Formação na fronteira: uso significativo das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vanessa Mattoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues, Cordenonzi, Walkiria Helena
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3741
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_d25b53c63fe6ecc6e2bf3bb39a49904b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3741
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação na fronteira: uso significativo das TICFormação - docênciaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da educação a partir da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cotidiano das escolas públicas, através de cursos de formação continuada e organização de um evento (EBITE – Encontro Binacional de TIC na Educação) promovendo a troca de experiências, em parceria com instituições públicas dos dois países, tendo como público-alvo docentes e alunos de formação docente da fronteira. O objetivo deste é dar seguimento as ações iniciadas, no então, projeto: “Formação Docente na Fronteira: Uso significativo das TIC”. A edição atual amplia as edições anteriores, 2014 e 2015, ofertando oficinas para os estudantes, tornando o aluno um agente ativo do processo de formação. As ações se darão através de palestras e oficinas de formação continuada, organizadas em parceria entre IFSul e instituições de ensino da nossa fronteira, visando construir novas práticas de ensino na área de TIC. O projeto encontra-se em fase inicial, neste momento alguns cursos já estão em andamento como o de Português e Matemática para o 9o ano do ensino fundamental. Nas edições anteriores os resultados foram muitos satisfatórios, mais de 300 pessoas participaram de alguma fase das formações e acredita-se que este ano se repliqueProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Vanessa MattosoDuarte, Larissa Francielle Martinez RodriguesCordenonzi, Walkiria Helenareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:48:43Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3741Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:48:43Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação na fronteira: uso significativo das TIC
title Formação na fronteira: uso significativo das TIC
spellingShingle Formação na fronteira: uso significativo das TIC
Cardoso, Vanessa Mattoso
Formação - docência
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
title_short Formação na fronteira: uso significativo das TIC
title_full Formação na fronteira: uso significativo das TIC
title_fullStr Formação na fronteira: uso significativo das TIC
title_full_unstemmed Formação na fronteira: uso significativo das TIC
title_sort Formação na fronteira: uso significativo das TIC
author Cardoso, Vanessa Mattoso
author_facet Cardoso, Vanessa Mattoso
Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues
Cordenonzi, Walkiria Helena
author_role author
author2 Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues
Cordenonzi, Walkiria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Vanessa Mattoso
Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues
Cordenonzi, Walkiria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação - docência
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
topic Formação - docência
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3741
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285240056315904