O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Rodrigo P. da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cordeiro, Bharbara S.C. Brito, Nazário, Pablo H. E. N De Paiva, Jungler, Raul R. J. De Lima
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_c10dd0f7c9564eb8340e5af5b14a38d2
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3080
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14Educação - ensino de químicaJogos educativosDeficiente visual - inclusãoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o deficiente visual. A tabela FD14 ® apresenta uma proposta onde o aluno, poderá coletar todas as informações contidas em uma tabela periódica em formato de jogo, sendo a mesma, o principal instrumento na aprendizagem da química. O modelo de ferramenta proposto foi utilizado por um aluno do 1o ano do Ensino Médio de 15 anos, deficiente visual desde seu nascimento e inserido no Ensino Médio regular no Col. Est. Eurídes Brandão. Para êxito da proposta, “João” conseguiu identificar sem qualquer tipo de auxílio todas as informações que um aluno visual teria acesso, num processo realmente inclusivoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Rodrigo P. da SilvaCordeiro, Bharbara S.C. BritoNazário, Pablo H. E. N De PaivaJungler, Raul R. J. De Limareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3080Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
title O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
spellingShingle O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
Pedroso, Rodrigo P. da Silva
Educação - ensino de química
Jogos educativos
Deficiente visual - inclusão
title_short O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
title_full O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
title_fullStr O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
title_full_unstemmed O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
title_sort O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
author Pedroso, Rodrigo P. da Silva
author_facet Pedroso, Rodrigo P. da Silva
Cordeiro, Bharbara S.C. Brito
Nazário, Pablo H. E. N De Paiva
Jungler, Raul R. J. De Lima
author_role author
author2 Cordeiro, Bharbara S.C. Brito
Nazário, Pablo H. E. N De Paiva
Jungler, Raul R. J. De Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Rodrigo P. da Silva
Cordeiro, Bharbara S.C. Brito
Nazário, Pablo H. E. N De Paiva
Jungler, Raul R. J. De Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino de química
Jogos educativos
Deficiente visual - inclusão
topic Educação - ensino de química
Jogos educativos
Deficiente visual - inclusão
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285259591286784