O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_a1cf985f524d288513fe1d54c2b09efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3726 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxisPrática docentePráxis pedagógicaAlfabetizaçãoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoConsiderando a necessidade de debates constantes que tenham como foco o processo educativo e a prática docente, elaborou-se o presente estudo abrangendo a comunidade de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental do município de Bento Gonçalves e os acadêmicos do Curso de Pedagogia do IFRS – Campus Bento Gonçalves, num processo de permanente reflexão sobre a práxis pedagógica. Diante disso, o objetivo central deste estudo visa entrelaçar a qualificação do processo de formação inicial docente com a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o processo de alfabetização dos estudantes participantes. Nesse sentido, esta ação inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão num sentindo de interlocução com o fazer pedagógico, consolidando o ato educativo como momento processual, propiciando a práxis pedagógica. Sendo assim, são realizadas atividades planejadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia as quais são aplicadas com estudantes de escolas públicas que estejam matriculados no 3o ano do Ensino Fundamental e que apresentem dificuldades no processo de alfabetização. Nossas intervenções tem ocorrido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Noely Clemente da Rosa, atendendo a 16 estudantes com idade entre 9 e 12 anos que participam, semanalmente de 6 horas de atividades dirigidas. Com isso, quer-se auxiliar na redução da taxa de retenção escolar no 3o ano e proporcionar aos acadêmicos uma reflexão profunda sobre a importância da prática pedagógica. Os resultados têm oportunizado aos acadêmicos identificarem-se como sujeitos ativos de sua própria formação, aperfeiçoando suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral da criançaProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Edson CarpesDors, Jussára Capellarireponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:52:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3726Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:52:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
title |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
spellingShingle |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis Camargo, Edson Carpes Prática docente Práxis pedagógica Alfabetização |
title_short |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
title_full |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
title_fullStr |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
title_full_unstemmed |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
title_sort |
O processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxis |
author |
Camargo, Edson Carpes |
author_facet |
Camargo, Edson Carpes Dors, Jussára Capellari |
author_role |
author |
author2 |
Dors, Jussára Capellari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Edson Carpes Dors, Jussára Capellari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Práxis pedagógica Alfabetização |
topic |
Prática docente Práxis pedagógica Alfabetização |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285270110601216 |