedagógica. Diante disso, o objetivo central deste estudo visa entrelaçar a qualificação do processo de formação inicial docente com a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o processo de alfabetização dos estudantes participantes. Nesse sentido, esta ação inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão num sentindo de interlocução com o fazer pedagógico, consolidando o ato educativo como momento processual, propiciando a práxis pedagógica. Sendo assim, são realizadas atividades planejadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia as quais são aplicadas com estudantes de escolas públicas que estejam matriculados no 3o ano do Ensino Fundamental e que apresentem dificuldades no processo de alfabetização. Nossas intervenções tem ocorrido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Noely Clemente da Rosa, atendendo a 16 estudantes com idade entre 9 e 12 anos que participam, semanalmente de 6 horas de atividades dirigidas. Com isso, quer-se auxiliar na redução da taxa de retenção escolar no 3o ano e proporcionar aos acadêmicos uma reflexão profunda sobre a importância da prática pedagógica. Os resultados têm oportunizado aos acadêmicos identificarem-se como sujeitos ativos de sua própria formação, aperfeiçoando suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral da criançaProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Edson CarpesDors, Jussára Capellarireponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:52:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3726Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:52:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
title O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
spellingShingle O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
Camargo, Edson Carpes
Prática docente
Práxis pedagógica
Alfabetização
title_short O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
title_full O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
title_fullStr O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
title_full_unstemmed O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
title_sort O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
author Camargo, Edson Carpes
author_facet Camargo, Edson Carpes
Dors, Jussára Capellari
author_role author
author2 Dors, Jussára Capellari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Edson Carpes
Dors, Jussára Capellari
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Práxis pedagógica
Alfabetização
topic Prática docente
Práxis pedagógica
Alfabetização
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285270110601216